já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

quinta-feira, 18 de março de 2010

Mais de meio milhão de desempregados

como irá o «pec» lidar com esta situação?
Imagem: O desemprego durante «a grande depressão» - colhido na Net
O número de desempregados inscritos nos centros de emprego em Portugal subiu 19,6 por cento em Fevereiro relativamente ao mesmo mês do ano passado e aumentou 0,2 por cento face a Janeiro - refere o Instituto de Emprego e Formação Profissional numa nota divulgada ontem.
.
De acordo com os dados desse Instituto, no final de Fevereiro, encontravam-se inscritos nos centros de emprego do Continente e das Regiões Autónomas 561.315 desempregados, mais 1.003 indivíduos do que no mês anterior.
.
O desemprego feminino é maior que o masculino e no Algarve, há 28.867 desempregados inscritos.
.
A nota nada refere relativamente à situação de primeiro emprego; mas damos por bem reproduzir aqui um comentário de um leitor, há dias enviado a propósito de um post do ‘Calçadão’.
.
Descontando o tom vagamente amargo-jocoso, vale a pena meditar:

"… estes governos têm feito muito pelo incremento do emprego na região! Não há dúvida!...Sobretudo, pelo emprego dos jovens.

Vejam o meu exemplo, que é o retrato de muitos jovens da minha geração:
.
Licenciei-me há meia dúzia de anos. No entanto, apesar disso a minha situação laboral é precária. A maior parte dos anos tenho estado desempregado, embora, tenha tido empregos “inferio-res”, muito aquém das minhas habilitações e muito diferentes da área em que me licenciei.
.
Diz-me um «jotinha» amigo: Inscreve-te para político. Há quem garanta que é o caminho certo e mais fácil para arranjar um bom trabalhinho, e mais: começamos logo como chefes e é muito bem remunerado.
.
Fiz o meu currículo, mas deparei-me com a barreira da minha profissão. Afinal quem sou eu? Nem profissão eu tenho!
.
Aconselhei-me com o meu amigo «jota», que em tempos passou pelo mesmo. Ouvi outras pessoas da área da política e acabei por seguir o seu conselho.
.
Completei o currículo. Seguindo os conselhos, agora… sou «CONSULTOR».
.
De quê? Isso interessa?
"

9 comentários:

Anónimo disse...

Não acabem com esses escândalos dos subsídios de desempreg como eles estão agora e depois cá estamos nós todos para pagar. Quem recusa um posto de trabalho NÃO PODE ter direito a continuar a receber subsidio de desemprego!
E o escândalo do RSI é outro. Que obrigação temos todos de pagar a ciganos e outros que nunca colaboraram para o bem comum para que continuem a nada fazer????

Anónimo disse...

se há 28 mil desempregados inscritos eu pergunto quantos deles querm mesmo trabalhar?

Martinho disse...

se não acaberem com estas leis dos subsídios estamos todos tramados e o desemprego há-de ser sempre grande porque as pessoas não aceitam empregos que não sejam sentados a uma secretaria e isso.

Realmente é de rir disse...

Ahahah, este artigo com comentário tá de morte! É a melhor anedota do mês.

Esta de se inscrever para emprego de político é do mais cómico que já li.
Força. Inscreva-se sim como político-consultor.
Assim como assim, segue a linha vairinhista. À boa maneira dos socialistas desempregados ou à caça de “taxo” que dizem ser consultores.

Pelo menos na lista dos socialistas à câmara eram quase todos “consultores” e na é que os homens continuam desempregados?!

Anónimo disse...

Os PS também são consultores? Não admira, também se não fosse o PS não arranjavam tachinho nem emprego.

Anónimo disse...

Vou seguir o conselho do leitor... vou-me inscrever numa jota. Não interessa qual. Socialista ou socialista e democrata porque as outras não interessam porque não têm tachos para dar.
E vou-me inscrever nessa Ordem dos Consultores.
ehehehehehehehe!
De quê? Como diz o leitor, isso interessa?
Boa noite.

César C.

Sá Kanas disse...

Quem eram os consultores da lista? O Vairinhos? Se calhar o Felizardo Viegas e a Fatima Quirino. Eram 3 belos consultores: um consultor de obras feitas, outro consultor de nada fazer e a outra consultora de... sei lá! O Vairinhos é que devia desaber.

Consultado disse...

Ordem dos consultores???? Essa não conhecia

Anónimo disse...

Acabem com o subsídios aos ciganos!
Dão lhes casa, dao lhes água, dão lhes lisenças para venda ambulante, dão lhes RSI e os subsídos todos das famílias e vão lá ver em que carros é que eles andam montgados.
Pagos a pronto porque ninguém lhes vende a credito.

M. A.