já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Exploração de gás no Algarve

o moço que não conhece o “lobby” do turismo

Nuno Aires, o inefável presidente do Turismo do Algarve, rejeitou, em declarações à Lusa, a acusação do presidente da Partex que diz haver pressão do “lobby” do Turismo para atrasar o projecto de exploração de gás natural ao largo do Algarve.

Aires afirmou que não conhece, nem considera que haja algum -“lobby” do Turismo que vá no sentido de travar a exploração de gás natural no Algarve. “A única coisa que temos chamado a atenção, e continuaremos a chamar, é para o facto de que o Algarve é o principal destino turístico do país e tem uma elevada contribuição para o Produto Interno Bruto” – disse.

Coitado do moço! Que ingénuo que ele é!

Já em 7 de Junho do ano passado, numa conferência em Loulé, Costa Silva, administrador da petrolífera Partex tinha criticado o Governo pela negligência sobre a pesquisa de gás natural no Algarve, declarando que a região tem reservas suficientes para cobrir o consumo interno de Portugal durante 15 anos.

O assunto arrasta-se desde 2002, quando a Repsol ganhou o concurso para proceder à exploração

José Silva estima que o gás que se poderia retirar do Algarve pouparia ao país “entre 1400 a 1500 milhões de euros por ano”, gerando emprego e diminuindo a dependência energética de Portugal em relação ao exterior.

Já nessa altura o administrador da Partex denunciava o lobby do turismo algarvio como um opositor à prospecção, por esta vir «prejudicar o turismo», ainda que não se conheça qualquer estudo que demonstre incompatibilidade entre as duas actividades.

Mas só o presidente do Turismo do Algarve não conhece o “lobby”. Coitado! Tem andado tão ocupado a ver como é que não há-de perder o tacho, que nem tem tempo para se informar dessas coisas…
*

3 comentários:

Anónimo disse...

Outro que dá facadinhas nas costas... O António Pina que diga!

Anónimo disse...

Lembram-se do Penedos?!... Um dia era funcionário da EDP e defendia a construção da Barragem do Foz Côa. Depois foi para o governo e passou a defender as Figuras Rupestres.
Deem um cargo um cargo a este na Partex que o rapaz muda logo de discurso.

Anónimo disse...

a custa do turismo algarve tem secado tudo o mais: pesca, agricultura, indústria.... Não se esqueçam disso. Como vai ser difícil competir em termos de $$$$ com outros destinos, quando o turismo for ao fundo, ficamos sem nada.