e por que raio temos de ser nós a pagar?
Pedroso, ponto 1 – castigo sem crime?“O povo desconfia do processo Casa Pia não por ser estúpido mas porque, por onde quer que ele olhe, o que vê é uma história mal contada. A inocência de Pedroso não é um facto sem consequências - ela implica que alguém tenha conspirado contra ele, e significa que muito provavelmente tenha existido uma cabala contra o PS. Ora, se houve uma cabala, a justiça tinha o dever de a tentar desvendar. Até agora, nada - e o julgamento já decorre há quase quatro anos. Quatro anos que têm menos a ver com a complexidade do processo do que com o tamanho da carteira dos arguidos”.
Por João Miguel Tavares, in «DIário de Notícias», 9/Set
Pedroso, ponto 2 – culpado, porque tem de ser?
"Quando, a 21 de Maio de 2003, um jovem juiz irrompeu pelo Parlamento para entregar, em mão e com as câmaras de televisão atrás, um pedido de autorização para que o deputado Paulo Pedroso fosse presente ao primeiro interrogatório, percebeu-se que uma qualquer outra coisa, além das crianças da Casa Pia, estava em jogo: Lutas entre corporações? Desforras políticas? Exibição de um juiz que sentia que com este processo lhe tinha saído a sorte grande? Não sei […]
Cinco anos depois, apesar de nem sequer ter chegado à barra do tribunal, Paulo Pedroso é culpado. Não aos olhos da justiça. Mas para parte da opinião pública um 'poderoso' só pode ser culpado. E se a justiça diz o contrário é porque 'os grandes safam-se sempre'. É assim que um inocente carregará a culpa de um julgamento mediático, indiferente a qualquer facto, para o resto da sua vida. Culpado por um dos crimes mais abjectos. Porque tem de ser. E a sentença saída do espectáculo televisivo teve uma assinatura: a do juiz Rui Teixeira. Por um minuto de fama condenou uma vida inteira. ‘Erro grosseiro’, disse o tribunal. Rui Teixeira continua a ser juiz. Paulo Pedroso perdeu grande parte da sua vida pessoal, profissional e cívica. Esperemos que o Estado cobre ao juiz o dinheiro que lhe custou este minuto de fama”.
Por Daniel Oliveira, in «Expresso», 6/Set
.
O Estado foi condenado a pagar uma indemnização. O dinheiro do Estado é o nosso dinheiro. Por um erro cometido?
Se houver justiça, um dos dois tem de pagar, não nós!
..
3 comentários:
Eu cá acho que tanto um como o outro são culpados. Mas são só estes?
Cá para mim houve "necessidade" de branquear este rapaz. Ha muitos interessados em que esta historia fique por aqui.
Lá isso, há! E os outros? Toda a gente sabe que o Silvino é o único que vai pagar. Quem o mandou ser moço de recados a levar os meninos... ao castigo?
Enviar um comentário