já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

domingo, 28 de novembro de 2010

Nunca há fumo sem fogo…

ikea «assina» na próxima quinta-feira
Agora a notícia é da Lusa, e não deixa margem para dúvidas: através de Ana Teresa, relações públicas da IKEA, a cadeia sueca revelou que vai celebrar no dia 2 de Dezembro “um contrato de cooperação” em que serão partes: a Câmara de Loulé, a Ikea Portugal e a Inter-Ikea Centre Group.

Segundo ela, este contrato de cooperação "serve, no fundo, para confirmar a intenção da cadeia sueca em realizar o projecto no Algarve até 2015 e que se encontrou a forma para avançar com o projecto".

O contrato permitirá a realização do projecto comercial que compreende uma loja Ikea, um Centro Comercial e um Retail Park.

Veja-se a marcha deste processo:

* Em 24 Julho de 2009, o ‘Calçadão’ revelava factos «escondidos» sobre a eventual instalação do grupo Ikea no concelho de Loulé, adiantando-se ao que começava a rumorejar na imprensa regional.

* Em Dezembro, a Ikea informava que pretendia abrir uma loja e um centro comercial em Loulé, com um investimento a rondar os 200 milhões de euros e prevendo a criação de três mil postos de trabalho directo e indirecto.

* Em 5 de Janeiro deste ano, a Quercus manifesta reservas à instalação da estrutura comercial na zona dos Caliços.

* No dia seguinte, o Bloco de Esquerda, de Loulé, questionava o presidente da Câmara sobre o que estaria ou não em curso.

* Em 8 de Janeiro, Seruca Emídio, informou que o grupo Ikea já tinha adquirido cerca de 40 hectares, a privados, e disse ao jornal «barlavento» que nada está decidido mas que o processo será da maior «transparência».

* No final de Janeiro, a ANJE divulgava um relatório que lhe fora encomendado por empresários, em que se conclui que “será erro de gravíssimas repercussões” instalar o Ikea no eixo Faro-Loulé.

* Em 10 de Março, o responsável pela expansão do Ikea em Portugal informou sobre a intenção de construir a loja no Algarve até 2015 e que a sua localização seria "junto ao nó Loulé/Faro".

* Em 19 de Março, em reunião da Assembleia Municipal de Loulé onde se discute o problema, Seruca Emídio afirma que irá “decidir em breve, nem que seja sozinho”.
O líder da CCDR, por sua vez, dá uma no cravo e outra na ferradura, para ver se não «fica mal» junto dos outros socialistas, sem se descomprometer, por outro lado, com o que, a recato, vinha desenvolvendo com a Câmara de Loulé e com o Ikea.

* Em meados de Agosto, o PS/Loulé, engajado no sentido da instalação se efectuar em terrenos doutra sociedade, no eixo Loulé-Quarteira, emite um comunicado em que acusa que “o poder económico (Ikea) impôs os seus argumentos e chantagem ao poder político (CML), que cede à chantagem”.

* Em 24 de Setembro, a Assembleia Municipal vota a decisão de mandar avançar o plano de urbanização para os Caliços/Esteval (PUCE).

* Em 29 de Setembro, responsáveis pelo Ikea reúnem com as associações empresariais e «desfazem completamente» o relatório da ANJE.

* Os meses de Outubro e Novembro foram marcadas por iniciativas do grupo empresarial «rival do Ikea» no sentido de que fosse possível recuar nas decisões tomadas e, afastada esta hipótese, de que seja autorizado a avançar com um outro projecto, da Auchan, para a zona onde dispõe de terrenos.

* O «acordo» vai ser assinado na próxima 5ª feira. Porque se "encontrou forma de avançar com o projecto".

Como se previa à partida, Seruca Emídio tomou a decisão, como avisara: “nem que seja sozinho”.

Um processo da “maior transparência”, como disse em Janeiro; não foi?
*

18 comentários:

Anónimo disse...

Tem toda a razão José Carlos. Faço questão de fazer um post sobre isso. Como é que se compra terrenos antes dos poderes públicos decidirem da localização?
Sabe explicar isso Dr. Emídio?
João Martins

Anónimo disse...

Se não houvesse transparência como conseguiria fazer um relato tão detalhado do acontecido?????

Com alguma imaginação é certo, porque nisto de imaginar o que não sabemos somos os reis, os Portgueses, claro.

Anónimo disse...

Essa do PS dizer que o poder político cede à chantagem do poder económico tem muita piada....
Como se a gente não soubesse que, desde o princípio o PS esteve subordinado à vontade do Teixeirinha!!!
O que é que os chefões do PS de Loulé e Quarteira irão receber? Umas férias na Garvetut?
Tenham vergonha!

Anónimo disse...

Era o que faltava era o Dr. Emídio dar respostas ao anónimo João Martins!

Anónimo disse...

Parabéns ao Calçadão. Foi o primeiro a falar no assunto do IKEA antes dde qualquer jornal e, desde o princípio mostrou sempre que estava na posse de muitos segredos.
Só ficamos à espera que deite mais alguns cá para fora, porque me cheira que há ainda por aí muita coisa para ser exprimida....

Anónimo disse...

transparência nunca houve nesta camara, nem agora com o Dr. E.Seruca e o PSD, nem antes com o Vairinho e o PS

S.L. disse...

Como se compra os terrenos antes de se saber a localização? É fácil: primeiro tem-se massa, muita massa,
Depois usa-se essa massa nos lugares certos. Na CCDR, por exemplo.....
quderem mais?

Anónimo disse...

Então já não se percebe nada disto !
O negócio que o Judice fez com o Seruca não começava pelo hotel na mina do sal ?

Anónimo disse...

O dr. Emídio deve explicações sim. É que ele governa com o dinheiro dos meus impostos e que eu saiba em democracia os governantes ainda têm que prestar contas do que andam a fazer. Achará alguém normal que seja quem fôr gaste um largos milhões de euros em terrenos, alguns dos quais agrícolas, sem saber o que lá pode construir? Pena tenho eu de a oposição andar a dormir (ou não) e do jornalismo que por cá se faz ser quase de brincadeira. Senão a gente ia saber mesmo como é que estas coisas são possíveis.
Anónimo João Martins

Anónimo disse...

Caro Dr. Seruca Emidio,
A negocita em que V.Exa se enredou para conseguir uns investimentozitos é verdadeiramente bem ardilado... um hotel na mina do sal, uma estrada em 4 faixas de loulé ao shoping...para os seus louletanos gastarem o dinheirinho e garantir novo rumo da cidade a uma centralidade proxima dos grandes equipamentos!! acho bem! Quarteira? Almancil? querem estradas? Nâ, primeiro a sua cidadezinha!! o futuro da sua gente exige outros rumos...qual turismo...essa não é a sua área...
obrigado pela excelente lição de como se defende loulé! assim os quarteirense aprendessem...

Anónimo disse...

caros concidadãos a observância de regras de silêncio da bancada do psd nas assembleias municipais é constrangedor, é bem a imagem do presidente que decide "nem que seja sózinho"...os seus seguidores que se deitam para de tapete servir, são gente que quererá alguma vez ser dirigente a sério?
entregar um municipio como Loulé a alguém ditador de sorriso como o é Seruca Emidio é verdadeiramente desolador...!! o país esta (mal)servido desta gente iluminada que vai destruindo, destruindo e de regeneração nada se vê...a nossa loule precisa de outros decisores...precisa de gente jovem, com ideias novas, com ambição de construir sem amarras ao medo...

Anónimo disse...

As combinações do Reinaldo com o Farias e com o Hugo foram-se por agua a baixo?!!!

Anónimo disse...

O que é que tem o silêncio da bancada do PSD a ver com os negócios do Apolónia com a Garvetur?!!!
Os PS andam desorientados!

Anónimo disse...

Os manos T....... da G....... entregaram a junta Freguesia de Salir ao psd; e mesmo assim não conseguiram virar o Seruca

Anónimo disse...

Pelos vistos o Dr Judice pagou muito bem!!!! :) Assim é que é grande Dr Seruca pra ser CUmido, ao menos que paguem... e Bem!

Anónimo disse...

Não querendo atirar mais axas para a fogueira, não deveria o Presidente do Concelho de Loulé ouvir todas as partes e negociar quem daria mais ao concelho a nivel de infra estruras, investimento directo e indirecto, postos de trabalho, sustentabilidade, etc? Na minha humilde opinião seria mais sensato exigir isto pro concelho do que agarrar-se com unhas e dentes a uma marca que hoje pode ser muito mas amanhã não valer nada! E o pior disto é que os mamarachos ficam lá plantados para sempre! Deixem de pensar a 4 anos. Pensem no futuro do concelho e da região!!!

Fernando Louletano Pessoa disse...

O Seruca Quer, o Júdice Sonha... A obra nasce!!! :) Viva a Grande Mamagem!!

António Aleixo disse...

Companheiro Seruca,

Tu, que tanto prometeste
Enquanto nada podias,
Hoje que podes – esqueceste
Tudo quanto prometias…

Chegasses onde pudesses;
Mas nunca devias rir
Nem fingir que não conheces
Quem te ajudou a subir!