já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

domingo, 21 de março de 2010

21 de Março – Dia da Árvore

C O B A R D E S !

Imagem: Foto de João Martins, do blogue MAC Loulé
É com a alma a doer que transcrevemos do blogue MAC Loulé, aquilo que seria impensável que se pudesses ler numa sociedade democrática, consciente, respeitadora dos valores éticos e morais.

Para quem não sabe, hoje é dia 21 de Março, dia da Árvore.

A Câmara Municipal de Loulé, como que num acto simbólico de comemoração da data, leva a cabo o abate das árvores da Praça da República, junto aos Paços do Concelho e da Assembleia Municipal.

Mais palavras para quê? Valerá a pena ensinar os nossos filhos o valor sustentável do ambiente que nos rodeia? Valerá a pena as horas que como formador de Cidadania perdi a transmitir a importância dos valores ambientais às pessoas com quem trabalhei? Não terá sido um trabalho em vão? Valerá a pena ainda lutar pelas questões ambientais? Eu dou a resposta. Vale sempre a pena se a alma não é pequena. As futuras gerações, eu tenho a certeza absoluta que nos ficarão gratas. E não deixarão de no tribunal da moral julgar o legado que a actual geração lhe deixa.

as árvores ainda não votam, nem sequer têm partido político. - João Martins – blogue MAC Loulé

Os nossos avisos não foram a tempo. Os cobardes não deixaram Durante o fim-de-semana, os cobardes mandaram abater as árvores.

Fizeram-no porque têm a consciência (os cobardes também têm consciência?) de que estão a cometer um crime. Um crime contra quem nada pode fazer para se defender.

É a estes cobardes que os destinos da autarquia louletana estão entregues!

Com esta gente de mente limitada e com estas demonstrações de carácter canalha, não vislumbramos a este município um futuro feliz e promissor.

O «orgulho louletano» será abatido como o foram as tílias emblemáticas mesmo em frente dos Paços do Concelho e da sede da Assembleia Municipal.

Paz à sua alma!

.

12 comentários:

Anónimo disse...

Cobarde, é pouco, amigo Lourenço.
Sem caracter e sem princípios é que eles são.

Aurélia disse...

Realmente a cobardia de mandar cortar as árvores quase às escondidas revela bem o caracter iou a falta dele desses senhores que governam a câmara.
Ou melhor, desse senhor que diz que é médico porque os outros estão lá só para enfeitar e abanar a cabeça a dizer que sim como os caezinhos que se metem nos carros.

faz mal perguntar? disse...

E a Quercus e a Almargem????????
E os amigos das arvores de Potrtugal????
Uma cambada de incompetentes e oportunistas.
Isto não dá dinheiro como os IKEAS e os AUCHANS e os Reinaldo!

Anónimo disse...

Foi lá ver. É uma dor de alma. Aqueles Assassinos! Eles tinham dito a alguem que iam fazer este lindo trabalho?

Anónimo disse...

Onde está a oposição????
Esse PS dos Vairinhos e dos Hugos e das Jamilas está aonde?
E o Bloco?
Onde está a sua participação cívica?

Anónimo disse...

Se fazem isto em pleno dia da Floresta, que farão nos outros dias????
Daqui a quatrio anos, quando esta merda de presidente acabar o mandato ainda haverá alguma árvore neste concelho?

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Ao(à) anónimo(a) "faz mal perguntar?"

Como quem não se sente não é filho de boa gente, cabe-me responder em nome da Árvores de Portugal:

a) Ao contrário dos que se escondem sob o anonimato, as pessoas que constituem a Árvores de Portugal sempre deram, e darão, a cara e o nome pela luta em defesa das árvores. Repudiamos qualquer insinuação sobre o nosso carácter que, aliás, não admitimos que seja julgado na praça pública.

2) A Árvores de Portugal é uma associação que fará, em Abril próximo, um ano. Tem cerca de 20 sócios e a dinamizar acções no terreno tem, neste momento e para o país todo, duas pessoas: eu e o Miguel Rodrigues. Duas pessoas que têm vida pessoal, como todas as pessoas. Mas que, ao contrário de muitos, como professores que somos, temos muitos fins-de-semana ocupados a preparar aulas ou a corrigir trabalhos ou testes.
Apesar disso, e com sacrifícios pessoais a vários níveis, damos a cara, onde e como podemos, pela defesa das árvores.

3) Por exemplo, hoje de manhã, e ao contrário de muitos que terão aproveitado para dormir, para estar com a família ou, simplesmente, para descansar, levantámo-nos às 7 da manhã para, a expensas próprias, dedicarmos a manhã à defesa das árvores, através de uma acção organizada pela CM de S. Brás de Alportel, de divulgação de árvores notáveis. (E não se preocupe o anónimo que ainda arranjámos tempo para passar em Loulé e registar, in loco, o que outros criticam à distância).

4) O Miguel Rodrigues já esteve presencialmente, na CM de Loulé, confrontando e criticando as pessoas responsáveis pelos espaços verdes, a propósito de recentes obras no parque. E estará novamente, esta semana, a propósito do abate das tílias. Repito: irá directamente à Câmara, falar com as pessoas, olhos nos olhos.
Não somos daqueles que andam para aí aos gritos a dizer que vão fazer isto e aquilo. Fazemos, discretamente, aquilo que achamos que deve ser feito.

5) Claro que também haverá uma tomada de posição pública no nosso blogue, esta semana. Texto esse que ainda não feito porque, precisamente, queremos primeiro confrontar a CM de Loulé com a nossa posição e conhecer a argumentação dos responsáveis municipais. Este facto, só tornará a nossa tomada de posição mais credível, isenta e inatacável.
(Não esquecendo que, para tudo isto, ir à CM de Loulé falar com as pessoas e escrever um texto é necessário tempo, que terá que ser retirado ao nosso tempo livre.)

6) Por último, a Árvores de Portugal gostaria muito que quem se diz defensor das árvores se juntasse a nós e nos desse mais força. Não queremos o dinheiro das pessoas, queremos que em vez de perderem tempo a lançar insinuações na internet, nos contactem e nos digam, simplesmente: estou aqui, de corpo e alma, e sem medo de dar a cara, para AJUDAR na defesa das árvores do nosso país.

Criticar é fácil, sobretudo o que não se conhece.

Com os melhores cumprimentos,

Pedro Nuno Teixeira Santos, presidente da direcção da Associação Árvores de Portugal

CR60 disse...

Nos outros concelhos comemora-se a data plantando árvores no nosso concelho comemora-se arrancando-as|Agora percebo porque não se faz nada no bairro da lata,não há árvores para arrancar|

FAROL disse...

OPOSIÇÃO???

ACHA QUE O DR. SERUCA DEIXA ALGUÉM MANDAR?

E A OPOSIÇÃO NEM SABIA QUE ISTO IRIA ACONTECER...

É A PREPOTÊNCIA EM PESSOA... COMO AFIRMA QUE AS ARVORES ESTAVAM DOENTES, TRATOU-LHES DA SAÚDE, E O NOSSO CONCELHO COM ELE ESTÁ CADA DIA MAIS POBRE... ELE, COM OS DINHEIRINHOS DO IKEA E DA SONAE, ESTA PREPARADO PARA DAR O FORA...

FUI...

Anónimo disse...

O Batão devia ter ido para lenhador!

Anónimo disse...

Depois do massacre a tantas arvores saudaveis, e quando se ve tantas arvores secas em espaços publicos e ninguem as corta eis que chega a bonança em Quarteira Rua vasco da gama e penso que noutros sitios estão a oferecer arvores para plantar.

Miguel Rodrigues disse...

Publiquei hoje no Árvores de Portugal o artigo sobre o abate destas tílias, depois de uma entrevista com o sr Vice-Presidente. Neste texto julgo que se esclarecem algumas das muitas dúvidas que a CML poderia ter esclarecido atempadamente e não o fez.

Para quem quiser consultar, aqui fica: http://www.arvoresdeportugal.net/2010/03/loule-abate-alameda-de-tilias-no-dia-da-arvore/