já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Vistas largas em Albufeira e Portimão

contra passagem de ano para 'cumprir calendário'
Imagens e fonte: jornal «barlavento»
Era de esperar: Portimão e Albufeira tiveram o olhar de meio-mundo preso aos espectáculos de fim de ano.

Portimão

Noticia o jornal «barlavento» que “a aposta que o município de Portimão fez nos artistas portugueses e na passagem de ano alargada «revelou-se um sucesso em toda a linha e atraiu cerca de 150 mil pessoas ao município, o que se traduziu num impacto directo na economia local na ordem dos 12 milhões de euros".

É uma aposta que “desde 2005 e de forma precursora, o município tem adoptado em termos de conceito de fim-de-ano alargado a vários dias e que recente estudo da Universidade do Algarve sobre o perfil dos turistas deste período confirma como a mais acertada: cerca de 70% dos que aqui passam o ano vêm de outras regiões do país expressamente para o efeito e ficam alojados em Portimão, procuram as diversas opções para todos os gostos ao seu dispor e gastam uma média diária muito próxima dos 60 euros” - di-lo Manuel da Luz, presidente socialista da Câmara de Portimão.

E conclui o jornal: “ainda em tempo de balanço, já se trabalha para que Portimão ultrapasse estes números no final de 2011 com um programa ainda mais atraente”.

Albufeira

Pois o social-democrata Desidério Silva decidiu não ficar atrás. Ainda que com menos gente a assistir, mais de 100 mil pessoas presentes na Praia dos Pescadores, celebraram a entrada no novo ano em Albufeira.

Jogou com a curiosidade dos telespectadores sobre quem seria o vencedor da final do programa «Ídolos» e, “através da SIC e da SIC Internacional, a imagem da Praia dos Pescadores chegou a milhares de lares em todo o mundo. Uma jornada promocional que abre um novo ciclo nas celebrações do fim de ano, na cidade”.

O município juntou à festa uma exibição de Paderne Medieval, promovendo, deste modo, também aquela iniciativa e aquela freguesia. A presença de Marisa apenas veio dar mais um pouco de lustro a uma noite inolvidável.

Foi pois com visível entusiasmo que o presidente da Câmara de Albufeira afirmou, também segundo o «barlavento», que “Esta noite demonstrámos que este formato de entretenimento foi uma aposta ganha, mas sobretudo mostrámos este fantástico cenário a milhões de pessoas em todo o mundo. (…) Toda esta promoção abre um novo ciclo que se irá reflectir nas próximas passagens de ano, porque acredito que muita gente teve vontade de aqui estar ao ver as magníficas imagens transmitidas”.

E que faz Loulé, entretanto?

Aqui o município, sob a capa da economia, montou, na Praça do Mar, em Quarteira, um palcozinho que envergonharia o mais recôndito lugar do interior, pôs lá em cima um qualquer Xico Barata descoberto talvez à última hora numa actuação na feira do Barranco do Velho e pronto: está armada a festa.

Agora é só esperar até Novembro ou Dezembro para preparar outra festinha «mixuruca» que não dê trabalho, que não tenha “um impacto directo na economia local”, nem que mostre “este fantástico cenário a milhões de pessoas em todo o mundo”.

Porque ninguém se irá dar ao trabalho de vir a Quarteira, em pleno inverno.

E porque os quarteirenses, mal acabem os foguetes… ora, que vão para casa acabar de comer as passas!...
*

6 comentários:

pescador disse...

Em Quarteira, somos desgovernados por pessoas que desconhecem os problemas de quem vive numa terra de pescadores e de turismo.
A Câmara de Loulé usa indevidamente o slogan ''inspiramos a diversidade''.
O snobismo desta gente chega a ser gritante, esquecem-se que também somos gente cá em baixo. Devido a estes e outros problemas, custa-me crer na boa vontade ''deles''.
Pescador

Anónimo disse...

Quis o destino que esta Cidade de Quarteira não fosse Concelho e que continue amarrada a uma sede de Concelho Loulé terra com histórico serrano que não está minimamente interessada na nossa promoção e desnvolvimento até Vilamoura já o está a sentir essa imcompetência ser Cidade não nos beneficiou em nada seria melhor que o não fosse e creiam que cada vez vamos levar mais cortes.

Anónimo disse...

Sempre temos sido governados por autarcas de v istas curtas!

Desde sedmpre. Só por isso pudemos ter na presidencia da camara de Loulé gente como o Cavaco, o Botas, o Vairinhos...

Gente pouco inteligente e sem visão de futuro.

Anónimo disse...

Quando disse Cavaco, Botas e Vairinhos devia ter mencionado também o Batão Seruca Wmidio. Mas este ainda tem 2 anos e picos para se redimir, apesar de estar farto dde ddemonstrar que visão... é coiosa que só tinha no cartaz de campanha!

Anónimo disse...

Mas qual 2 anos e picos dentro em pouco temos ai o home de salir.

Anónimo disse...

Quando não conseguimos nos evidenciar pelas nossas qualidades a nossa obstinação passa a ser vasculhar e evidenciar os defeitos dos outros.