já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sábado, 6 de fevereiro de 2010

É público e é notório

“portugal nunca se habituou à liberdade”
É público e é notório que não morro de amores pelo nosso primeiro ministro. O que não significa que não tenha por ele o respeito que merece aquele que o maior número de portugueses escolheu para governar o país.

Não alinho em coscuvilhice, como não é meu «feitio» esconder os podres ou erros do senhor Sócrates, ou de qualquer outro político da nossa praça. Quem não quer ser lobo…

Também não morro de amores por Vasco Pulido Valente, uma figura um tanto viscosa em todos os sentidos, a meu ver. Mas isso não me impede de apreciar a forma irónica, lapidar e certeira como aflora os assuntos da vida púbica em Portugal.

Por isso, e porque penso que vale a pena reflectir sobre o que escreveu no jornal «Público» de ontem, aí fica o texto:

“O primeiro-ministro resolveu almoçar com o ministro da Presidên-cia e Jorge Lacão no restaurante do Hotel Tivoli, que é notoriamen-te frequentado por personagens da política, do jornalismo e dos negócios. Foi um almoço de amigos ou, pelo menos, de colegas de trabalho. Sem qualquer dúvida um acto privado. A certa altura, o director da SIC e Bárbara Guimarães pararam uns minutos na mesa dele e o primeiro-ministro, provavelmente inspirado pela compa-nhia, resolveu dar a sua opinião sobre Mário Crespo, com quem anda com certeza furioso por causa do programa Plano Inclinado. Para Sócrates, como seria de esperar, Mário Crespo é um "problema a resolver", e devia (com Medina Carreira) estar higienicamente metido num manicómio. As pessoas sempre falaram assim na intimidade. Dizer mal do próximo é um prazer velho como o homem.

Mas Sócrates falou alto de mais. Tão alto que um coscuvilheiro qualquer conseguiu ouvir e começou a divulgar a conversa, ninguém sabe, ou pode saber, com que exactidão e respeito pela verdade. O que não impediu Mário Crespo de se erigir tragicamente em vítima e de contar o episódio numa "coluna" do Jornal de Notícias, que o director do dito jornal (que não é em bom rigor um tablóide inglês) se recusou a publicar. Isto provocou um enorme escândalo na imprensa e na televisão, que tomaram indignadamente o partido de Crespo e trataram Sócrates como se não houvesse a menor diferença ente o restaurante do Tivoli e a Assembleia da República. Não se percebe porquê. Parece que o primeiro-ministro não tem direito à privacidade ou que de repente a coscuvilhice se tornou numa fonte fidedigna e usável.

Se de facto assim é, daqui em diante nenhuma personagem com alguma notoriedade pública fica ao abrigo dos piores vexames. Nada agora, eticamente, impede que a imprensa e a televisão recrutem bandos de espiões com o propósito de recolher ou "extra-ir" todo o lixo disponível sobre criaturas de quem não gostam ou que, em geral, atraem audiências: políticos, músicos, jogadores (ou treinadores) de futebol e até, calculem, jornalistas. Claro que o exemplo vem de cima: vários deputados do PS já querem revelar na Net os rendimentos de cada um de nós. Tarde ou cedo, mais cedo do que tarde, vamos viver numa sociedade ao pé da qual a Ditadura passaria por um regime tolerante e digno.

O "caso Mário Crespo" contribuiu consciente ou inconscientemente para apressar as coisas. Portugal nunca, no fundo, se habituou à liberdade."
Vasco Pulido Valente, in «Público», 05.02.0.10

27 comentários:

Anónimo disse...

Não sabia que o arquitecto não morre de amores pelo Sócras!
Quando era presidente da Assembleia de Freguesia gostava dele, não?????

Eu concordo consigo quanto às conversas particulares, é claro. Mas já começam a ser conversas a mais, Estas da venda da TVI...

Só tem um caminho, que é o que havia de fazer qualquer ministro noutro país: demitir-se.

Como vê, também não gosto do Socras. Mas hoje, como ontem...

Anónimo disse...

Caro Lourenço,

Eu percebo-o e concordo. Mas não se pode ignorar que ao não se exigir a demissão de Sócrates, (pelo somatório, não só pelo Crespo)significa, aí sim, significa mesmo que somos um povo adormecido que não ama a liberdade de expressão. Felizmente os Annais da História vão-nos dar com a distância necessária a compreensão do que foi o Socratismo. Não vale a pena fechar os olhos e desviar a atenção do verdadeiro "problema".

Anónimo disse...

Nesculpe lá não assinei o post anterior.
Cá vai. Um abraço

João Martins

Lourenço Anes disse...

Caríssimo João Martins:

No essencial, estamos de acordo.
Mas no mais importante... não.

Não advogo a demissão de Sócrates neste momento. Só porque é preciso pensar nos reflexos, a nível externo que essa demissão e novas eleições trariam, quando nem OE temos ainda.

Já basta a «figura triste» que estamos a transmitir para o exterior. Penso que agora será preciso «deixar assentar a poeira», para que as consequências financeiras não atinjam níveis intransponíveis (e é tão fácil admitir que estamos a caminhar para uma situação de bancarrota!!!

A verdade é que o nosso primeiro não está a ajudar, com tantas... distracções (esta da TVI parece-me a pior de todas),

Um abraço.

L.A.

A Bailão - Almodôvar disse...

Peço aos Militares que assumam as redeas deste País, uma dezena de anos e acabem com este regabofe.

Marta disse...

Nem a TVI nem nenhum jornalista mandam em portugal...Ja todos (ou alguns) percebemos as 'jogadas' de certos jornalistas

António Ramos disse...

Viva o 1º.Ministro abaixo toda esta escumalha que estamos rodeados Força. Vamos a votos e irá ganhar com maioria....

Anónimo disse...

Lourenço: este é apenas mais um caso,onde se pode aferir a falta de carácter do 1º ministro.
Sócrates não pode continuar no cargo!!

Anónimo disse...

O primeiro anónimo não sabe que mudar de opinião é próprio dessa gente?
Quando o dono do blog era presidente da Assembleia de Freguesia de Quarteira também apoiava o Ezequiel e depois dizia dele do pior!...
Se faz o mesmo com o Sócrates, não é de admirar. Parece que agora (só?) anda no PSD...
Se os pequenos não se podem aturar, como é que a gente vai aturar um primeiro ministro destes, mesmo apoiado pelo nosso arquitecto....

Anónimo disse...

O PCP está a exigir que Sócrates dê satisfações das suas conversas. Já nem o PCP resiste a ir contra tudo que apregoa para marcar uns pontos à custa do governo. Liberdade de expressão? Comunismo? Controlo draconiano da informação sempre foi uma das primeiras coisas feitas pelos partidos comunistas assim que chegam ao poder. Hipócritas.

Opinador de Vale do Ave disse...

Ai até os comunas piam????!

Como é possível um partido que só sabe viver da miséria do povo e no meio da porcaria vir agora manifestar apreço pela Liberdade de Imprensa?

Ide matar a fome aos vossos mentores ideológicos!

Anónimo disse...

Parece que há certos políticos que estão a fazer escola: Hugo Chaves, Sílvio Berlusconi, José Sócrates...

Rss rss rss disse...

Ó senhor !!!..Ó senhor !!!..diz menina..que queres ?..Senhor eu tou a fazer um inquerito e gostaria de saber qual é a sua opinião sobre o aborto..o homem pensou..ponderou e respondeu :.."olha minha menina..a minha opinião sobre o aborto é que é um péssimo 1º ministro que governa muito mal este País".

Álvaro V. disse...

Lourenço: Você está certo! O perigo ronda da Europa.
Mas está a ser construído cá dentro.

Sim, disse CONSTRUÍDO:

As fontes divulgadas pelo Jornal SOL, não só revelam uma completa ignorância pelo modo como funcionam os serviços secretos nacionais, quem tem a tutela directa dos respectivos organismos. Aconselho os cronistas a lerem um livro publicado a não muito tempo, chamado 'Serviços Secretos Portugueses', de José Vegar, para ficarem a saber parte do passado, o modo de funcionamento, a quem respondem directamente estes organismos e os múltiplos organismos que existem.

Quem acusa Sócrates, é porque não sabe que os serviços secretos respondem directamente perante o Primeiro-Ministro e depois de um Presidente de um Tribunal Constitucional e um Procurador Geral da República afirmarem que as escutas devem ser destruídas, nunca vi um Juiz Desembargador vir desautorizar a própria hierarquia da justiça nacional.

Só como um acto político, com reflexos na economia nacional, mas numa semana os investidores estrangeiros fugiram do país e a anarquia montada começa a sair caro aos capitalistas da oposição.

Tenho Dito

Não posso revelar m/nome disse...

O senhor presidente da república diz que tem de ser defendida "a liberdade de imprensa" a todo o custo.

O sr presidente acha que a liberdade de imprensa, para difamar, caluniar e destruir as pessoas que convém aos jornalistas, comentadores etc. deve ser total. Então como se defendem os vilipendiados? se fazem queixa ao tribunal aqui d`el rey que estão a atacá-los na sua liberdade de expressão. Têm os ofendidos, porque são politicos, de ler e ouvir tudo o que dizem a seu respeito sem direito á defesa?


Então senhor presidente, como vai reagir á entrevista do mário crespo, dada antas da rábula do almoço, á revista unica do semanário sol, onde escreve em caixa alta: CAVACO TEM PROBLEMAS NO SEU PASSADO que eu gostaria de ver investigado e em resposta ao entrevistador disse aquisição de acções da SLN que renderam 147.5% num ano.

Deve um presidente calar-se para não ofender o veterano jornalista, ou reagir em defesa da sua honra?

Esta é a pergunta que aqui deixo á consideração de quem de direito, pois na senda das crónicas que Mário Crespo escreveu no JN, ele diz que o presidente mandou fazer queixa dele ao Dr. Balsemão mas que este nada lhe disse.

Em Novembro do ano passado ele escreveu: cronologia 1º o PS, depois o PR.

Como não resultou reacção fez a rábula do almoço.

Merece crédito, aquele afectado jornalista???

Anónimo disse...

Cavaco Silva? esse bastião de honestidade, sentou em 92/93 o genro na presidência da Rádio Comercial, ex-Rádio Clube Português, a única Rádio que foi nacionalizada em Portugal, e fê-lo, assim que soube que a família antiga proprietária e accionista se preparava para a adquirir por OPV. Mais, arranjou um testa de ferro, o empresário Carlos Barbosa,"amigo" da familia, (como se Carlos Barbosa pudesse ser amigo de alguém) que por motivos de "gratidão" ao velho patriarca da dita família, se ofereceu para entrar com a mesma na operação. No dia da OPV, Carlos Barbosa, anuncia que se candidata "só", e depois de conhecer todos os meandrosda operação e do crédito que a Banca concederia à familia ex-proprietária e a ele próprio, para a realização da operação. Apesar de em 19 anos o Rádio Clube Português, ter sido totalmente delapidado, expoliado e roubado, pelas diversas administrações públicas, o limite d familia com Carlos Barbosa, era de 1 milhão de contos para a aquisição. No dia da OPV, Carlos Barbosa entra sózinho, e compra por 1 milhão e 200 mil contos. Nomes como, António Marta que informou Cavaco Silva do interesse da família em recuperar a Rádio, e Oliveira e Costa, que no BNU, preparou o crédito, constam nesta história. Poucos anos depois, os convenientes e legais, para que pudesse ser "revendida", Carlos Barbosa,vende a Rádio Comercial, ex- rádio Clube Portugês. A QUEM? é uma Sociedade anónima, mas o genro de Cavaco continua lá sentado na presidência, e isto diz TUDO, tendo-se apropriado da obra valiosa de alguém que a havia pensado para dar um "complemento" monetário a pequenos accionistas. É bom ter "Pápás" no poder, mais a mais quando todos os julgam "inquestionáveis". Aliás o sr. cavaco, afirma que isto ou aquilo "é verdade" porque "ele o diz", e pronto, está resolvido. O resto desta história é muito triste, porque o que cavaco fez depois, a um membro da família proprietária, temendo que se tornasse público o "embuste", são factos que um dia virão a lume. Terá que ser feito, o povo não pode deixar de conhecer quem é esta criatura.

C.A.Dias

Anónimo disse...

Querem fazer de nós parvos? os jornalistas são uns idiotas e o Mário Crespo , M. Moura Guedes, Eduardo Moniz um bando de bandidos à solta. Conhecem a história do furriel Crespo e as gravações das conversas do Kaulza de Arriaga???? Que santo este tipo! E alguém acredita que o Socras se ia incomodar em «insultar» esta espécie de jornalista??? Juízo!

Anónimo disse...

Tinha de ser. Alguém tinha de meter M. Boca Guedes e o seu c...de fila na ordem. Arre burro, que eles não se enxergam. Agora vem o MC e o MC, acharem que são o centro do Mundo. Patéticos.

Mário disse...

Lixo, lixo e lixo. É nisto que se está a tornar esta gente. Se não há lixo que chegue faz-se. E esta gente vai toda alegre para os auto de fé. Já era assim no tempo da inquisição. A populaça adorava ver um judeu a arder. Agora a diversão é fazer arder aqueles que querem pôr o País nos eixos, porque se isso é conseguido lá se vai a fuga aos impostos, o dinheiro por baixo da mesa, as "ajudas" aos amigos, os jogos de interesses. É disso que as corporações instaladas neste país tem medo e a populaça também, pois adora aldrabar o próximo. País de lorpas.

Pensionista disse...

Uma vergonha para todos os portugueses que acreditam no socialismo democrático. Sócrates representa, dentro do PS, os interesses de grandes oportunistas que se colam ao poder para controlar o mega capital. Não há socialismo democrático algum quando o partido está a soldo desta gente sem escrúpulos. No actual PS, não se olha a meios para se atingirem fins. O controle descarado e perverso da Justiça e da Comunicação Social é uma processo inconstitucional e ilegal para fazer funcionar o tráfico de influências e a corrupção.

Anónimo disse...

Um PM de qualidade duvidosa queria controlar um meio de comunicação social de qualidade duvidosa. Só se estragava uma casa.

Anónimo disse...

Há muito tempo que eu vinha alertando para as atitudes chave-ista e putin-ista deste Buçal Socretino , como diz o ditado , burro não é aquele que não vê mas sim aquele que não quer vêr e isto é o que se passa com os portugueses . desde o primeiro dia que o Buçal Socretino entrou para o governo que os escandalos politicos vergonhosos não param , a coisa não piorou mais porque o Buçal Socretino não teve a maioria absoluta se não meus amigos andariamos todos de gátas e de coleira ao pescoço ... não hade faltar miséria aos miseraveis .

Mr. O disse...

Em qualquer país culto, civilizado e com hábitos democráticos consolidados, este primeiro-ministro não só já estava no olho da rua como também dificilmente arranjaria o habitual "tacho" que já lhe está reservado para quando finalmente sair. Este homem mente descaradamente e sem pudor ! São casos a mais todos eles envolvendo esta figura. A tese da conspiração e da coincidência já não pega e os próprios socialistas cada vez mais se sentem envergonhados com o seu líder. O característico "cinzentismo" nacional está a tornar-se verdadeiramente escuro, tal o estado a que tudo chegou, a começar na justiça. Pobre Portugal !

Vasco Pulido Valente pense antes nisso. E o Lourenço também.

CC disse...

Ah...então já todos sabem que o "Lourenço" é o arquitecto.
Mas nem todos sabiam que se mudou para o PSD.
Eu pensava que sempre lá tinha estado.
A (pseudo)mudança para o PS era para tirar alguns lucros (do seu trabalho de arquitectura, entenda-se) caso o PS tivesse ganho?!
Mas como perdeu...já tirou a máscara foi?
Bonito, estes "desfarçados"...

Lourenço Anes disse...

Não vale a pena atirarem barro à parede. Não cola!
De resto, mesmo que o fosse, o que aqui está em causa são questões de política nacional.
Sejamos adultos. Valeu?

L.A.

Anónimo disse...

Onde é que o Vasco deixou o xaruto?

Lourenço Anes disse...

Afinal o Socrates pode continuar a governar? Por que não aceitou o PSD a comissão de inquérito na Assembleia da República?