uma conferência para repor a verdade histórica
O Arquivo Municipal de Loulé vai promover, no próximo sábado, uma conferência de Idália Pires subordinada ao tema “Um olhar crítico sobre a família de Avis – 550 anos após a morte do Infante D. Henrique".
Segundo o comunicado da autarquia, “a conferência que vai ter lugar no dia do aniversário da morte do Infante D. Henrique, não tem o intuito de homenagear ou enaltecer a memória do «Navega-dor» pois que para tanto lhe bastou Zurara, o seu cronista de serviço, que lhe fez o panegírico de tal modo que ofuscou todos os demais participantes nos Descobrimentos Marítimos”.
Idália Pires põe o dedo na ferida: o «Homem do leme», se não foi um «bluff», foi, no limiar, um «comerciante» bem sucedido que, graças a Zurara, ficou para a História como «a alma» dos Descobri-mentos, quando, em boa verdade, o ideólogo foi seu irmão Pedro.
Por isso, está em perspectiva uma conferência a não perder.
*
2 comentários:
Temos que reconhcer uma dura verdade, continuamos a ser enganados á centenas de anos e não nos chatamos mesmo nadinha com isso!!!
E que raio tem isto a ver com Quarteira? Ainda se houvesse conferências por cá. Mas vai tudo para Loulé e encafuado no Arquivo ou no Salão Nobre.
Enviar um comentário