já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Chegará a sua vez !

desligue o telefone, está a ser escutado !
Vou esquecer o que entendo por um certo contra-senso que há entre um curto artigo de Daniel Oliveira ontem no «Expresso» e o que hoje publicou no «Expresso online». Prefiro sempre valorizar o valorizável e desvalorizar o que penso que não vale a pena.

E, como ontem reproduzi Vasco Pulido Valente, faço hoje o mesmo, relativamente às palavras de Daniel Oliveira.

Quanto mais não seja, para que possamos aferir os nossos próprios valores com os valores de outros que, eventualmente, até podem estar em pólos opostos.

Ai vai a crónica de Daniel:

"Um semanário publica hoje informações sobre o conteúdo de escu-tas telefónicas que supostamente incriminam José Sócrates. Explica que não está a violar o segredo de Justiça. É tal a leviandade, que nem se apercebem que esse seria o menor dos problemas. Parece ser maior o temor aos juízes e ao Ministério Público do que o respei-to por valores essenciais. Tratam-se de escutas que nada têm a ver com o processo da sucata. Ninguém está a ser investigado por elas. O que o semanário em causa faz é usar um instrumento absoluta-mente excepcional, vedado a todos, a não ser em circunstâncias absolutamente extraordinárias, para fazer uma investigação de carácter político.

A partir de agora temos de partir do princípio de que tudo o que seja dito ao telefone pode vir a ser publicado num jornal, mesmo que a Justiça não lhe dê relevância. A partir de agora, os jornalis-tas, mesmo que por interposta pessoa, passaram a ter o direito a ouvir as conversas telefónicas dos cidadãos. Somos todos vigiados por uma classe (ou por alguns elementos dessa classe) que se julga proprietária dos nossos direitos, liberdades e garantias.

Poderão dizer que o semanário em causa está, com esta "investiga-ção", a defender a liberdade de imprensa. Já que o assunto, ao que parece, a isso diz respeito. Não, não está. Pelo contrário, está a ofendê-la.

Mas ainda que estivesse. Para se defender a liberdade de impren-sa não se podem violar os mais elementares direitos civis. Eu não quero a pata do Governo na comunicação social. Mas também não quero, seguramente, a pata dos jornalistas nos nossos telefones. Não prefiro o Big Brother dos jornalistas ao Big Brother de José Sócrates. Pelo menos, quanto ao primeiro-ministro, posso correr com ele.

O que se tem passado nos últimos anos é de uma enorme gravidade. É grave a tentativa evidente (sem serem necessárias quaisquer escutas) do Governo controlar a comunicação social. E esse apetite censório tem atingido níveis pouco habituais em democracia. E é grave todas as fronteiras éticas que alguma comunicação social tem ultrapassado. E é grave aquilo que alguns agentes da justiça parecem fazer, quando não conseguem levar os processos até ao fim, com os instrumentos que a lei lhes dá para uso absolutamente excepcional.

Esqueçam José Sócrates. Este país continua depois dele. Querem viver num lugar onde são escutados a cada segundo? Onde o direito à privacidade não vale um caracol? A RDA experimentou. Chamava-se STASI. Dizem que não era muito simpático."
Daniel Oliveira, in (www.expresso.pt), 5/Fev/10

17 comentários:

Margarida Ruela disse...

só neste País de gente cada vez mais sem valores vergonha e carácter é que é possível que certas pessoas alcancem determinados cargos.....
Margarida

Anónimo disse...

noticias dadas por um jornal da treta comentadas por alguém da treta. alguém dá ouvidos a esta gente? enfim.

PTR disse...

Agora e que Sócrates esta entalado. Rua com este homem já chega.

Anónimo disse...

Inquéritos mais inquéritos que a nada conduzem, deixem de ser mariquinhas e actuem e doa a quem doer, deixem-se de compadrerios uma vez por todas e deixem o lugar para outro

A. Moura disse...

"Escutas revelam que Sócrates e Vara tinham plano para antecipar eleições legislativas, utilizar dinheiro de empresas públicas na campanha e controlar a Comunicação Social."(C.M.) Ainda não vi ninguém desmentir categoricamente que isto é verdade. Conversas privadas são todas até deixarem de o ser.

Sousa Pinto disse...

Sócrates, por uma razão ou por outra, atraiu múltiplos ódios; É o caso dos juízes, que, pela 1ª vez em séculos, viram o poder político a mexer em privilégios arcaicos (caso das férias); É o caso dos profs, que pela 1ª vez passaram de avaliadores a também avaliados e que viram subtraída (os sindicatos) a gestão das escolas; É o caso muitos jornalistas, que tomaram como uma afronta a extinção da sua Segurança Social privativa (mas sustentada pelo Estado) e a inclusão no regime geral; É o caso de muito cronista de pasquim, especializados na trica e maledicência político-partidária, que perdeu mordomias e lugar na corte de S. Bento, outrora de Barroso e Santana; É o caso de Belmiro Azevedo, que culpa Sócrates pelo insucesso da OPA da SONAE s/PT. Enfim, muitos outros casos ainda existirão. Todos esses ódios, quais mastins, filaram as canelas de Sócrates desde que sentiram a 1ª fragilidade exposta, e foi o caso da licenciatura da Independente; A partir daí nunca mais os mastins lhe largaram as canelas.

Anónimo disse...

Sócrates está enterrado em evidências que justificam as suspeições que sobre ele recaem. E cada dia que passa aparece mais uma.
Os socialistas lá sabem com que linhas é que se cosem mas as evidências dizem-nos que se cosem com as linhas da corrupção, do compadrio e do tráfico de influências entre outras não menos importantes.

KOPIADOR disse...

É claro, desde a 1ª hora que isto é uma estratégia que obedece a um plano traçado pelo PSD, a que alguns outros franco-atiradores se têm juntado, e que tem como objectivo desgastar o PS e todos os seus dirigentes (já vem do tempo da “Casa Pia”) para que o PSD possa ascender de novo ao poder, porque de outro modo já viram que não conseguem.
Só que Sócrates tem demonstrado ser coriáceo, duro de roer e nem mesmo a tramóia das escutas que o PR Cavaco lhe preparou foi suficiente para o derrotar.
É assim que eu vejo, com toda a sinceridade toda esta trama. Por isso apelo a todos os socialistas para se “alistarem” neste combate vital pela verdade e democracia. Monizes e Manelas (bocas de inferno) e ladrões da alta finança (engraçado como se deixou de falar neles!), não passarão. A resistência estóica de Sócrates vai matá-los com úlceras gástricas!

Adozinda R. disse...

Como uma conversa privada serve de base para uma campanha partidária. O campo da justiça invadido pelos interesses do PSD.

Dinora disse...

Força Sócrates Não te deixes intimidar por estas corporações, trabalha por este País , até para os teus detractores, embora eles não mereçam, os c.... ladram e a caravana passa.

Adelino disse...

Desde que Santos Silva, para que não houvesse portugueses de 1ª e de 2ª , pôs a classe de jornalistas ao nível dos outros cidadãos, retirando-lhe a caixa especial que tinham , suportada pelo estado. na mesma altura o ministro da justiça , pôs os juízes a ter 1 mês de férias em vez de três, arranjando aqui nestas corporações dois inimigos de estimação, que nunca mais o largaram.

Anónimo disse...

Não entendo lá muito bem estas cenas de : ditadura, democracia !... se um gajo põe o pessoal a vergar a mola é porque é ditador.... se várias organizações, cada qual a roubar indiscriminadamente e a apontar as culpas uns para cima dos outros, e o povo a ver navios é democracia! Acho que já vou enxergando qualquer coisa.... mesmo assim há censura...

Félix

Anónimo disse...

Sócrates inventou uma nova pseudo metáfora “jornalismo de buraco de fechadura” para entreter a comunicação social. Mas o que Sócrates não consegue é convencer a opinião pública responsável, que as conversas gravadas não existiram e também não consegue convencer essa mesma opinião pública que as conversas ouvidas são como diz: “escutas telefónicas e conversas privadas sem relevância criminal". Sócrates vai tentar aguentar-se como primeiro-ministro até às eleições para presidente da república no final deste ano.

J.P. disse...

Houve ou não uso e abuso do material das escutas? Não me interessa muito. O que me interessa é a substância das escutas. A substância, a realidade, a essência...É a substância que revela os carácteres, que revela os crimes, não é o seu uso.

Desiludida disse...

O português tem um grande defeito, é invejoso; e quanto mais ignorante, mais ridículo fica. Costumo contar uma pequena história para demonstrar o que é portuga ignorante - " um americano construi um edifício com 20 andares, o seu vizinho está morto por construir um com mais de 30 andares; o portuga constroi uma casa com 3 pisos, o seu vizinho está morto para que a casa caia ".
É isto que se passa na politica nacional. Quando os nossos governantes lutam para que o povo seja mais evoluído, mais capaz e mais justa, eis que entra a cena da queda da casa, o mal de inveja. Já é altura de os nossos deputados e outros da oposição serem adultos..

Anónimo disse...

Ó Daniel, conheceste o STASI???
Bem me parecia!

Anónimo disse...

As coisas importantes deste país em ruínas são as escutas e mandar calar jornalistas?

QUE TRISTEZA! É mesmo de políticos e leitores que não tem mais nada em que pensarem.

Boa noite!