já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Ampliação do Cemitério de Boliqueime

estética moderna e novas tecnologias
Imagem: Foto da cerimónia de inauguração - arquivo da CML
Num investimento de mais de 1,2 milhões de euros e com uma área de implantação de 3.985m2, foi hoje inaugurada a ampliação do Cemitério de Boliqueime.

Esta nova superfície comporta: zona de enterramentos – 204 sepulturas (1243m2), zona de ossários – 1241 ossários (137m2), zona de gavetões – 224 gavetões (126m2), zona de jazigos - 10 jazigos (86m2) e edificado de apoio (220m2), tem a plataforma de ligação ao antigo cemitério composta por: zona de ossários, zona de enterramentos estruturados por quatro talhões, zona de jazigos e capela, limitados a Sul por um espelho de água efémero.

A capela é integralmente composta por paredes de vidro e integra uma zona que dará apoio às cerimónias fúnebres e permitirá o transporte dos corpos para a zona inferior, para que possam ser tratados ou depositados nos gavetões.

É, sem dúvida “um contributo para dar uma maior dignidade à última morada da população de Boliqueime”, conforme se afirma na nota de imprensa distribuída pela Câmara Municipal, atendendo à sua “estética moderna, equipado com as novas tecnologias”.

Numa cerimónia de bênção conduzida pelo pároco local, o presidente da autarquia referiu que “as obras não devem ser só feitas em referência aos vivos, mas os mortos também merecem dignidade, respeito, memória” e acrescentou que “este é, seguramente, um espaço único no Algarve e no País”.
*

1 comentário:

Anónimo disse...

Para que servirá aquela chaminé que pode ser observada desde o exterior?