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terça-feira, 2 de março de 2010

Ligação rodoviária Loulé-Faro

em processo de avaliação de impacte ambiental
Imagem: se entendemos bem a explicação, este será o traçado da futura variante (a amarelo, o que será construído de novo)
Após ter aprovado recentemente o estudo prévio da variante à EN 125-4 (entre a circular de Loulé e Valados), a Câmara Municipal de Loulé vai agora desencadear o processo de avaliação de impacte ambiental com base no estudo de impacte ambiental.

Já estão em curso as obras referente à primeira fase da obra e que respeitam à requalificação desta via, nomeadamente nas zonas urbanas da Goncinha e Alfarrobeira.

Como a EN 125-4 atravessa estes dois núcleos urbanos, pelo que não é possível a implantação do perfil desejável, para resolver o problema torna-se necessária a construção de duas variantes: uma a nascente da Goncinha, e a outra, a poente da Alfarrobeira.

O traçado inicia-se no troço sul da circular de Loulé, cerca de 500m a nascente da EN 125-4, onde está prevista uma nova rotunda, através da qual se fará a articulação entre a Circular de Loulé e a variante à EN 125-4.

Nos primeiros 1.300 metros desenvolve-se a nascente da Goncinha. Já na EN 125-4, será criada uma segunda rotunda para assegurar o acesso à Goncinha e depois, no espaço de cerca de 600m a via sobrepõe-se à EN 125-4, que será alargada até à extremidade norte da Alfarrobeira, onde será instalada a terceira rotunda.

O traçado contorna, a seguir, a Alfarrobeira por poente e, aos 3.300 metros insere-se de novo na EN125-4 junto ao actual entroncamento com a estrada para Stª Bárbara de Nexe, onde será instalada a quarta rotunda.

A seguir, a variante sobrepõe-se de novo à EN125-4 que será alargada e, ao fim de 400 m, será instalada uma quinta rotunda para articulação com a antiga EN 125-4, com o acesso ao Matadouro Regional, com o acesso à estrada de Stª Bárbara e com o trecho já remodelado da EN 125-4 em direcção à Via do Infante e a Faro.

Finalmente, os últimos 300 m do traçado correspondem ao ajustamento que é necessário efectuar entre a quinta rotunda e o ponto onde a EN 125-4 já tem um perfil com quatro faixas.
A extensão total do traçado ascende a 3,5 km e tem o custo estimado de 4.500.000,00 euros

6 comentários:

Quarteirense Atento disse...

Estas são as Grandes Obras da CML Loulé que visam apenas o desenvolvimento da sede do Concelho de Loulé. Para Quarteira continuam as migalhas de que são exemplo as obras da rua Vasco da Gama. E com os novos problemas com o terreno onde se realiza o mercado da fruta e hipotético Centro Cultural de Quarteira o executivo da CMLoulé deve bater as palmas de contente porque esta obra ficará para "dia de são nunca à tarde". E o que diz a isto do presidente da JF de QuarteiraJosé Mendes(Adjunto do Presidente da Câmara de ?? A sua influência positica para Quarteira que tanto apregoa com a sua nomeação para este cargo parce continuar a contar para negativos. AOs quarteirenses vão se engodando com os bailaricos e excursões. Os quarteirenses atentos engolem mas não são parvos....

Unknown disse...

Tenho tentado perceber qual a razão que leva a investir 4,5 M de euros neste traçado e não encontro para já explicação. Tendo em conta a conjuntura penso que haveria alternativas de investimento mais necessárias e com relação custo/benefício mais óbvia, mas é apenas a minha opinião. O tapete apresenta-se muito degradado, a ponte, pelo que percebo, necessita de reforço mas o troço não apresenta, na minha opinião, congestionamentos ao tráfego, nem perigos de maior, isto na minha singela opinião. Penso que haveria investimentos mais prementes em Almancil ou Quarteira, a não ser que se espere ou se esteja a verificar um incremento do tráfego nesta zona, mas não tenho elementos para poder dizer mais. Se alguém souber mais, por favor divulguem. Obrigado

Anónimo disse...

Oh Miguel, que ingénuo que você é!
Então não se está mesmo a ver que essa estrada vai ter uma rotundazinha para servir..... o IKEA ?!!!!!!!
Foi uma abelhinha que me disse!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Vou dizer obras prioritárias que parece que estão esquecidas:
- circular Sul de Almancil
- ligação em 4 faixas a Quarteira
- salas de espectáculos em Quarteira e Almancil
- instalações para o INUAF (onde está o terreno e o projecto feita aí há uns dez anos?)
- novos paços do Concelho
- novo termimal rodoviário em Quarteira
- postos de bombeiros dem Almancil e Boliqueime.
etc etc etc
mas so se lembram da circular norte de Loulé (que é feita pelo Governo) e da ligação em 4 faixas ao estádio!!!!!!

beijinhos

Anónimo disse...

TÁ Á VISTA DE TODOS QUE É O ACESSO PARA O IKEA COM ROTUNDA E BOMBA DE GASOLINA......... FOI O BICHO DA MADEIRA (PINHO) QUE ME DISSE AINDA ANDAVA A FAZER PROGRAMAS DE TV A 300 M DE FUNDO. AS OBRAS PRIORITARIAS PARA QUARTEIRA É ARRANJAREM A ESTRADA NA ALTURA DAS ELEIÇÕES PARA VIREM MENTIR EM QUARTEIRA. DEVEM TER TRAUMAS COM A CIDADE MAIS IMPORTANTE DO CONCELHO.

Anónimo disse...

Porque não fazem um túnel a saír junto ao estádio, acabavam-se um carradão de impactes ou impactos ou empactos ou será empatas?