já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

segunda-feira, 8 de março de 2010

Simulação de sismo no Algarve

q. lago, v. lobo, vilamoura e quarteira alagadas
Em nota oficiosa, a Câmara de Loulé, deu conta que foram alcançados os objectivos através das actividades que o Serviço de Protecção Civil desenvolveu, entre 1 e 6 de Março, com o objectivo de sensibilização para esta temática.

Salienta-se nessa nota que “um dos momentos altos deste programa foi a apresentação do simulador de risco sísmico e tsunami no Algar-ve e a apresentação da palestra «A Missão Portuguesa no Haiti» por Elísio Oliveira, duas iniciativas que tiveram lugar no dia 4” (sic).

O referido simulador, que foi há semanas apresentado publicamen-te, permite ter um conhecimento mais profundo do risco sísmico e de tsunami na região, permitindo prever os danos humanos e materiais.

Numa simulação de um sismo na região algarvia, com uma magnitude de 7.0 na escala de Richter, com o epicentro a 86,8km WSW de Faro, seguido de tsunami, numa manhã de Agosto, “vários pontos do Algarve ficariam devastados, sobretudo na zona do Barlavento, em que Portimão seria a localidade mais afectada. No caso do Concelho de Loulé, Vilamoura, Quarteira, Vale do Lobo e Quinta do Lago ficariam completamente alagadas”.

2 comentários:

CR60 disse...

Náo vejo onde está a novidade neste estudo,mesmo sem tsunamy o litoral algarvio está a ficar debaixo de água.

Anselmo Raposo disse...

Vivo em Quarteira há muitos anos tenho recolhido, e, em meu poder algumas peças oriundas do tsunami 1755 só que como Quarteira é uma terra com gente dum pensar xenófego com um pensamento racista perante os que não são de cá não dão importância a nada do que não é de cá.
O termo em uso é, sou filho de Quarteira o quer dizer que os outros são filhos da puta. Caracter e inteligência diferente a intenção é desvalorizar todos os que não são filhos da terra.
É claro que vai haver um sismo dentro de pouco tempo dias semanas meses ou anos mas vai haver mesmo. Estamos na linha da placa tectónica e a magnitude 6.1 de Dezembro com 3.9 de á 3 dias não me deixa sossegado porque sei que vai acontecer um outro maior com escala acima dos 8.0 com epicentro a 9.4 D. de Quarteira seguida de 3 ondas gigantes que irão ser catastróficas para Quarteira não deixando pedra sobre pedra em toda a zona litoral dos concelhos do Algarve.

Anselmo Raposo