já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Continente em Loulé, sim

pingo doce em quarteira, não. porquê?
Imagem: composição de Galiós
No próximo dia 21, vai ser inaugurada em Loulé a quarta loja Continente no Algarve, com uma área de loja de 4,5 mil metros quadrados, num investimento de 12 milhões de euros. A nova loja pretende abranger 60 mil clientes, tem parque de estacionamento gratuito com 168 lugares cobertos e 96 descobertos e poderá criar até 200 postos de trabalho.

Em Loulé já havia o Modelo, outra loja do grupo de Belmiro de Azevedo, para além das lojas Minipreço, Pingo Doce (2) e Lidl.

Em Quarteira e segundo a respectiva acta da reunião de Câmara, o executivo autárquico indeferiu a pretensão de localização relativa a um estabelecimento de comércio a retalho alimentar e misto “Pingo Doce” sito no Semino.

Diz-se na acta que “A Câmara deliberou, por unanimidade e em minuta, dar parecer desfavorável, nos termos e condições referidas na informação técnica do Departamento de Administração do Território” . O comum dos mortais não fica a saber quais são esses termos e condições…

Mas, a fazer fé na declaração de voto dos vereadores do PS constante da mesma acta, isso se terá ficado a dever porque “estas áreas comerciais trazem como consequências mais prejuízos que benefícios, quer no plano económico quer ainda no plano social”.

O executivo autárquico devia explicar melhor… então o que é verdade em Quarteira, deixa de ter validade quando se trata de Loulé?
..

20 comentários:

Anónimo disse...

Se o modelo for "dos bons" pode ser que deixe de ir ao Fórum Algarve e à Guia...

Anónimo disse...

Meu caro amigo... As equipes de gestores deste tipo de superfícies comerciais raramente se enganam. E se vai abrir mais um supermercado na cidade, é porque os estudos estão feitos e a população residente e/ou em actividade na zona envolvente suportam mais um estabelecimento destes.

Anónimo disse...

Eu tenho bastante pena de, ao ler textos de gente inteligente e com sentido crítico, ver que o medo impera. Isto é, o medo de dar a cara por aquilo que pensa e opina. Sei que muitos querem guardar alguma segurança laboral no seu anonimato, mas será que são todos assim? Ao escondermo-nos detrás do comentário anónimo fazemos com que este ambiente tenha mais força do que o de facto actualmente tem.
Ninguém tem coragem de dizer, abertamente, por exemplo, se concorda ou discorda da criação das grandes superfícies. Ou porque não querem contrariar a CML, ou o presidente da Câmara, ou o seu próprio partido, ou porque têm receio de “ofender” o vizinho que tem uma lojinha na esquina, ou porque não quer magoara a mãe que gosta de ir passear ao fórum Algarve…
Os melhores cumprimentos

Anónimo disse...

tem toda a razão.Agora tb penso que a câmara devia de ter esses estudos para fundamentar as suas opiniões.Uma admiradora sua...Violante

Anónimo disse...

Creio que nesta fase de desenvolvimento da Cidade, não existe um choque entre o Comércio Tradicional e o Comércio das Grandes Superfícies, aquando da instalação de novas unidades. Pois já existe um fluxo de consumo que se reparte entre ambos, e quando uma delas se segmenta (caso do aparecimento de novas grandes lojas), vai produzir efeitos essencialmente no seu tipo de cliente, ou seja, o consumidor que actua nas grandes superfícies vai sim ser o mercado-alvo para as novas unidades a instalar. Enquanto que o consumidor fiel ao comércio tradicional (pois lhe reconhece vantagens que as grandes lojas não possuem), não é atraído pelas novas alternativas do mercado.

Anónimo disse...

Não é pedida a opinião mas aqui vai a minha:
Um erro colossal com uma justificação absolutamente descabida!
Mas razões para a existência de uma grande superfície comercial em Quarteira não faltam embora não caiba neste espaço de comentário, embora esteja plenamente aberto para debater, ou melhor, dialogar sobre o assunto.

Anónimo disse...

Na minha opinião esta decisão de não deixar instalar cá o Pingo Doce foi um erro de palmatória, porque foi uma cedencia ao comércio tradicional (?) que pouco ou nada contribui para o desenvolvimento da cidade: caro, péssimo atendimento e empregados mal pagos. As grandes superficies pelo menos iriam ajudar a resolver os problemas de desemprego da cidade, coisa que o comércio tradicional nem na próxima década consegue sequer atenuar.

Anónimo disse...

Acho que Quarteira como cidade que quer evoluir, precisa tambem de crescer a nivel economico, criando ao mesmo tempo novos postos de trabalho. Dando assim oportunidade de trabalho aos seus cidadaos,bem como uma maior escolha, de onde adquirir os seus bens de comsumo diario.
Chamo a atençao para todos aqueles que sao comntra, que nos Quarteirenses já nos habituamos a comprar nestes sitios,assim so deixaremos de ter que nos deslocar a Faro ou à Guia; deixando assim o nosso dinheiro na cidade, permitindo que se crie um ciclo ecnomico de desenvolvimento e capacidade de renovaçao por si proprio.

Anónimo disse...

defendendo essencialmente, a possibilidade de os estabelecimentos de venda ao público e de prestação de serviços, incluindo grandes superfícies comerciais e os localizados em centros comerciais, possam estar abertos entre as 06h00 e as 24h00 de todos os dias da semana.

Anónimo disse...

Já no ano de 2007, a Câmara de Loulé indeferiu pelas mesmas razões e por UNANIMIDADE, ou seja, com os votos tambem do Partido Socialista, um peddido para instalação na Cidade de Quarteira de uma grande superficie MODELO, com Loja Modalfa e Loja Worten!!!!!!!

Acordem Quarteirenses o pessoal de Loulé só quer saber de Quarteira para SACAR a BRUTAL receita em sede de IMT e IMI, e mais nada!!!!

Seja o Ps, seja o PSD, é tudo a mesma coisa.ESPIRITO COLONIALISTA!!

TOMEM COMO EXEMPLO a TROFA desde que há 10 anos passou a CONCELHO, o desenvolvimento que teve.
Até se dá ao LUXO de ter uma Equipa de Futebol na 1ª LIGA,o TROFENSE!!!

Visitem a TROFA e vejam com os vossos próprios OLHOS!!!!!

ACORDEM QUARTEIRENSES,LUTEM POR AQUILO QUE É VOSSO POR DIREITO!!

O Marafado de Quarteira

Anónimo disse...

Eu sou contra as grandes superficies. Contra por convicção!
Independentemente disso, creio que se ainda não chegou a Quarteira uma grande superficie foi porque os gestores dessas superficies não estão interessados em instalar-se em Quarteira. Se estivessem já cá a teriamos.

Anónimo disse...

Nao posso deixar de comentar sobre o novo continente de loule e sobre o raciocinio de certas pessoas.o a nova loja da sonae, vai empregar cerca de 200 pessoas é verdade. queixam-se que o comercio local perde em facturaçao e clientes. mas tambem nao dizem que esses mesmos lojistas nao dao nem querem dar empregos as pessoas. entao porque é que vao as lojas do forum e outras do genero?? se sao contra nao vao la fazer compras nem passear, limentem se a ficar no canto deles, que é o turismo local. bem hajam a todos.

Anónimo disse...

Como pequeno comerciante acho que só tenho a dizer que esta terra ajuda a engrandecer mais uma vez os bolsos de Belmiro de Azevedo. Parabéns Snr. Seruca. Você sabe quem deve ajudar.

Anónimo disse...

Continente ja temos. Não será hora de que venha um Jumbo e um Pão de Açúcar?
Já agora........ mais um menos um nao faz diferença

Anónimo disse...

TENHO CASA DE FÉRIAS EM QUARTEIRA E TENHO VERGONHA DESTA TERRA NÃO TEM NADA, NAM PINGO DOCE, NEM CONTINENTE, NEM MODELO NEM PÃO DE AÇUCAR, NADA.....SERÁ QUE LOULÉ É QUE É IMPORTANTE...E QUARTEIRA? NÃO EXISTE? QUE PRESIDENTE É ESTE?
QUER TUDO PERTO DELE....LOULÉ...
POR FAVOR QUARTEIRA ESTÁ ENORME E PRECISA URGENTEMENTE DE UMA SUPERFICIE GRANDE...

Anónimo disse...

SR PRESIDENTE DA CAMARA LOULÉ
VOU TODOS OS ANOS PASSAR FÉRIAS A QUARTEIRA, SOU DO PORTO E ACHO QUE É UMA VERGONHA EM QUARTEIRA NÃO EXISTIR UM SUPERMERCADO COMO DEVE DE SER (MODELO/ PINGO DOCE/ OU ATÉ CONTINENTE OU PÃO DE AÇUCAR)QUE RAIO DE CIDADE É ESTA? CIDADE FANTASMA? ONDE ESTÁ A EVOLUÇÃO?
NÃO ACHA QUE JÁ ESTÁ MAIS QUE NA ALTURA DE DAR ORDEM PARA ABRIR UMA SUPERFICIE GRANDE NESTA CIDADE? OU TEMOS QUE FAZER 12KM PARA FAZER AS COMPRAS OU ENTÃO SUJEITAR-NOS A COMPRAR NOS ALISUPER QUE TÊM PREÇOS DE ARREPIAR? PENSE NO POVO, QUE RAIO DE CIDADE É ESTA? ONDE ESTÁ A EVOLUÇÃO? DEVE SER A UNICA CIDADE ASSIM...SE ACHA QUE QUARTEIRA NÃO MERECE,ENTÃO VENHA MORAR AQUI...(QUARTEIRA)
POR FAVOR PONHA MÃOS Á OBRA E DÊ AUTORIZAÇÃO PARA TAL, PORQUE EM LOULÉ JÁ CHEGA DE SUPERMERCADOS...
OBRIGADO...

Anónimo disse...

QUARTEIRA EXIGE UMA SUPERFICIE GRANDE...
ONDE ESTAMOS?? QUE CIDADE É ESTA???
AS PESSOAS DE QUARTEIRA NÃO TÊM OS MESMOS DIREITOS DAS OUTRAS??
SERÁ QUE SE PODE CHAMAR CIDADE A ISTO??
PARA SE FAZER COMPRAS TEMOS QUE ANDAR DE CARRO + DE 20 KM...
EU ODEIO MORAR EM QUARTEIRA...
DEVE SER A ÚNICA CIDADE A NIVEL NACIONAL COM ESTAS CONDIÇÕES...
PRECISAMOS MESMO DE UM MODELO...OU OUTRO DENTRO DO MESMO GENERO...

Anónimo disse...

MORO EM QUARTEIA A 5 ANOS E NUNCA PENSEI QUE FOSSE O SR PRESIDENTE A NEGAR A ENTRADA DE UMA GRANDE SUPERFICIE PARA A NOSSA CIDADE(QUARTEIRA) ENTÃO SR PRESIDENTE NÃO QUER QUARTEIRA EVOLUIDA??OU SERÁ QUE QUARTEIRA NÃO PERTENCE AO MAPA DE PORTUGAL??
TEMOS QUE COMPRAR TUDO MAIS QUE CARO NESTA PODRE E RUDE CIDADE.
SERÁ QUE O SR TAMBÉM FAZ AQUI AS SUAS COMPRAS?
TEMOS QUE TER CARRO PARA FAZER AS COMPRAS. E QUEM NÃO TEM?????
TEM QUE PAGAR O DOBRO PELOS MESMOS ARTIGOS NOS ALISUPER,POIS NESTES É TUDO MAIS CARO...
PRECISAMOS MESMO URGENTE E RÁPIDO DE UMA SUPERFICIE GRANDE...

Anónimo disse...

ATENÇÃO QUARTEIRA(SR PRESIDENTE)
ONDE ESTÁ A EVOLUÇÃO NESTA TERRA ?
ACHA QUE AINDA NÃO ESTA NA HORA DE DAR ABERTURA A UM CONTINENTE EN QUARTEIRA??ACHA QUE QUARTEIRA É INFERIOR??
VIVA LISBOA...
ADORO VIVER EM LISBOA TEMOS TUDO FUI PASSAR FÉRIAS A QUARTEIRA NUNCA TINHA IDO E ODIEI...
QUANDO ME DISSERAM QUE O SR PRESIDENTE NÃO DEIXAVA ABRIR NENHUMA SUPERFICIE GRANDE EM QUARTEIRA...DESIDULI-ME...
CHAMAR CIDADE A ESTA TERRA...
E A EVOLUÇÃO?? ONDE ESTÁ?? NAS MINIS MERCEARIAS...COM PREÇOS A DOBRAR E NÃO TEREM NADA...
VIVA LISBOA...OU PARA PASSAR FÉRIAS PREFIRO ALBUFEIRA, PELO MENOS É MAIS EVOLUIDA...QUARTEIRA NUNCA MAIS...

Anónimo disse...

Sr Presidente de Loulé
o Sr é PSD e PSD quer evolução, não paragem...
é o caso da pobre cidade de Quarteira que não tem nada..., nem uma superficie grande que já a mercia à bastante tempo.E PORQUE NÃO TEM??
o sr acha que esta cidade é inferior?? ou não tem categoria para tal?? pense bem e força precisamos de uma grande superficie em Quarteira, Loulé já tem muitas...