- Em comunicado enviado à imprensa, o grupo do Partido Socialista da Assembleia Municipal de Loulé, informa que nove dos seus membros “abandonaram a sessão da Assem-bleia Municipal de Loulé, no passado dia 26 de Fevereiro, em forma de protesto contra comportamento ‘ilegal’ e ‘abuso de poder’ por parte do presidente daquele órgão, Patinha Antão”.
Tomado conhecimento da notícia em causa, restava-nos «tirar as coisas a limpo».
Bastaram-nos cinco chamadas telefónicas para «sensibilidades» políticas diferentes que fazem parte dessa Assembleia e, perante os relatos coincidentes, não foi difícil chegar à conclusão de que Patinha Antão, ao contrário do que se deixa entender na nota difundida pelos «parlamentares» socialistas, revelou sempre uma grande calma e ponderação. Demasiada, até, no que nos foi dado saber e perceber.
Aí está o que nos disseram: Perante a insistência – provavelmente legítima – da bancada do PS sobre a razão da oportunidade, ou não, de uma alteração ao Orçamento, Patinha Antão não fez mais que responder a Hugo Nunes tal como José Sócrates o faz, repetidamen-te, no Parlamento: afirmou que a Câmara foi eleita para governar à sua maneira e não para fazer as «vontadinhas» à oposição.
O confronto de palavras que se seguiu – um diálogo de surdos com a repetição argumentativa de Nunes – fez com que o presidente da mesa recusasse, finalmente o uso da palavra ao socialista, que acabou por abandonar a sua bancada e ausentar-se da Assembleia, por lhe ter sido considerado improcedente um pedido de «ordem à mesa» e por Patinha lhe ter respondido que poderia queixar-se onde quisesse, se assim o entendesse. Hugo não redigiu qualquer protesto e saiu.
Jamila Madeira tomou, então o seu lugar de líder da bancada socialista e voltou a pedir a palavra, de uma forma que em nada dignificou a bancada que representa nem a Assembleia para que foi eleita.
A deputada socialista, displicentemente recostada na cadeira, como se estivesse «esparramada» (o termo não foi nosso) em espreguiça-deira de esplanada, para pedir a palavra, sem sequer dirigir o olhar ao presidente da mesa, limitava-se a estalar os dedos, como, nos fins dos século XIX e no primeiro quartel do século XX, era uso chamar o criado do botequim.
Não sabemos se esta era a forma como se comportava no Parlamen-to Europeu ou se comporta actualmente na Assembleia da República. Não acreditamos.
Patinha Antão ignorou a grosseria e questionou sobre o objectivo do pedido de palavra. Repetiu-se a cena que já fora vista aquando da intervenção do deputado Nunes e depois de Jamila Madeira não ter acatado a ordem do presidente, sobrepondo a sua palavra à de Patinha Antão, sempre em grosseiros estalar de dedos, insistiu nas atitudes.
Poderia até Jamila ter tido, «regimentalmente», razão no subsequente pedido de «ponto de ordem». Patinha tinha mais que razão, em nome das normas da boa educação e da ética, e até por razões de funcionalidade, para recusar a palavra a Jamila.
A saída «em grupo» dos elementos socialistas, que se seguiu a este episódio, só demonstra a falta de maturidade e estatuto cívico e político desses mesmos elementos.
Segundo todos os interlocutores que contactámos (e todos eles participaram nos trabalhos da Assembleia, como afirmámos) ficaram apenas os socialistas «mais adultos», os «mais responsáveis» (um dos quais nos confidenciou mesmo que se sentiu envergonhado pela atitude dos «camaradas») e que, provável e naturalmente, se não revêem em «birras infantis» e inconsistentes, independentemente das razões que estivessem por detrás.
E que, de certo modo, até tinham… se a não tivessem depois perdido.
50 comentários:
Sabem qual o Cognome com que vai ficar a deputada que pediu a palavra a tocar castanholas
"A ESPANHOLA"
Não sou peolítico, não tenho nada a ver com a política e já não voto há uma data de tempo.
E se calhar a culpa do meu desinteresse são as atitudes como a dessa senhora e que já me tinham contado.
Ainda gostava de saber o que é que estes jovens aprendeam agora nas universidades.
Isso faz-me lembrar os garotos que levam a bola para casa quando estão a perder o jogo.
Uma data de garotos sem nada lá dentro a portarem-se como meninos de mama
Estive lá na Assembleia e saí antes dessa sena.
Saí porque estava farto de ouvir esse moço Hugo a exigir responsabilidades ao presidentre da câmara sobre o facto de um jornal ter dado a notícia do resultado da aprovação do orçamento antes da votação.
O moço queria por força que o Dr. Seruca lhe explicasse e dissesse que foi uma nota de imprensa da Câmara. Se calhar adivinhou quem ia votar e quem não ia. Ou então foi o jornalista.
Mas por causa dessa discução gastou-se imdenso tempo e chatearam-se as pessoas e era quase meia noite e nem tinha chegado o tempo para o público falar e fui-me embora.
Mas gostava de ter visto essa atitude do bando de garotos que são os senhores deputados socialistas.
Estas atitudes, se bem me lembro, já vêm do Vítor Aleixo, será que é dos socialistas ou dos social democratas?
Parece mentira Sr.º Eanes, será que o Senhor só contactou os PSD's.
Hája Bom senso e um pouco de verdade.
Queira saber que os Deputados do PS na Assembleia Municipal não têm apenas Deveres, têm também Direitos, e um deles é o uso da Palavra aquando do "Pedido de Ordem à Mesa".
Acontece que, há muito que o Dr. Patinha e o executivo da CMl não respeitam os deputados do PS.
Existe limites para tudo, até para aturar desaforos e falta de ética.
A saída foi apenas uma forma de protestar tanta arrogância e autoritarismo.
Passe Bem
Que pena não ter ido. Contaram-me mas era bem melhor ver o espectáculo ao vivo.
Mas afinal saíram antes da ordem dos trabalhos? Tudo meninos bem comportados e responsáveis. Querem governar o concelho com atitudes dessas? Quando? Ainda têm de comer muito pãozinho e crescer um bocadinho.
Boa noite Srs.
Assisti ao show, sabeis vós qual o nome desse mesmo , Novo Rumo para Quarteira.São estes os protagonistas em que os Quarteirenses vão confiar, são estes os que da mesma maneira trataram elementos do seu próprio partido á altura da escolha dos candidatos para a junta de freguesia, pois passem bem e que tenham um bom rumo mas longe de Quarteira.O tal ditado assenta-lhes que nem uma luva " Não faças aos outros aquilo que não queres que te façam a ti "
Viva a candidata das sevilhanas! E olé!!!!
Em Loulé essa maltinha não tem crédito e querem apelidar os que são educados e justos?
Esse Hugo Nunes tem a mania e não pode ver quem tem mais competência que ele.
Tem enveja do Dr. Patinha Antão e faz figuras tristes. Também só fez perder tempo com aquela merda da noticia dos jornais.
Queria que o Dr. Seruca confessa-se que foi ele aque deu os numeros ao jornal.
Então o Dr. Seruca é adivinho?
Aquilo parecia um bando de miudos de escola. O PS está bem entregue, sim senhora. Também ali tirando esse Hugo e a Jamilia mais ninguem dá uma para a caixa e até já levaram lá uma vez uma deputada com os co+pos!!!!!
Eu acho que até o Rui Lorenço já não vai aquelas reuniões para nãpo ser confundido com a garotada.
O únicoi que teve juizo foi o Carlos da EDP e os presidentes das juntas. Até o do Ameixial teve mais luizo do que o resto dos putos de mal-perder que sairam da sala.
Tenham vergonha! Nunca se tinha visto uma coisa assim.
LOL LOL LOL LOL LOL
COM AQUELES GAROTOS TODOS QUE ESPERAVAM?
SE O MAIS IMPORTANTE É O HUGO POR AÍ SE VÊ O VALOR DOS DEPUTADOS XUXAS!
Antes de tudo quero dizer aque sou socialista.
Depois quero dizer que me envergonho de saber destes comportamentos.
Por fim, gostava de recomendar a esses moços que se demitissem.
Faziam um bom serviço ao PS e a Democracia.
Essa Jamila é filha do Dr. Madeira?
Coitado do homem deve sentir-se envergonhado pelo comportamento da moça.
Loulé passva bem sem estas cenas de filmes maus.
A espanhola? Está boa!
Só espero que as espanholas a sério não fiquem envergonhadas...
Os putos!
Olhando para aquela bancada percebe-se! No outro mandato até tinham lá gente capás: o Farias e o Calçada por exemplo e agora tem o que? Gente que não dá uma para a caixa nem sabe escrever uma carta sem ser cheia de erros.
Já ouviram aquele moço gordinho que estava ao lado do Hugo? Ao menos os outros estão calados...
Ali safa-se o Costa e a secretária, o resto são putos.
Comparem as duas bancadas: quero o Helder quer o Dr. Gilberto sabem falar e arrumam os sucias com um assopro
O Sr Patinha como é um politico mediocre tem atitudes iguais, se fosse um bom politico não vinha para loulé, ele não veio ajudar ninguem ele quer é ajuda
Ao senhor anónimo «Passe Bem».
Parece que o senhor Passe Bem só lê o que lhe interessa para poder escrever disparates. (A propósito: o Sr. Eanes foi Presidente da República, cargo que exerceu com grande dignidade).
Não contactei apenas «PSD’s», não senhor. Fui bem claro no que escrevi e, que pelos vistos não soube interpretar.
Mas posso completar a informação: enquanto os «PSD’s» com quem falei foram unânimes na troça e na chacota pela atitude dos elementos do PS na sessão da AM, o maior sinal de indignação veio de UM DOS socialistas que, inclusivamente, se manifestou “profundamente envergonhado” com o procedimento dos colegas.
Não se esqueça que cinco deles não se solidarizaram consigo.
Cumprimentos.
L. A.
Eu quero dizer uma coisa e espero que não me cortem o comentário e para isso vou tentar evitar dizer as coisas com todas as letras que me apetecia.
Quem acha que o Dr. Patinha Antão foi incorrecto ou arrogante, esquece-se concerteza da paciência que manifestou para aquela discussão infantil do Dr. Hugo por causa das noticias dos jornais que deram o resultado da votação do Orçamento.
Com aquela imbecilidade que nao acrescenta nada útil, o Sr. Hugo fez atrazar os trabalhos mais de uma hora.
Se o Dr. Patinha foi arrogante, então eu digo-lhe: no lugar dele eu não tinha tido essa paciencia.
Tinha-o mandado à (o resto não digo mas toda a gente sabe)
Faça-me um favor, S. Lourenço: deixe lá passar o comentário.
Obrigado.
J. L.
Como eu digo aos meus companheiros, não precisamos fazer nada para acabar com o PS. Eles sozinhos se encarregam disso.
Se fosse só serem moços pequenos, isso não seria o pior.
Pior é serem moços pequenos impreparados e mal educados.
Cumprimentos
F. Ramos
O Vítor Aleixo também teve comportamentos semelhantes, de abandono de reuniões e inclusivamente se falou em ter de pedir para gravar as reuniões. O Vítor Aleixo também é moço, se calhar é gaiato ou é por ser de Quarteira? Pensem um pouco.
O PS devia fazer o mesmo em Quarteira abandonar a Assembleia de Freguesia para protestar pelo que está a ser feito na rua Bartolomeu Dias e na rua Vasco da Gama. O verdadeiro culpado desta grande monstrualidade que está a ser feita tem um nome José Mendes e o Partido Socialista devia protestar fazendo o mesmo abandonar a sala nos dias das reuniões.
Mais digo este blogue está de estaca exlente blogue continuem.
Leitor de Bremen
Olhem este a comparar as atitudes do Aleixo com a desta moçanhada!!!!
O Aleixo fez isso em condições bem diferentes e isso ficou claro para toda a gente.
Além disso o Aleixo não é de Quarteira nem mora em Quarteira nem está escrito no partido em Quarteira, trabalha lá, não confundam.
Essa moçanhada que estava na assembleia é que é toda de Quarteira e nunca se viu que fizessem nada de jeito e todos sem nenhuma excepção cada vez que abre a boca mais valia estarem calados,
Vejam lá, que me lembre agora, de Quarteira estavam lá: Cristina, Hugo rosário, Frederique, Carlos da Gráfica... não lembro mais nenhum agora mas parece-me que era outro, tudo moçanhada sem tacto e sem categoria.
Ainda sem contar o Hugo Nunes que mora lá.
Mas este disse ao jornal que a politica acabou para ele mas em vez de sair, continua agarrrado ao tachinho...
Devia de dar o exemplo depois das figuras tristes que o PS fez nas eleições e agora depois desta figura triste na Assembleia.
Mas isso seria de pessoas com as costas direitinhas!!!!!!
O PS devia passar a chamar-se o PC - Partido das castanholas
LOL LOL LOL
Onde é que já se viu estas cenas? Nem nas republicas da América do Sul
Eu estou agradecida a estes deputados que sairam da sala. Deram oportunidade a que pudessemos dar umas gargalhadas e estes comentários são um bom exemplo
Obrigada PS de Loulé!
Podem dizer quem são os fujões do PS???
Não é o Vairinhos saão estes da assembleia.
"...O Aleixo fez isso em condições bem diferentes e isso ficou claro para toda a gente..."
Ora ai está onde eu queria chegar, é que as condições não foram diferentes, foi precisamente contra a mesma forma e maneira de tratar as pessoas e especialmente as oposições, os interlocutores eram os mesmos de agora. Ficou assim tão claro?
"A atitude dos deputados do PS pode não dar muitos votos. Mas dignifica a política local. Nenhuma democracia pode funcionar com a recusa da palavra dos principais deputados da oposição" http://macloule.blogspot.com/
Quer se goste.... ou não.
Patinha Antão é o exemplo do que pior o PSD no Algarve tem. São muitos os casos por esse Algarve fora. Ainda há dias o concorrente PSD a que este blog se refere disse do bom e do bonito em relação aos autarcas do partido no Algarve, Traidores. Isso denota bem o estado deste PSD que pretende mandar em tudo e em todos como se as pessoas que não os apoiam não tivessem direito a falar. Bela Democracia da Batata esta desta gentinha. Mello
Não sou socialista nem social democrata mas achei por bem o abandono da sala em protesto contra a prepotência do patrão Patinha. Os homens têm o peito tão cheio de vaidade que a gente quase vomita na sala. Não tenho paciência para voltar lá tão cedo. Afinal há muitos Jardins espalhados por aí. Mico
Com atitudes destas, quer Jamila Madeira e os actuais deputados municipais do Partido Socialista, comandar os destinos de Loulé e dos Louletanos?
Contrariamente ao que dizem ou querem fazer crer, o Patinha Antão, até estava a conduzir os trabalhos razoavelmente.
O Hugo Nunes perdeu imenso tempo, com a história da nota de imprensa de Dezembro. Cansava mesmo. No decorrer dos trabalhos pediu um ponto de ordem à mesa (poderia até estar no seu direito), foi-lhe negado. Não aceitou e saiu da sala. Sozinho! Sem a solidariedade dos restantes elementos da sua bancada.
Curiosamente, quando a Jamila Madeira, de forma arrogante e até mal-educada, se dirigiu ao Presidente da Mesa, de forma despropositada e incorrecta, os socialistas (não todos, mas a maioria), acompanharam a deputada e saíram em debandada.
Deixo que os leitores façam o julgamento do que realmente se passou.
Eu pergunto: são estes os promissores candidatos… a quê?
Esta é a verdade nua e crua contada por quem lá esteve (independente).
Ó Mico... então agora és independente?????? Desde quando? Desde 11 de Outubro?
Deixa disso. Aquilo não são deputados, são moços pequenos!
Desde quando é que sair da sala, voltar a cara à luta é democrático?
E tens a certeza que estiveste lá???
LOL LOL LOL
Meco
Esteve sim senhor e eu sou testemunha, não dessa nova religião o rumo certo ou algo parecido, o homem transcreveu tal e qual taxativamente os factos e o que realmente se passou !!!!
Maco
Quá quá quá... os patinhos sairam todos atrás da mãe...
Pato...com laranja!!!!!!
ah ah ah ah
Só bons governantes a comentarem neste blog...
Então AGORA É NORMAL PUBLICAREM NOTICIAS ANTES DAS COISAS ACONTECEREM...
OS DEPUTADOS DO PS DEVERIAM DE TER SAIDO LOGO NA ÚLTIMA ASSEMBLEIA...
QUAL PREPUTÊNCIA DO EXECUTIVO. SEM SABER SE SE IRIA VOTAR CONTRA OU A FAVOR NO ORÇAMENTO... MAS PELO SIM PELO NÃO FEZ SAIR ÀS 5 DA TARDE UMA NOTICIA DE UM FACTO QUE ACONTECEU À 1 DA MANHÃ...
É ISTO QUE É DEMOCRACIA... "dIZ QUE É UMA ESPÉCIE DE SALAZARISMO DISFARÇADO À CARNAVAL DE Loleiiii."
FIQUEM A SABER QUE EXISTE DIFERENTES FORMAS DE PROTESTO, E A SAIDA DOS DEPUTADOS DO PS, DEVE DE SER UMA DELAS...
ENTRUDO
Noticia Não é o Cão morder no Homem...
Mas sim o Homem morder no cão...
Grande atitude a do PS.
Para quem diz que isto são atitudes de moços pequenos, fiquem a saber que é preciso ser muito Adulto para tomar uma atitude desta.
Farol
háháháháhá
fazer birra e sair da sala é uma atitude de adultos diz esse aí atrás.
Só mesmo um chuxa ceguinho de todo ou com mente de miudo de dez anos!
Entregar um protexto escrito seria uma atitude infantil, não?????
háháháháhá Farol de entrudo!
Moleka
E tocar castanholas com os dedos também é preciso ser muito adulto?
Aos representantes do povo que exercem o cargo de deputados na Assembleia Municipal por vontade absoluta emanada do verideto eleitoral de Outubro/09 Favorecidos pela Divina Providência de serem senhores/as expeciais e diferentes. Os do PS parece que sairam a toque de caixa da sala. Tudo normal além de ser perciso coragem para o fazer a autoridade patusca que se afirma soberana e árbitro do destino do concelho de Loulé devia ter dito apenas o segunte; Nós PSD somos o poder Supremo os legitimos representantes do povo pelo cumulo de votos e como tal temos autoridade para resolver tudo sem a vossa presença
Abandonaram a sala a responsabilidade pesa sobre os vossos ombros débeis nós com o nosso augusto dever proporcionaremos a felicidade do povo de Loulé.
Quarteira que resolva os seus perigos com os ilustres varões que a governam. Não é assunto para resolver aqui em Loulé.
Manel
Gente desta jamais voltará a ter o meu voto.
Vão chamar gente adulta: o Aleixo, o P. Oliveira, o Júlio.
Com moços pequenos não se safam já e nem vale a pena ir votar.
Um fala em que é preciso ser adulto para tomar atitudes dessas de abandonar a sala........
E é preciso ser muito adulto para estar na sala como se está numa taberna....
Qualquer dia esses adultos também andarão à porrada como na américa do sul ou na indonésia!
Cresçam, meninos!
A politica nacional e local está pejada de incompetentes do PS e do PSD e compahia. São formados nessas juventudes partidárias que deviam ser extintas.
O PS de Loulé não existe, todas as pessoas com capacidade e dignidade para estarem na Assembleia foram afastadas pelos seus proprios colegas de partido e não pelo PSD. O que propiciou a arrogÂncia e prepotencia com que os que restam são tratados pelos que estão no poleiro, que apesar de tudo fazem as coisas melhor, um bocadinho melhor... As pessoas de bem são arredadas da politica e ficam os jotinhas e os filhinhos do papá, que depois são alvo da xacota dos que estão sentadinhos e mto bem sentadinhos na cadeira do poder.... É um tiro no pé dos socialistas e dos louletanos, que tem de aturar esta miséria..
Sr. Lourenço Anes.
Digo-lhe com conhecimento de causa,esta gente que ´foi eleita, para estar há frente do concelho de Loulé sao uns salazaristas incompetentes e arrogantes quanto baste.Trinta anos de casa sinto-me enojado com tudo o que por esta casa se vai passando!........
Se os deputados do P.S.não estiveram à altura,daquela que deveriam ter, é de lamentar, e não deve voltar a acontecer,pois é disso que aquela gente quer. Fazer, com que percam a postura, é bom que os vão conhecendo!...todos eles, desde a executivo, assessores,adjuntos,secretárias (com experiencia de balconistas),nada vale nada,tudo uma trampa.
Boa noite, e 1ª informe-se e veja, para crer , e depois escreva com conhecimento de causa.
alguemsemimportância.
Só me admiro de uma coisa: os xuxinhas não foram fazer queixinhas aos jornais!
Ou só os dois piores jornais do Algarve é que se deram ao trabalho de reproduzir a queixinha. É que só os dois pasquins de Quarteira é que deram noticias disso...
Depois de ler todos estes comentarios(49), pensei, ninguén dá o nome, porque? Medo?
Os deputados do PS são jovems e então? tinha que ter 50 anos e obesos para ser respeitados???
Enviar um comentário