já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Cozinha para crianças em Loulé

nas outras freguesias... não falam francês
Imagem: A foto do «mercado» de Quarteira, onde se fala português e até calão
Em informação da Câmara ficámos a saber que entre 21 e 24 de Dezembro, durante a manhã, haverá, no mercado municipal de Loulé uma iniciativa chamada “Cozinha gourmet para crianças”, conduzida por um “chef”.

A iniciativa destina-se a crianças entre os 8 e os 12 anos, e, segundo essa nota, “tem em vista incutir nesta faixa etária o gosto pela cozinha e por uma alimentação saudável baseada nos produtos tradicionais e, simultaneamente, dar a conhecer o Mercado Municipal de Loulé”.

Em Quarteira não há dessas iniciativas. Sabem porquê? Por duas razões. A primeira é porque cá falamos português e não usamos pretensiosismos saloios como a palavra «gourmet» (*).

A segunda é mais prosaica: é que não temos mercado para dar a conhecer às crianças!

(*) A minha Pátria é a Língua Portuguesa (Fernando Pessoa).

4 comentários:

Anónimo disse...

A nossa praça é terceiro-mundista não é digna de mostrar a crianças tenham vergonha senhores autarcas de Quarteira vocês querem é governar-se e não governar-nos.

Anónimo disse...

só para chamar à atenção do Sr. Lourenço Anes, que a utilização da expressão do poeta Fernando Pessoa, deturpa o seu verdadeiro sentido, porque parece que o poeta, numa atitude nacionalista, não era cosmopolitano, aberto a outras culturas e outras línguas... mas, enfim, é o que temos!!

Lourenço Anes disse...

Posso acusar o toque do anónimo. Simplesmente, entendo que é às entidades oficiais a quem mais compete a defesa da língua.
Ou não temos palavras para substituir?
Também recordo que até há legislação sobre o assunto... a que ninguém liga, infelizmente.
Cumprimentos.
L.A.

Anónimo disse...

Essa do mercado está muito boa Queria ver isso a fazer-se no mercado do peixe de Quarteira aí é que era giro mas as crianças iam perceber que os que governam se estão a lixar para os pequenos e nós enm Quarteira ainda somo muito pequenos aos olhos dos montanheiros.