já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sábado, 20 de março de 2010

Assembleia Municipal

afinal o ikea deixou-os todos a falar sozinhos
Imagem: Foto da reunião da Assembleia, retirada do «Observatório do Algarve»
Foi a segunda vez, nesta legislativa, que fui à Assembleia. Desta vez, a reunião de ontem prometia: Prometia debate de pontos de vista diferentes, já que estavam em confronto dois projectos ambiciosos - o grupo IKEA, interessado em instalar-se no nó do Parque das Cidades e o grupo Auchan, interessado em montar a sua grande superfície junto das instalações da antiga fábrica da cerveja, no caminho para Quarteira.

A reunião estava marcada para as 21.00 horas e a essa hora lá estava eu. Só que a sala estava apinhada e tive de me contentar em ficar por ali, estendendo o pescoço no átrio, tentando ver o que se passava para lá da porta.

À boa maneira portuguesa, foi preciso esperar mais de meia hora antes que se começasse a notar algum movimento entre os deputados presentes.

Não era fácil seguir os trabalhos, cá de longe, ouvindo-se mal e com uma visão incompleta da sala. Sobretudo quando o deputado do PS Hugo Nunes usava da palavra – o mais correcto seria dizer «masti-gava a palavra» - não se entendia patavina.

Mesmo assim, deu para perceber que se estava perante duas posi-ções antagónicas: de um lado o PSD, pronto a alinhar pelo diapasão do presidente da Câmara, e do outro, o PS, apoiando-se no deputado do Bloco, alinhando para o lado contrário, fosse ele qual fosse.

Logo nas primeiras intervenções se perceberam várias coisas: os socialistas tinham feito mal o trabalho de casa; o BE preparara-se com coerência; o CDS nada tinha para dizer e o PSD nem o trabalho de casa achara necessário fazer.

Foi dada voz aos convidados.

O presidente da CCDR pareceu bastante atrapalhado, deixando transparecer que já terá acertado as agulhas com Seruca Emídio, mas sem querer ficar contra a sua matriz partidária. Mastigou, mastigou, falou e nada disse para além de informar que “dificil-mente haverá lugar para duas superfícies como estas, com 40 hectares”. E disse ainda que na região algarvia há 300 metros quadrados de grandes superfícies por cada mil habitantes; que se fossem satisfeitas todas as pretensões existentes, esse número atingiria 3.000 m2 por 1000 habitantes “o que é dez vezes superior à média do país, que, aliás, já é superior à média europeia”.

Depois falou o director regional da Economia. Mais coerente na argumentação mas também nada adiantou. Percebeu-se que prefere esperar para ver.

Mas quando um representante do grupo Aucham resolveu apresentar um power-point publicitário da sua empresa e, finalmente, percebi que o grupo IKEA não tinha ali qualquer representante, achei que já me doíam os rins de estar de pé a esticar o pescoço, desci as escadas e regressei a casa - daquela lura não iria, com certeza, sair qualquer coelho.

Eram dez e meia da noite. Cruzei-me nas escadas com a deputada Jamila, do PS que só então se dignava chegar à Assembleia.

Acabei por saber, hoje de manhã, através do «Observatório do Algarve» que o resto da reunião continuou no «tom morno» que tivera até então; que se confirmou a ausência, até final da reunião, de qualquer representante da IKEA; e que o presidente da Câmara garantiu que, sobre o assunto, “vai decidir em breve, em consciência, 'nem que seja sozinho'”.

Segundo este órgão de informação, Seruca Emídio terá mesmo afirmado, em tom agreste: “Não cedo a pressões nem irei demitir-me de tomar posição nesta matéria. Eu não me contento com mais uma superfície comercial, eu quero a melhor (…) Há muitos milhões de euros em jogo, muitos interesses estão em causa, mas os que me conhecem sabem que o meu interesse será sempre o do município de Loulé”.

Segundo ainda o «Observatório», salvou-se do marasmo geral da discussão a intervenção do representante da ACRAL que pôs o dedo na ferida: “Estão a discutir uma questão meramente imobiliária. Porque é que a Câmara não manda fazer um estudo de impacto económico, já que outras entidades não o fizeram?

Está bem perguntado...

11 comentários:

Bigodes disse...

Está visto deu para perceber que o Seruca o chefe na qualidade da maioria absoluta que tem vai fazer o que lhe der na real gana.
Estas reuniões é tudo uma fantoxada despretigiante para a saloiada como eu que estava-mos no corredor ou nas escadas alguns a falar tão alto que não deixavam ouvir nada.
Os diferentes pontos de vista vão provocar danos irreparáveis a todos os empresários do concelho.
Manifestamente ninguém acredita que a máquina PSD vai dar mão ao espectáculo de marketing com teleponto e tudo que o grupo Aucham apresentou as criancinhas figurantes do Ps e contratados não vão ter força para demover o chefe que já decidiu pela zona sul IKEA.

Bigodes

Anónimo disse...

Dr Seruca não sei porque estava tão nervoso, eu decido? Pensava eu que todas as situações deste genero eram decididas pela Assembleia. Onde está a sua democracia Dr? Não fale dos outros presidentes o Sr já atrasou o concelho bastante nunca teve saboderia para andar na vanguarda, é triste eu fazer este comentário mas é a realidade. DR o Sr é Muito parecido com o camaleão conforme é a situação assim é o fato que veste. Ainda hoje vi o que fez a um cidadão de Loulé que desde o primeiro dia vestiu a camisola PPD-PSD, não faça isso são pessoas com idade de ser seu pai, respeite para ser respeitado, não é com arrogancia e vinganças.

Anónimo disse...

Se o Dr. Batão diz que ele é que decide, para que é que serve estas reuniões da assembleia?
Arrogância. Ainda por cima o José João cortou-lhe as vazas e ele ficou pior que estragado.
Se pudesse tinha dado porrada ali mesmo ao homem
ah ah ah ah !

R. Pinto disse...

Não questumo ir a estas coisas mas o meu genlro tinha-me dito que ontem havia de ser muito bom porque ia decidir-se onde ficava o supermercado do Reinaldo e o do tal Ikeia mas fiquei muito deziludido.
Aquilo não é nada os do PSD só fazem o que manda o Dr. Seruca e repetem-se todos o mesmo. Ali é aquele senhor de cabelo branco e o meu patrício Helder que dizem alguma coisa de jeito e do lado do PS só aquele que trabalha na EDP é que diz coisa com coisa. O resto mais valia estarem quietos. Também não sei para que servem tantos se só o Dr. Hugo é que fala mas tudo o que diz esta-se mesmo a ver que é só por ser contra o Dr. Seruca e nem se entende o que fala mas parece que é só para perder tempo.
Diziam que esse é o futuro candidato do PS há camara mas se é assim estão tramados os PS porque levam ainda uma purrada maior do que o Varinhos.
Para mim a reunião valeu zero.

R. Pinto

Luis disse...

aquilo é que é a oposição?
É só um que tem alguma opinião e mesmo assim ninguém, percebe o que quer. É uma tristeza.
Via-se que o Reinaldo tinha os todos comprados e até o sr. da CCR nem sabia o que havia de dizer para não estar contra eles.

Anónimo disse...

O Apelónia e o Teixeirinha nem abriram o bico. Lá viram abalar uma data de milhares de euros. Com a mania que são espertos, lixaram-se.

T. A. N. disse...

Gostei daquela do Dr. Imídio dizer que os estudos servem para gastar uma pipa de massa para no fim darem as conclusões que intressam a quem encomenda o estudo. Acho que ele estava a referir-se so estudo dos jovens empresários que pagou a garvetur para dizerem que o melhor terreno era o deles.
Fantochadas!

Anónimo disse...

vai decidir nem que seja sozinho?????????

então para que serve a vereação e a assembleia???????

alguem tem duvidas qyue este homem é um despota??????

Anónimo disse...

Pois é! O IKEA ia lá fazer o quê? Perder tempo?????
Se já tem garantias, vão ter de dar satisfações a Hugos, Jamilas, Josés Joaquins e outros patetas?
Ou vai dar confiança ao carlinhos bloquistra?
Tiveram juizo. Há formas melhores de gastar o tempo.

Anónimo disse...

Estas guerras nada trás de bom a Loulé, depois do que foi dito pelo Presidente na Assembleia onde estive presente e depois de o ver esta manhã na Avenida em Loulé e bem disposto leva-me a crer que se passa algo de muito mau na nossa comarca e se estiverem a ver TV como eu já ouviram e viram que amanhã se realiza no estádio de Faro a final da liga e aparece a foto do Dr Macário. E o Dr Seruca que com os impostos dos municipes de Loulé paga as despesas do ELEFANTE BRANCO ONDE É QUE SE ENQUADRA NESTE FLASH TELEVISIVO? Ele está a defender quem o vai enterar na politica. Na campanha devias ter falado de todos estes projectos mas preferiste enganar quem votou na tua pessoa. E o Eng. Graça esse coitadinho só seve para abanar a cabeça a comfirmar o que o presidente diz, as meninas de Quarteira nem a zona de Quarteira defendem têm 0m2 por mil habitantes de grandes superfices, o jornalista de Almancil esse estava em partime bonita Assembleia para dizer a parvos como eu que lá fui QUEM DECIDE SOU EU. Isto é que é democracia

Anónimo disse...

Depois do que ouvi do Sr Batão quer propor a todos os louletanos que se faça uma estátua ao Presidente e que seja inaugurada no seu mandato. Eu é que dicido!!!!!!!!!!!!!!!!!!!