já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sábado, 8 de janeiro de 2011

Vereador representa partido ou eleitores?

posição responsável é a que apresenta alternativas
Um exercício curioso, para um munícipe interessado, é a leitura das actas das reuniões de câmara. Sempre que a disponibilidade de tempo me permite, não me dispenso de fazê-lo e, com desgosto, ve-rifico a forma como decorrem muitas das deliberações da vereação, particularmente no que respeita às atitudes levianas como os verea-dores do Partido Socialista encaram assuntos que dizem respeito à vida de todos nós, assumindo cegamente posições meramente partidárias, que se percebe serem, tampouco, produto próprio.

Não admira pois que a acta de 7 de Dezembro do ano que findou deixe transparecer o justificado azedume com que o presidente da autarquia reagiu quando, depois de serem prestados todos os necessários esclarecimentos, os socialistas apresentaram uma longa declaração de voto que deixa, no seu texto e contexto, transparecer posições que, inclusivamente, não são consentâneas com as tomadas por eles mesmos na própria reunião.

Reagiu, segundo a acta, o edil de Loulé: “Relativamente à posição dos Senhores Vereadores da oposição, surpreenderíamos se tivessem uma postura mais responsável para com a vossa posição. Não faria sentido outra atitude se não a abstenção. Mais uma vez ficou provado que não se justifica [dar] as explicações porque a posição é predefinida partidariamente e não há autonomia para alterar a posição de voto. Mas o certo é que tem sido sempre assim. De qualquer forma acreditamos que este é um processo evolutivo e mais tarde ou mais cedo irão compreender as nossas posições. Mas o mais preocupante é que os votos nas matérias mais importantes são meramente «contra», sem haver propostas concretas para demonstrar que existe outro caminho que seja mais adequado e é mais flagrante quando as indicações das propostas são muito mais fundamentalistas daquelas por nós propostas”.

Realmente, é tempo de que os eleitos locais comecem a perceber que quem os elege não são os emblemas dos partidos, mas sim as pessoas que neles confiam, para que eles possam ser intérpretes dos pensamentos e vontades da população.

Não o fazendo, estão a contribuir para a falência e descrédito de todo o processo democrático.

PS. E por falar em actas da CML: não parece indesculpável que a última acta publicada se reporte a uma reunião realizada já há mais de um mês?

Mas muito pior que isso é o que se passa com as actas da Assembleia Municipal - a última acta publicada refere-se à reunião de 19 de Março (!) do ano passado.

Não lhes parece que os munícipes merecem um pouco mais de respeito? Ou os funcionários afectos à AM de Loulé têm assim tanto que fazer que lhes não permite, em nove meses, transcrever uma acta do órgão deliberativo do município?
*

10 comentários:

Anónimo disse...

Os empregados do Dr. Seruca têm muito que fazer, não tem tempo para actas!

Anónimo disse...

Os vereadores socialistas não sabem se quer o que lá estão a fazer. Tem uma que é empregada do Turismo que é uma vaidosa pateta que andou sempre pendurada nas cuecas do Vairinhos e ela acha que é a maior mas não sabe nada e agora tem o filho do Pedro Oliveira que nem deve ler os papeis que vão há reunião e tem outra vereadora que o PS não lhe deu confiança.
Como é que o Dr. Seruca há de ter consideração por gente dessa?
Quanto as actas acho que é o GRANDE director municipal que tem culpa mas com aquela figura quem é que o vai respeitar?

Anónimo disse...

Essa Fátima foi sempre uma intriguista. Aqui na CML não fez senão mal a uns e outros fiada em que era a menina bonita do Joaquim Vairinhos, outro arrogante.

Anónimo disse...

Azedume é uma palavra muito simpática! O Batão porta-se como um déspota ordinário. Não respeita nada nem ninguém que lhe faça frente ou não diga Amen a tudo o que ele diz!!!!!!!

Anónimo disse...

Um desleixo completo nessa Loulé Concelho!

Anónimo disse...

que triste é as pessoas viverem de injúrias e intrigas! Mal ou bem os vereadores do PS vão fazendo o que podem. São nem mais nem menos que 7contra 2.

Anónimo disse...

esses 2 vereadores têm mas é muita coragem...

Fátima Lopes, estilista disse...

Ah ah ah ah... Vereadores com coragem....
Realmente é preciso coragem para irem prás reuniões de câmara sem terem se quer lido os assuntos. Até o que levam escrito tem de ser escrito por o Faria!!!!
É só lerem as actas!
E a coragem da senhora Fátima a opor-se a que a câmara regule a situação dos trabalhadores da CML que aqui trabalham alguns há mais de 15 anos? Coragem???
Ah ah ah ah ah Quando o presidente olha para eles até se mijam!

Anónimo disse...

Nunca o PS esteve tão mal servido! O Vairinhos, o Costa, o Aleixo, o Murta marques devem rebolar-se de riso. Isso eram vereadores!

Marta disse...

O Presidente tem até paciência de mais. Estive a ler uma data de actas hoje e fiquei impressionada. Nem queria tar na pel do Dr. Seruca porque não tinha paxorra para aturar gente dessa.