já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sábado, 13 de março de 2010

Mafra: 32º. Congresso do PSD

o último discurso de manuela
Imagem: Manuela Ferreira Leite fazendo o seu discurso de despedida
Goraram-se-me as perspectivas: o Congresso irá mesmo durar os dois dias previstos.

Quando Rui Machete deu a notícia, metade da casa bateu palmas e outra metade suspirou conformada. Lá se vai a hipótese de gozar um resto de fim-de-semana tranquilo e soalheiro, num ano em que o sol não tem sido rei.

E sabe-se bem que um dia de Congresso chegaria; porque a única novidade esperada serão as alterações estatutárias anunciadas, já que o resto se resumirá a um palco de comícios em que os quatro candidatos se irão exibir, esgrimindo argumentos ditos e reditos - para não cconvencerem ninguém, porque quem tinham que convencer... já estão convencidos.

Ferreira Leite acabou agora mesmo de fazer o seu discurso. Um discurso que lhe serviu para dizer que o que dizia há dois anos, em Guimarães, bateu tudo certo. Como se fosse preciso ser pitonisa para adivinhar o inevitável caminho que o país vem seguindo. Há dezenas de anos, desde os tempos de Cavaco, quando entraram milhões e milhões duma Europa que, para nós, era «nova».

Mas o discurso de despedida de Manuela, acredito, terá sido o que de mais importante sairá deste congresso.

A ainda presidente do PSD assentou o discurso em três pilares: a justificação dos maus resultados, que se ficaram a dever à credibilidade da argumentação utilizada; a análise transversal aos problemas do país e da sua governação, sem esquecer a sua tão «querida» asfixia democrática; o retrato do presente do partido que ela lega ao sucessor, credível aos olhos dos cidadãos, e do que se pretende para o futuro, tanto no PSD como no país.

A tarde vai ser uma seca, de certeza. A menos que Alberto João venha animar a malta com o desbragamento das suas propostas quase sempre surpreendentes. Para já, ainda não apareceu na sala. Deve estar a tentar convencer Marcelo para se deixar arrastar na ilusão de uma votação no dia 26, pois as candidaturas poderão ser apresentadas até dia 19.

E pronto. Esperemos pelo que nos trará a hora de encerramento, amanhã.

Por agora, vamos então a esse cabrito à padeira, no restaurantezinho discreto que o amigo Salvado aconselhou.

15 comentários:

Anónimo disse...

Hó arqutecto... onde estava você que eu não o vi?
Mas ao menos tem estado a gostar?
Amanhã vou ver se o encontro e pode ser que me indique esse tal restaurante, se achou que valou a pena.
Um abraço.

R.L.

Apoio A-Branco disse...

E os discursos dos líderes, Lourenço, você não comenta?

A. Milhazes disse...

Que atire a primeira pedra o Politico que nunca mentiu. Mas não se demitam senão ficamos sem Políticos.

A. Milhazes

Anónimo disse...

À pergunta Se se concluir que o primeiro-ministro mentiu ao Parlamento no caso PT/TVI, se for eleito líder, o PSD apresentará uma moção de censura?, PPCoelho respondeu:Como SERIA POSSÍVEL manter um governo em que o primeiro-ministro mente? (...)AGORA, ACHO QUE NÃO DEVEMOS ESTAR A PARTIR DE CONCLUSÕES QUE NÃO EXISTEM.

Marta disse...

Fácil! Literalmente obrigando toda a gente a aceitar como verdade, sob pena de duras sanções. Há quem lhe chame fascismo.

LOL LOL LOL

Dias disse...

Por amor de Deus... Esta balofa se vai parar à liderança do PSD eu fujo deste país... Balofa Mentirosa... É horroroso e mentiroso, criticou as eurodeputadas do PS mas ele é pior...

Anónimo disse...

Rangel acha que os Portugueses são todos atrasados mentais.Com a palhaçada que o PSD anda a fazer, com a apresentação de ZERO ideias para melhorar o país, só mesmo um dos responsáveis do PSD pode ter ume esperança destas, quase que acredito que se houvesse eleições agora, o PSD nem em 2º lugar ficava...

Salvador disse...

Tanto Aguiar Branco como Ferreira Leite, assim como muitos outros, não querem largar estes lugares que oferecem fabulosas reformas..

Farto Disto!!! disse...

Ora então chegou outro MESSIAS, e vão 4 e todos uns grandes estudiosos, de que, qual será a melhor maneira de arranjar um melhor tacho. O Povo que se lixe. Todos sabem como tirar o PAIS da situação que está mas não ajudam, PORQUE? Pois quero é poleiro. venham lá esses votos, porque eu vou continual a dar cabo da cabeça do ZE POVINHO

Anónimo disse...

Pedro Passos Coelho disse ao presidente do PSD/Madeira, Alberto João Jardim, que sabe perdoar e que espera que ele também saiba. Jardim imediatamente mostrou o seiu apoio a Rangel!!!
ehehehe

Anónimo disse...

Um dos oradores rejeitou a água e pedi um copo de vinho, mas lembrou que a água era para meninos de leite. Quais os meninos que vêm agora? COELHOS,BRANCOS OU PAULOS?

Anónimo disse...

São mais rupturas de estilo ( não de forma igual nos três candidatos) do que de conteúdo. A ver vamos!

Anónimo disse...

E assim estes candidatos são também três candidatos de ruptura." ahahahahahah

Anónimo disse...

Clube das anedotas!

R.L. disse...

Pensava que o Arquitecto era delegado, afinal ficou na bancada dos observadores não? É que o partido não credenciou os bloguers!

R. L.