já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Fernando Nobre candidato à Presidência

ps e cavaco apanhados de surpresa
  • Resolvi assumir um compromisso com o meu país, Portugal. Serei candidato independente, apartidário e em nome da cidadania, a Presidente da República, nas próximas eleições de 2011.

    Esta é uma decisão estritamente pessoal, enquanto cidadão que sou
    ”.

Esta é a declaração de Fernando Nobre, de 59 anos, no seu blogue.

Fernando José de La Vieter Ribeiro Nobre nascido em Luanda, pai de quatro filhos, Doutor em Medicina pela Universidade Livre de Bruxelas, e Doutor Honoris Causa pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, foi o fundador, em Portugal, da AMI – Assistência Médica Internacional, à qual ainda preside. Nestas funções, participou, como cirurgião, em mais de duzentas e cinquenta missões de estudo, coordenação e assistência médica humanitária em mais de setenta países de todos os continentes.

Sobre esta candidatura, Francisco Assis, líder parlamdentar do PS, disse: “É uma pessoa por quem tenho muito respeito, mas o PS na altura própria tomará uma posição sobre as presidenciais. Essa altura será depois da discussão do Orçamento do Estado, o que não quer dizer que seja logo no dia a seguir”.

Do lado de do actual Presidente da República, apesar de se ter sabido que foi colhido de supresa… ninguém deu «cavaco»!

25 comentários:

Anónimo disse...

Com o PS dividido, com um candidato de "fora de politica" a baralhar tudo parece-me que quem vai acabar por ganhar com tudo isto será Cavaco Silva.
Mas, até lá, ainda se vão passar muitas coisas e tudo poderá mudar......

Renata

EU, C/DÚVIDAS disse...

Tenho a maior admiração pela AMI e penso que a obra do dr. Fernando Nobre é extremamente meritória. Dito isto, direi que é pena que apareça a fazer um frete à família Soares (cujo ego não perdoa a humilhação que lhe foi infligida, tanto por Cavaco como por Alegre, em 2006) e à camarilha socretina. Por outro lado, o seu trajecto político é extremamente equívoco: do PSD ao BE já passou por quase todo o lado. Por isso, não votarei nele. Não sei se terá recebido promessas de financiamento à AMI, mas a verdade é que, apesar do apreço pessoal que sinto por ele, do ponto de vista político a forma como a sua candidatura surge não merece a minha confiança.

Anónimo disse...

O meu voto vai tê-lo! De certeza absoluta!
E o PS só tem um caminho: Apoiar Fernando Nobre e fazer dele o seu candidato.
O candidato de toda a esquerda e, provavelmente, de alguma direita também!
É um favor muito grande que fará a Manuel Alegre! Que bem merece!

Fátima disse...

Que Deus o abençoe e torne realidade tão "Nobre" missão! O país necessita, com urgência, de pessoas de carácter "Nobre", com perfil de rigor e humanidade: pessoas excepcionais como o Doutor!

Anónimo disse...

Em condições normais, se Alegre esperasse pelo PS e este, em primeira mão, apoiasse a sua candidatura, Fernando Nobre nunca teria aparecido.....

M.L. disse...

Já tinha ouvido ou lido que os "soaristas" o iam convidar para fazer frente á candidatura de Manuel Alegre. As qualidades humanas de Fernando Nobre não se devem desperdiçar nas ambições legitimas de alguns "dinossauros" da politica. Está no seu direito em candidatar-se...Mas cuidado, a politica é muito pouco "solidária"!...

Anónimo disse...

Tendo o maior apreco pela figura de Fernando Nobre e pelo caminho por si percorrido, nomeadamente a fundacao da AMI, nunca percebi a sua recente participacao como mandatario da campanha europeia do Bloco de Esquerda. Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem es e depois dessa parceria com o BE, duvido que Fernando Nobre chegue a algum sitio na politica.

Mário

Luísa disse...

A resposta dos portugueses a esta candidatura pode ser uma agradável surpresa para este humanista.
Duvidas em votar nele, não tenho nenhumas.
Estou pronta para fazer parte do grupo de voluntários que ele juntar para a sua campanha.
Fernando Nobre, uma luz ao fundo do túnel!!! Que bom.

José Maria Freitas disse...

Muito bem Dr. Fernando Nobre,naturalmente muitos Portugueses vão refletir,embora o poder económico seja mortifero e, implacável. Vamos todos unir esforços. FORÇA DR FERNANDO NOBRE.

PPM - Com gosto disse...

Este senhor é monárquico e quer ser presidente... da República?

Anónimo disse...

Ha que ver a candidatura pelo angulo positivo. E mais uma opcao. Os eleitores terao por onde escolher. Vai tornar as escolhas de apoio dos partidos interessantes.

Sara Afonso A. disse...

Fernando Nobre é um homem notável, ligado a uma ONG cuja obra junto dos mais desfavorecidos, dispensa apresentações ou comentários.
Saúda-se pois a ousadia deste "ilustre desconhecido" ao sair do seu "conforto" para se meter na selva da política, mais a mais, num período particularmente penoso como é o que se vive em Portugal.
Ainda que não ganhe, pois para estas andanças são necessárias condições, nomeadamente rectaguardas partidárias, que penso que ele não dispõe, não deixa de ser positivo e representar uma lufada de ar fresco numa área tão cinzentona e desgastada como a da política (diria que é mais politiquice) portuguesa.
Oxalá esta candidatura consiga despertar nas pessoas curiosidade, para aprofundarem quem é o candidato (não é um profissional da política) e possam decidir em consciência o que melhor for para Portugal.

Anónimo disse...

Agora que aparece um candidato, com qualidades, evidenciando claras condições para ganhar votos em toda a esquerda, o que vai acontecer?
Seguramente que muita coisa mas, a primeira, será a confirmação de que o avançar "colado" ao BE foi, no mínimo, precipitado.

Luís disse...

Para bem dele, não passa da primeira volta ( Se é que é haverá segunda volta !), senão ofuscaria todo o trabalho que até aqui tem desenvolvido à frente da AMI, sem dúvida meritório.
Mas cada um é para o que nasce.
E o Sr, nasceu para as funções, que neste momento, desempenha. E não para Presidente da República !
Mas só o candidatar-se já constitui um sério revés para a sua imagem. E é PENA !
Não sei como é que se deixou convencer...
Se há derrotas pré anunciadas, esta é uma delas !
Claro, que eu não pretendo substituir-me aos eleitores. Mas há coisas que saltam pelos olhos dentro.

Desanimado disse...

Uff, finalmente uma boa noticia. Há que apoiar e saudar homens e mulheres de bem, homens sérios, que se apresentem, para tentar salvar este triste país. Esta candidatura, vem em meu entender dar ânimo, a uma maioria de explorados e saqueados, que estamos fartos da mesma gentalha, sem qualquer currículo, que mais não fazem que servir-se da politica, para se encherem. Tenho uma grande consideração pelo Dr Fernando Nobre e não tenho medo de dizer. Faz-me voltar a votar.
Neste momento triste que o país atravessa, em que está completamente a saque, é urgente que mais pessoas com qualidades se apresentem e que finalmente não haja lugar para coisas como Sócrates, Cavacos, Varas, Coelhos, Ferreiras Leite, Loureiros, Santanas, Almeidas, Vitorinos e coisas assim. Já chega. Deixem o país em paz. Força Dr Fernando Nobre, Portugal precisa de pessoas como o senhor.

Eliezer disse...

No aconchego da minha indiferença, repasso os ideais dos anos de jovem quando ainda acreditava na igualdade e na liberdade para ser igual.
Passados estes anos reconheço no seu projecto esses ideais e isso desperta o meu encantamento e a minha admiração.
Como consegue nesta sociedade cínica ser tão verdadeiro ??
A minha admiração.

Eliezer Nunes

HRB disse...

SERÁ que o meu Ilustre colega é um "testa de ferro" da familia Soares ? e por arrastamento desta pária familia socialista???

Anónimo disse...

Cavaco já lhe terá agradecido?

Anónimo disse...

Com os sinais apresentados pelos maiores partidos políticos portugueses, qualquer candidato reconhecidamente competente fora dos aparelhos políticos é melhor do que um candidato apresentado por esses mesmos partidos políticos. Um candidato que não é apresentado pelos partidos políticos é a Democracia no seu melhor.

Anónimo disse...

Caro Arquitecto Pedrozo:
Quero dar-lhe os parabéns pela escolha.
Este tema do futuro Presidente da República e o do Enterro do Carnaval fazem subir a consideração dos leitores e dos eleitores.
Também acredito no Dr. Nobre há frente do País.

Reinaldo

Anónimo disse...

Nobre é fixe! será um bom slogan. Os soaristas conseguiram estragar a eleição a Alegre. Apesar de detestar Mário Soares, reconheço-lhe um poder e uma virilidade política notável para a idade. É um homem de ódios duradouros e vinganças implacáveis. Aqui está mais uma a embaraçar o PS e a matar Alegre antes de arrancar. Eficaz, sem dúvida. Cavaco agradece as migalhas

Brígida disse...

Caro Doutor, a visita a este espaço, fez com que contrariasse uma ordem dada a mim mesma, de NUNCA mais votar. Quebrarei este propósito se V.Ex. se candidatar. Admiradora do seu trabalho empenhado e sem contrapartidas, não hesitarei em apoiá-lo, bem como passar a palavra para que a sua candidatura se concretize. Bem haja.

Anónimo disse...

Julgava eu que não havia ambição política, mas tão só dedicação às causas humanitárias. Vai estragar tudo o que fez.

Anónimo disse...

Nada, mesmo absolutamente nada me move contra a monarquia, embora me considero desde sempre um republicano, não laico, mas católico.
Entretanto, soube que o Dr. Fernando Nobre alinhava com a monarquia, e ninguém o pode criticar por isso.
NO ENTANTO, NÃO DEIXARIA DE SER INTERESSANTE, VIRMOS A ELEGER UM MONÁRQUICO COMO PRESIDENTE DA REPÚBLICA !
Era meter uma autêntica lança em África !
Nessa altura, se tal sucedesse, era caso para todos os monárquicos aderirem à República !

Anónimo disse...

E vá-se lá saber porquê ? Licenciado fora do país, parece ser cirurgião mas ninguém lhe conhece as cirurgias, fundou a AMI à imagem dos médicos sem fronteiras, e tem-na encharcada de administrativos.
Quando há uma necessidade manda sempre uma missão de reconhecimento e depois, mais tarde, manda os operacionais que são poucos - agora no Haiti parece ter - se ainda tem, um médico e um enfermeiro e 3 administrativos ... - mas põe-se sempre logo a pedir - não fossem os haitianos precisar mesmo . A AMI pelo menos precisa.