já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

domingo, 20 de dezembro de 2009

Discussão do Plano N-NE de Quarteira

bloco de esquerda já deu o seu contributo
Com o pedido de divulgação, enviou-nos o Bloco de Esquerda/Loulé, via e-mail e através do deputado municipal Carlos Martins, um docu-mento em que se analisa o Plano de Urbanização de Quarteira Norte-Nordeste, oferecendo assim, o seu contributo para a sua discussão pública.

Pela sua extensão, é óbvio que não poderemos transcrever o docu-mento na íntegra. Também é certo que, apesar de concordarmos com os seus aspectos essenciais e gerais, o não subscreveríamos tal como se apresenta «na integra». Mas de que não há qualquer dúvida é de que se trata de um documento sério e reflectido, de inegável valor, do qual assinalamos os seguintes aspectos relevantes:

►O Bloco reconhece que este plano “surge como um plano na verda-deira acepção da palavra e que, pela primeira vez na cidade de Quar-teira, vemos surgir algo que se possa considerar como um autêntico plano de gestão urbanística, revestindo-se, inclusive, de alguma razoabilidade quanto aos equipamentos públicos projectados, não deixamos de notar que subsistem algumas dúvidas e preocupações”.

►Entre os aspectos menos positivos do projecto que a Câmara de Loulé pôs à discussão pública o Bloco refere que “relativamente a equipamentos essenciais para esse fim, como é o caso de creches e infantários, o Plano afigurasse-nos pouco ambicioso”, considerando que Quarteira já é deficitária desse tipo de equipamentos e que, com este plano pretende criar condições para a fixação de mais 8573 “residentes fixos”.

►Uma outra preocupação que o BE manifesta prende-se com a indefinição da entidade gestora do “Parque”, que integra uma mancha verde sensível e importante sob o ponto de vista ambiental

►Mas é, sob o nosso ponto de vista, na ocupação da zona inundável ao longo da ribeira do Almargem, de grande vulnerabilidade ambien-tal e elevado interesse paisagístico, que a análise do BE se mostra mais crítico, assinalando que “o leito desta linha de água já se encontra ocupado, por uma bomba de gasolina, uma estação de lavagem de viaturas, além de inúmeras construções recentes e estaleiros, o que demonstra o alheamento e desrespeito desta autarquia pelas questões ambientais

►E, uma vez que o Plano se apresenta, “como estratégico para a reestruturação da própria cidade de Quarteira”, o BE sugere que "sejam consideradas regras na implementação do plano, na componente de investimento privado, que minimizem e procurem evitar impactos e efeitos, de virmos a ter equipamentos e infra-estruturas concluídos, edifícios construídos e habitados e, ao lado, espaços degradados e abandonados”.

6 comentários:

Pedro Inácio disse...

Pela maneira como as coisas vão sendo apresentadas já se notou que o deputado do Bloco de Esquerda, ou a estrutura que o apoia, não é qualquer coisa de "faz de conta". O elemento eleito pelo CDS nem se sabe que existe, ou então não dá conta que existem problemas no seu concelho, mas o pior é o PS deixar que seja o Bloco a liderar uma oposição que deveria ser da sua conta. Será que mais ninguém tem jeito para se opor? Ou a verdade é que não deve dar mesmo jeito nenhum?

R,V, disse...

PS quê????????????????????
A deputada Jamila parece que vai renunciar e já não virá. Fica a oposição na AM entregue a quem? Ao ex-futuro-deputado Hugo Nunes??????? Não brinquem com a gente, na vereação da câmara anterior nem pos lá os pes mais que uma ou duas vezes e agora fugiu a ser cadidato. Só serve para vista. E a seguir é o Rui Lourenço, não é? Acham que o homem sabe se quer como funciona uma câmara? Se tratarem de alguma coisa de medicina, vá que não vá!!!!!!!!! O resto é para encher.
Que tem mais o PS na Assembleia? A professora Helena? Nem sequer é do Partido, não lhe compete liderar aquele ninho de incompetecia..... O Costa já deu o que tinha a dar que era muito pouco e a partir daí o que tem o PS? Uma data de garotos ignorantes e vaidosos.
Se não for o BE a oposição de esquerda é nada.
Como diz o Pedro, o do CDS nem se sabe que existe nem ele deve saber se existe.
Se houver outra oposição só se for na vereação da câmara que tem dois socialistas ainda sem vícios mas são dois conta um executivo cheio de calo..........
Quando havia o Aleixo na Cãmara e o Faria na Assembleia ainda havia alguma oposição agora deixem lá isso que o BE chega!!!!!!

Anónimo disse...

Ó Pewdro, a oposição dsevia ser da conta do PS poequê????
São mais competentes que o Carlos? Só sabem fazer show off!

Anónimo disse...

Fiquem atentos aos próximos capítulos.
Este PU tem "buracos" que ainda ninguém deu conta...a começar pelo cadastro.
Pior: os " quarteirenses" - seja o que isso queira dizer - estão muito contentes com um grande " parque urbano".
Tolos: um custo estimado de 38 euros / m2 para a construção do parque mal dá para a réga.
Deixem-se enganar como sempre.
Há algum equipamento de ponta previsto ?
Aquilo é mais do mesmo: betão à volta de um parque que ninguém sabe se alguma vez vai ser construído... e que ninguém diz como vai ser gerido, mantido e animado...um perigoso e potencal elefante branco...para memória futura.
Faz lembrar a treta do parque de caravanismo que o Ze Mendes quer montar em cima do mercado da roupa da Fonte Santa.
Ideias peregrinas...grandes génios , grandes façanhas.
... e assim continua Quarteira: uma cidade que teria futuro não fosse gerida por " bimbos", aos quais outros bimbos se posicionam para a gerir.
...rsrsrrsrsrsrsr...
eguasnes b

Anónimo disse...

O que não se disse na apresentação do dito Plano no Centro Autárquico em Quarteira é se, para além dos equuipamentos (escolas, creches, infantários, pavilhões desportivos) já existentes naquela zona, o Plano contempla a construção de outros equipamentos. Tenho as minhas dúvidas... e os quarteirenses estão a ser enganados, ou seja "a comer gato por lebre", E o que diz a isto o Presidente da Junta de Freguesia/Adjunto do Presidnete da Câmara José Mendes que faz saber que nessa qualidade na Cãmara terá mais influência para canalizar investimentos para Quarteira. Será??? ou essa nomeação teve como resultado apenas que o ordenado de presidente da Junta fosse recebido pelo secretário, que já nasceu cansado, de nome Catarino???...

Anónimo disse...

Este plano é uma grande fraude!
Começa logo pela "área verde" que na verdade não terá a dimensão indicada, mas será reduzida a umas quantas centenas de m2.
Neste plano vmos ter mais do mesmo, ou seja betão, falta de estacionamento, falta de espaços verdes, etc.
Basta ver o mamarracho que a CML já construiu antes do plano ser aprovado. Este prédio tem estacionamento próprio? NÃO! onde irão os proprietários estacionar? Nos passeios, claro!
A muitas bizarrarias iremos assistir daqui para a frente. Os "Patos bravos" é que vão encher a mula à custa dos quarteirenses pacóvios.