já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

O espectáculo da segurança pública

o que entenderão os comandos por «segurança»?

  • O Algarve vai contar com um reforço de 200 militares no efectivo da GNR para o Natal e Passagem de Ano e metade ficará definitivamente na região, garantiu hoje à Agência Lusa a Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes.
    (dos jornais, 21 Dez 2009)

Hoje, 22 de Dezembro. 15 horas. Tive de me deslocar a Faro. No desvio que assinala a entrada para a zona empresarial, nada mais nada menos que seis viaturas da GNR. Tratava-se de uma «operação stop». Não parei para observar melhor porque os semáforos estavam «abertos». Mas pareceram-me bem mais que dez agentes.

Já sei, já sei: é a prevenção rodoviária, na quadra natalícia. Mas segurança rodoviária é isso? – Verificar se os papéis de dezenas de automobilistas estão em ordem? Comprovar que os veículos foram à inspecção ou que a carga das carrinhas corresponde às respectivas guias?

Sim, porque ali, mesmo que esteja a ser ultrapassado o limite de velocidade… nunca pode ser um grande exagero. A densidade de tráfego não o permite!

Mais de uma dezena de agentes para fazer «aquilo»?! Não é um desperdício?

Regresso a Quarteira hora e meia depois. Lá estão as viaturas da GNR. Todas. E vai mais um jipe a caminho, de sirene ligada.

Entretanto, quantas casas foram assaltadas no Algarve? Quantos estrangeiros foram roubados com recurso à violência? Quantos armazéns foram saqueados? Quantos quilos de droga foram transaccionados no perímetro de Vilamoura ou nas esplanadas de Albufeira?

Vamos ter mais cem agentes no Algarve. Feitas as contas, são mais uns oito ou dez por concelho.

Para os pôr, aos molhos, a fazer operações stop?! Porreiro, pá!

2 comentários:

Oslo disse...

Pois e,e essa cambada tambem nao serve para mais nada.Ou alguem tem duvidas que ir para a Gnr hoje em dia e um belo tacho?
E quando se trata de multar estrangeiros,nada.Nao sabem falar ingles e mandam-nos embora.Bela policia...

Anónimo disse...

quando falaste e veiculos de inspecção, reso para que nenhuma carro te bata sem inspecção e depois o segro nao pague, muito gente fala so por falar, em vez de se preocupar com os seus problemas, ja que e tacho porque nao vais tambem, nao sao os gnr que para ter 4 dias de descanso tem de trabalhar 28 segidos fins de semana e noite a ganhar o mesmo, quanto tu recebias se fisesses esse horario. nao sou gnr mas simplemente axu que as pessoas nunca estao bem com eles e a velha historia do crinaça do velho e do burro. façam alguma coisa por este pais em vez de reclamar.