já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sábado, 20 de fevereiro de 2010

De boas intenções…

protestos contra a precariedade e o desemprego
Já se sabia da suspensão de 380 funcionários da Alicoop/Alisuper. Soube-se hoje que 65 dos 81 supermercados da cadeia Alisuper vão encerrar até 28 de Fevereiro.

José Silva, o dono da cadeia, revelou que, após 25 estabelecimentos terem fechado nos últimos dias, ontem, sexta feira, fecharam mais três lojas de Lisboa e uma de Portimão e que, para hoje, está previsto o encerramento de mais oito lojas, sete das quais no Algarve. Afirmou Silva: "Trata-se de uma lista provisória, pois iremos encerrando diariamente vários supermercados até dia 28, sendo que depois dessa data vão permanecer em actividade no máximo 16 lojas”.

Não admira, por isso, que na manifestação de luta contra o desemprego e a precariedade laboral, organizada pela União de Sindicatos do Algarve em Faro, tenham sido os trabalhadores deste grupo quem predominava.

Órgãos da imprensa «apontavam» para cerca de 500 manifestantes. Eram bastante menos, mas isso não é o importante; porque o que estava em causa tem um nome: desespero. O desespero que emerge da precariedade, do desemprego.

É que lá em casa há filhos, há velhos, há contas para pagar.

É que, lá em casa começa a bater à porta a fome e o desalento.

E o mundo não vai mudar de um momento para o outro, nem os novos empregos vão nascer nas árvores nem nas boas intenções de políticos e empresários.

1 comentário:

Anónimo disse...

Foi um flop esta manifestação.
Tem-se visto nas manifestações uma grande falta de adesão, no Algarve.
A CGTP-IN para conseguir juntar gente para o desfile do 1º de Maio em Faro tem de ir buscá-los a todo o Algarve ou então sai sempre um fiasco.
Na manifestação de sábado voltou a acontecer o mesmo: muito poucos manifestantes. Levando em conta o elevado número de desempregados e famílias com graves problemas de desemprego e carência no Algarve, seria de esperar muitos milhares de trabalhadores algarvios na manif. Isso dava crédito e aumentaria o apoio a esta associação sindical.
É de pensar porque não conseguem juntar mais gente Estarão, os sindicatos e os sindicalistas, a fazer as suas reivindicações com justiça, oportunidade e celeridade? Ou limitam-se a receber as quotas, esquecendo-se dos apoios que os trabalhadores precisam e reivindicações quase nada fazem e os sócios estão fartos de tanto desleixo, incompetências e demagogia?