já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

domingo, 14 de março de 2010

PSD deitou às malvas o termo «democrata»

lei da rolha: é proibido discutir e criticar

Parte um

Santana tem a «má moeda» atravessada nas goelas. Atirou – e bem – a pergunta a Cavaco Silva, sugerindo Sócrates: "«esta» é a boa moeda?!...". Eu compreendo-o.

Mas a proposta de alteração das normas sancionatórias, concreta-mente do artigo 2º. dos estatutos, é uma inacreditável norma «esta-linista». A norma que foi aprovada por mais de dois terços (e eu tenho dúvidas de que alguém tenha tido a consciência daquilo que votou, porque todos só estavam preocupados com a organização das listas de deputados) considera violação da norma sobre lealdade ao programa e estatutos do partido, "especialmente quando a mesma se consubstanciar na oposição às directrizes do partido do período de sessenta dias anterior à realização de actos eleitorais nos quais o PSD se apresente ou apoie candidatura".

Que é isto, senhores? O Partido ensandeceu?

Santana explicou que é uma infracção grave a "expressão em público de posições divergentes das assumidas pelos órgãos do partido".

Pensava eu que isto é uma grave limitação da liberdade de expres-são e pensamento dos militantes – mas haverá, com certeza, lugar a uma interpretação do Tribunal Constitucional.

É que esta proposta abre claramente a possibilidade de colocar a rolha na boca dos militantes, deixando-lhe uma espada sobre a cabeça dos que criticarem no futuro a direcção do partido.

Inacreditável! E falam estes fulanos em «liberdade de expressão». Isto começa a parecer-se, cada vez menos com um partido político e cada vez mais com uma «jugoslávia».

É uma norma (inconstitucional) que será revogada, seja quem for que venha a ser eleito no dia 26.

Parte dois

Chegados ao fim deste congresso, uma palavra sobre Mendes Bota. Finalmente, por uma vez, gostei de o ouvir. Não por aquela espécie de chantagem quando «ameaçou» que este poderá ser o seu último congresso, já que poderá ser o fim da sua militância e da sua vida política, farto de ter “as costas cheia de cicatrizes”.

Não também quando, com mais um dos seus lapsus linguae quando chamou a atenção “p’ra quem ter (sic) dúvidas” para o seu apoio a Passos Coelho.

Gostei da forma como o disse, demonstrando uma convicção e ênfase notáveis. Mais nada. Eu nem sequer apoio Passos Coelho…

Ah… e Jardim, afinal, não veio fazer nada, para além de ter - «castigado» um candidato tirando… a cartola do coelho no momento patético do congresso e do reino dos coelhos…

E Marcelo, com um discurso brilhante, acabou por fazer o que lhe era esperado: não teve coragem de avançar. Normal.

Até ao próximo congresso. Se ainda houver.

32 comentários:

José disse...

Nesta ainda nova democracia
há um livro com muita folhas
e a partir de hoje, deste dia
vai haver mais bocas com rolhas

boca fechada não entra mosquito
toda a vida ouvi dizer
mas assim não é bonito
estar fechada sem querer

Anónimo disse...

Agora somos o PSE - Partido Social Estalinista !!!!

Anónimo disse...

Aprovada uma estratégia politica, os militantes de um Partido tem que respeitá-la.
Não vem nenhum mal á Democracia se isso ficar escrito e mostrado um cartão amarelo a quem se afastar do que foi aprovado ,maioritariamente,em Congresso legítimo e de porta aberto.
Liberdade de expressão é outra coisa e nós todos sabê-la-emos defender.

Sérgio disse...

O PSD propõe sanções para quem nos 60 dias anterioes a actos eleitorais, criticar o lider!!!
Independentemente de ter razão,acrescento eu !
E se tecer LOAS ao lider será "CONDECORADO"?
Quem foi o "ILUMINADO" que se lembrou de tal ?
Devia estar sonâmbolo !

Anónimo disse...

O PSD tem muitso barões despeitados que acertam contas com o Partido, lixando-o Devem ser corridos...

Félix

Anónimo disse...

Porque num Estado de Direito e numa Democracia, não deve ser permitido que num Sindicato, num Grupo Desportivo, numa qualquer empresa comercial e muito menos num partido politico tenham Estatutos que de qualquer forma possam impedir ou restringr a liberdade de expressão dos seus membros...Portanto os militantes do PSD devem ser libertados da mordaça aprovada no seu Congresso. Agora, todos os candidatos à liderança se manifestaram contra, antes de serem eleitos, mas seria bom saber-se qual a posição daquele que depois fôr eleito. Será que depois lhe faz jeito a mordaça nos militantes?

S.L.D. disse...

Por muito boas intenções que os promotores desta iniciativa tenham, só a perca de memória das ditaduras pode justificar pensamentos anti-democráticos.
O PSD jamais poderá ser governo em Portugal com estas atitudes internas, pois tal e qual PCP e BE só nos servem na maioria para protestar e nunca para nos governar.
É de uma total indiferença e desconhecimento dos portugueses esta decisão, pois liberdades não são negociáveis, não sendo o único direito, ele é fundamental em democracia,e, para não falar na inoportunidade, visto neste momento haver um amplo debate nacional ácerca das liberdades de expressão.

CARTÂO VERMELHO AO PSD e para meu desgosto pessoal CARTÂO VERMELHO (ESCURO) A SANTANA LOPES!!!!!!

Decepcionada ! disse...

Estava convictamente à espera que deste congresso saísse um novo PSD para responder aos diversos desafios que temos pela frente. Afinal, mais do mesmo.

Anónimo disse...

PSD (Partido sem Democracia)... e já agora, da intriga e do maldizer. Não tem ponta por onde se lhe pegue. O PS está como se vê, a pivatizar, a tirar subsidios de desemprego. O PP é comandado por um louco varrido e desaparece se ele se for embora. O PCP é mais conservador que o PP e o BE agora volta leis só por serem contra o PS... Alternativas?!?

Anónimo disse...

Epa,falam dos outros,da asfixia democrática,do atropelo á liberdade de expressão e á liberdade de imprensa...e,depois,aprovam uma caca destas ! Tenham dó ! ...Deus queira que eles não venham a ser novamente poder em Portugal !...a maior parte destes tipos nada sabe de democracia..e os poucos que a valorizam,saiem derrotados !....

Mário disse...

Deixem-se de fantasias ede palermices e vamos tirar este pobre País do atoleiro financeiro a que chegou!

Anónimo disse...

Esta posição dos congressistas , vem de encontro àquela célebre frase da Manuela Ferreira Leite "suspenda-se a democracia por seis meses.

Álvaro

Anónimo disse...

Estavam lá os quatro e nenhum deles abriu a boca a protestar naquela ocasião.

Anónimo disse...

Esta visto que o PSD está a mandar o povo preparar o traseiro para a Rolha (PEC) e isso só revela quem manda no PSD é Cavaco Silva

KK disse...

Cambada de burros, aprovarem uma coisa destas numa altura onde todos estão de olhos no PSD. É só dar munições aos adversários. Começo a duvidar da racionalidade desta gente.

Anónimo disse...

óh amigos, e aquela espécie de candidato que fala linguas que se farta??????
Uma peça bem boa para juntar à das Caldas, que pede um copinho de vinho, contra os copinhos de leite!

Anónimo disse...

Tristeza.
Quem vai ganhando com isto é o Governo.
Não saiu nada de novo deste congresso.
Com que linhas se irá cozer este PSD?
Deixei de ser sócio do Sporting graças ás birras do Santana Lopes e agora pondero deixar de ser militante também graças àquela figura que tenta ganhar algum tempo mas ainda não enxergou que o tempo dele já era.
PSD DESILUDIDO

Anónimo disse...

Vou já entregar o cartão laranja, antes que mo tirem. Heheheh

Saca Rolhas disse...

A lei da rolha no PSD/ Loulé sempre existiu,não é nova,os militantes PSD/ Quarteira sabem-no muito bem, há muitos anos que não podem abrir o bico umas vezes porque o chefe não quer outras porque não é oportuno outras porque já foi tudo decidido em Loulé.
Vamos lá ver na próxima Assembleia Municipal as rolhas que o Patinha Antão vai distribuir e enfiar na boca dos de Quarteira, Vou lá para ver!
Saca Rolhas

Anónimo disse...

Bravo SACA ROLHAS
É assim mesmo. Quem não estiver de acordo com as ideias deles bem que pode ir dar banho ao cão.
Ainda por cima há um vereador que diz uma coisa e depois já não é bem como se diz.
Há várias Associações do LC que já estão a sentir na pele as artimanhas do vereador da CULTURA, DESPORTO, TRANSPORTES E BAILARICOS.
Pois claro para fazer bailes semanais recebem subsídios chorudos, os outros que tem actividades ficam a ver passar o barco. Deixem vir o Verão e é ver o fartote de apoio ás festarolas.
E quem falar muito para o ano ainda recebe menos, ai de quem se meter com o homem.
Alberto João em Loulé?
Eh Eh Eh.
Que desilusão o meu PSD de Loulé.

Anónimo disse...

Investiguem e haverá surpresas.
Não se acusa quem quer que seja mas não há fumo sem fogo.
Conheço algumas instituições que vão sair prejudicadas.
Perseguição politica?
Birra de vereador vedeta?
Brevemente haverá novidades.
Quem tem nas direcções malta PSD está safo.
Quem não tiver que se desenmerde e vote neles outra vez nas próximas eleições.
O PS nacional está na maior graças ás azelhices da oposição, por cá temos a mesma coisa.
Louletano cusco

Anónimo disse...

PSD (Partido sem Democracia)... e já agora, da intriga e do maldizer. Não tem ponta por onde se lhe pegue. O PS está como se vê, a pivatizar, a tirar subsidios de desemprego. O PP é comandado por um louco varrido e desaparece se ele se for embora. O PCP é mais conservador que o PP e o BE agora volta leis só por serem contra o PS...
Onde estão as alternativas afinal?

Anónimo disse...

Não deve ser assim tão importante. Por um lado nenhum outro partido comentou, por outro o PS voltou a ser infeliz, por ter comentado e por ter papagueado o chavão dos comentadores que mais pareceram aqueles arbitros que querem ser parte integrante do jogo!

D. disse...

quando a Dª Manelinha disse para se parar a democracia seis meses, pensei esta senhora só pode estar a brincar. Mas não essa era mesmo uma das ideias da senhora de fosse poder. Não o conseguiu para o país conseguiu no seu partido, mas não ficar com o onús da culpa, nomeou um sem vergonha qualquer, digo isto porque este Sr. se tivesese vergonha calava-se e reduzia.se à sua insignificância, com esta senhora que sofre de claustrofobia democrática no momento não faz comentários, porque será?, vá ao médico e cure essa doença e mande esse rapazinho para o diabo que carregue

Anónimo disse...

Não sou PSD. Evidentemente ainda simpatizo menos com o PS. Esse tema só diz respeito ao partido, nos seus estatutos. Para o partido só vai e só está quem quer. Não vejo que isso interfira na vida do comum cidadão ou dos elementos de outro partido. No caso do PS verso Manel Alegre, só não lhe foi aplicada a lei da rolha devido ao peso que tem, caso contrário, pelos comentários dos.. a exemplo José Lelo, deveria ter sido expulso! Não é assim?

Serpa disse...

O Aguiar Branco, que nunca terá o apoio das bases do PPD/PSD , que reconhecem nele um egocêntrico que despreza o partido, não olhando a meios para se auto promover na imprensa, só pode usar este pretexto da inconstitucionalidade como fuga e cobardia em relação aos delegados do congresso. Porque que é que ele não se insurgiu com veemencia no congresso frente aos delegados? Porque é um socretino cobardola.

Franciso H. Lopes - Paris disse...

Ninguem contestou,nem votou contra,agora são todos contra.Afinal o congresso foi para quê?Só para os barões e baronetes se afirmarem,como donos do P.S.D.,na feira de vaidades em Mafra,em directo e a cores!

Anónimo disse...

Estes totós deram mais um tiro no pé. Agora tentam remediar o estrago. No congresso, votaram em maioria, agora, depois do escândalo, são todos contra. Esta gente tem tudo na cabeça menos um cérebro funcional.

tá-tá disse...

As punhaladas e traições de que se queixam estes democratas do PSD têm obrigatoriamente de se resolver de outra maneira, mas não com a estúpida "lei da rolha". Qual maneira? Há tantas...

Anónimo disse...

Todos os quatro candidatos à presidência do PSD são contra a medida censória ( por uma questão de imagem, claro está). No entanto ela foi aprovada por mais de 3/4 dos congressistas. Será que estamos a falar do mesmo PSD? Ou será que o PSD se transformou num partido de duas caras que faz o mal e depois finge que defende o contrário, apenas para esconder o que é?

Raul disse...

Muito bem,confirma-se aquilo que já sabiamos: A maioria PSD é a favor da censura. Nem a Assembleia Nacional do António das botas teria feito melhor.Parabéns aos coveiros do PSD.

Anónimo disse...

Tanta sacanice nos partidos!
a má-moeda-santana não quer que voltem a falar mal dele....