já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Escutas e liberdade de expressão

não gosto de sócrates nem do «sol»
As escutas reveladas pelo semanário «Sol» de hoje e da semana passada, indiciam um plano para o controlo da comunicação social, e isso terá sido a razão que terá levado os magistrados do processo - «Face Oculta» a considerar existirem “indícios muito fortes” de que estava “directamente envolvido o Governo, nomeadamente o primeiro-ministro”.

Pelas escutas reveladas pelo jornal, parece entender-se que, em simultâneo com a tomada da empresa Media Capital, se preparava a compra de um grande grupo de comunicação social, que se tornaria parceiro estratégico da PT: numa primeira fase seria a Cofina, a Impresa ou a Controlinveste.

Numa conversa com Armando Vara, o administrador executivo da PT, Fernando Soares Carneiro, afirma: “À PT interessa ter um accionista forte no campo dos media, ainda mais se consubstanciar uma operação com a Media Capital”.

Logo a seguir, nesse dia, terá rebentado a «bronca» provocada pela revelação pública do negócio da TVI.

Ler todas as escutas e argumentação, a mim suscita-me uma série de reflexões:

Em toda a minha vida, nunca vi tanta liberdade de imprensa, ao contrário do que o próprio semanário pretende demonstrar. Cada um fala como lhe apetece e as consequências, por razões diversas, não são nenhumas. A edição de hoje do jornal «Sol» é a prova provada.

Portanto, não vamos por aí. O que parece realmente preocupante é a possibilidade de que toda a comunicação social possa ficar dependente de meia dúzia, ou menos, de grupos económicos, que mais não farão do que repartir entre si a as áreas de influência política, por antecipadamente ter sido limitada a capacidade de discernimento dos eleitores. Desta forma sai frustrada a possibilidade da alternância política efectiva sempre em prejuízo de toda a comunidade.

Rangel afirmou, anteontem em Estrasburgo, que Portugal já não é um Estado de Direito. Infeliz proposição!

Mas não teremos que concluir que quem está a subverter o Estado de Direito, será a comunicação social que, ao abrigo da liberdade de expressão, pode dizer o que lhe dá na gana, independentemente de ser verdade ou mentira, se o que interessa é atacar aqueles de quem não se gosta.

Finalmente – por agora - a uma terceira reflexão: a Justiça está mal.

Está. Mas precisa que se tente, habilidosamente, enlamear ainda mais, com meias verdades? Pobre Portugal, com uma Justiça na lama, um Governo boicotado e um jornalismo de sarjeta.
Não gosto de Sócrates. É um direito meu. Mas não será o «Sol» que será a minha bíblia!

Começo a ter dificuldade em acreditar que tudo não passa de um plano bem (?) urdido com finalidades obscuras.

Liberdade de expressão? Alguém lá no túmulo, que acreditava na «censura prévia», deve estar com um sorriso nos lábios!...

41 comentários:

Anónimo disse...

'Começo a ter dificuldade em acreditar que tudo não passa de um plano bem (?) urdido com finalidades obscuras.'
-Bem visto.

Anónimo disse...

Então e quando este "pessoal"do Sol foi "corrido" do "democrático" Expresso do "senador" Balsemão, foi o quê e porquê? Por serem exemplos de "bons jornalistas"?

Artur

Anónimo disse...

Segundo os ultimos estudos se o PS quizesse comprar todos os meios de comunicação que vem descrito no SOL seria preciso 300mil milhões de euros ou seja aí uns 8 Portugal Telecons, pelo amor de Deus os gajos do Sol endoideceram e querem endoidecer o pais inteiro

Pedro Martins Gomes disse...

Desta vez tem razão, a lei deve ser para cumprir senão viramos uma anarquia e não pode ser que, com qualquer desculpa esfarrapada, se desrespeite um tribunal. Não podemos continuar a ser um povo a fazer-se de coitadinho, pois tudo vai mal, se nós próprios não fazemos a nossa parte. Além de que essa história da liberdade de informação já fede, tudo deve ter um limite.

Anónimo disse...

então não foram os politicos que fizeram e aprovaram as Leis no Parlamento ou foram os juizes nos tribunais? agora que se amanhem com a trampa que fizeram. se a lei serve para julgar os parolos também há-de agora servir para os lixar a eles. ou quando fazem leis pensam que vivem numa redoma de vidro? eu tenho uma solução o governo que mande comprar todas as fábricas de papel dava menos nas vistas....

Z. disse...

Estes gajos estão agarrados à PANELA,por duas razões: Uma,porque enquanto a panela for dando,eles se vão enchendo; outra, porque enquanto são senhores e mandadores,sabem que vão controlando todas as poucas vergonhas,porque assim que larguem a panela,isso é que vai ser dar à sola!

Anónimo disse...

Temos que ter pachorra, porque é com estas noticias que a comunicaçao social sobrevive, não???

Marta disse...

Curioso, o governo diz agora que "não tem receio do conteúdo das escutas", mas até ontem tudo o fez para que não fossem publicadas. Outra informação, as escutas de que falamos, não são todas telefónicas, também existem emails. Descemos ao fundo na indignidade, corrupção e compadrio. Sócrates não tem condições para continuar. O pais precisa de um PM, forte que que tenha a credibilidade que este perdeu há muito. Estamos numa situação preocupante e não precisamos de um PM mal falado lá fora. É tempo do PS se libertar dele e libertar o pais dele. São demasiados casos.

H.O. disse...

Factos !!!: como esconder que por trás desta divulgação do segredo de justiça estão interesses partidários?, senão veja-se: O empresário de Tondela, Joaquim Coimbra é um dos principais accionistas do semanario sol, é também membro do conselho nacional do psd e um dos principais accionistas do banco português de negócios. O que me espanta é os senhores jornalistas ( ou jornaleiros ) andarem a reboque dos interesses partidários...

H.Oliveira - Torre de Moncorvo

Anónimo disse...

Este pais vive de novo um tipo de "prec" .Não há sossego aqui neste cantinho.Independente de haver culpas ou não de tudo o que tem vindo a lume ,um coisa é certa. Eles os laranjas e os azuis e amarelos estão sedentos de voltar ao PODER. Quem acredita que estes moços andem á 30 e tal anos a praticar o "bem" ao ZÉ? Não eles instalaram-se e estão na linha de espera para arrancar para se alimentarem como têm feito desde 0 25.04.74. E a outra oposição do lado esquerdo do ps,essa anda tambem a brincar ainda com os livros dos teóricos debaixo do braço. Como ouvi á dias na tv a ps terá de ir de novo ao seu fundo á sua raiz republicana e não a estes novos? politicos da ala neoliberal que pertencem ao clã da europa . é triste ver mesmo não sabendo se há culpados ou não o ps com grandes tradições estar a dar um tiro nos pés em vez de acompanhar o movimento social será que este ps vai ter o destino do ps italiano? e a outra esquerda o que anda a fazer? ELES os outros que estão á espera de se alimentarem vorazmente vão eventualmente tirar partido junto de um eleitorado que é sabido muitos não sabem porque votam e em quem votam. Militantes do ps e da restante esquerda organizem-se .

João disse...

Sócrates não tem mais dignidade para continuar na política, muito menos à frente do governo de Portugal. Agora é preciso dizer: BASTA

SCP disse...

Não se preocupem. O Padre é do CDS, o Bispo do PCP, o Cardeal do BE, O Papa do PSD. A Madre Teresa de Calcutá do PS e Deus do Sporting. Estamos lixados.

Paula disse...

Já alguém reparou como o Pedro Silva Pereira e Sócrates são iguais? É o modo de vestir, o modo de falar, o mesmo cabelo cinzento e a mesma falta de principios morais. Será que são namorados???!!! lol lol

Bonzinho até + não disse...

O Polvo gosta de robalos! O Polvo gosta de cab(v)alas! Este Polvo é muito glutão!!!

Bolero disse...

Ena, parabéns ao Sol. Ganda técnica de venda....é só suspeição e tanga.

Anónimo disse...

Acho que estamos a entrar numa onda tipo "gripe A".

Era bom se o pessoal tivesse um pouco de calma.

Se calhar o polvo é este grande "abraço" de alguns media e oposição ao Sócrates. Veremos. Senão temos de ir todos há vacina.

Rei Naldo disse...

O Governo não tem é vergonha na cara, caso contrário demitia-se!

Marta disse...

A única coisa que eu quero é ter um governo decente, honesto e competente. Seja ele de que partido for. É pedir demais ? Se calhar em Portugal é.

Miguel - Porto disse...

Mentira... tudo mentiras!!!

Eu disse...

Definitivamente acho que Sócrates não tem condições para continuar como primeiro ministro. Ossama Bin Laden seria uma boa alternativa!

Qu'é isto? disse...

Acabei de ler a famosa reportagem do sol e sinceramente... a montanha pariu um rato. Muitas considerações, teses disto e daquilo, de agentes da justiça que prezo tanto como prezo os seus superiores…. e muita falta de contexto e sequência nas escutas transcritas - o que pode ser imensamente útil quando se pretende uma história que pode ter aqui e ali pontos obscuros. Mas isto é mesmo assim. Quem transcreve, passa o que interessa passar. Em concreto fica-se a saber – oh grande novidade e originalidade! Que o poder (e os que lhe são fieis) não gostavam do jornaleco da tvi da sexta-feira. And so what? Quanto ao semanário Sol, estimo saber que vendeu hoje bem. As tiragens sempre foram muito abaixo das previstas pelo Sr. Arquitecto mas ainda bem que apareceu aquele dinheiro de angola para salvar o barco e pode ser que estas edições sejam a luz ao fundo túnel para aqueles trabalhadores. Podemos falar assim, nós simples povo, ou só o Mário Crespo é que pode dissertar sobre palhaços nos seus artigos? Venham eleições!

Qu'é isto?

Anónimo disse...

Mas,então não foi o governo que inviabilizou a compra da TVI pela PT? Esta treta ainda por cima não tem pés nem cabeça. Só tretas

Rss Rss Rss disse...

Sócrates, aliás, telefonou-me hoje a dizer que agora depois de descoberto este grande polvo, apenas quer comprar a doutrinária gazeta do medíocres do PSD: O Povo Livre. Ai, povinho estúpido que acreditais em tudo, uns porque convém ao seu partido. Meus caros, o Sol é um jornal com interesses políticos e económicos. E o magistradozeco tem interesses mais que políticos.

Anónimo disse...

Assim não conseguem derrubar o Homem. Segundo sondagem do Expresso PS, 38,1 ...PSD. 29,9 etc, Sócrates sobe também 2 pontos em relação a Janeiro. Bom, pensarão a escumalha, como será que o derrubamos ? ... O engraçado disto td. é que as famigeradas "escutas" não falam de Sócrates, o CM diz mesmo que o tribunal suspeita que ???????? Suspeita ? .... mas este País vive, alimenta-se, respira por todos os poros com uma "Justiça" que faz escutas e que depois especula para as direcionar ao 1º Ministro ? ..... Onde ? e em que lado se houve Sócrates ou alguém do Governo sugerindo algo parecido com as atordoadas lançadas por uma escumalha, que apenas pretende é protagonismo comercial e político. Com td. isto os escândalos dos biliões de €. do BCP, BPN, SLN, BPP, CTT , etc etc. deixaram de ser notícia. Porquê ? ...por acaso os Barões do PSD, que os limparam , já foram julgados e ilibados ?? .... O Povo à muito que entendeu que o que está em causa não é Sócrates, mas sim as políticas reformistas que este País precisava há muitos anos. Todos sabemos que quando se começa a mexer em lixo, ficamos salpicados pelo mesmo. Mas não faz mal, são apenas salpicos.

Vão! disse...

Para manter o "suspense" o episódio 3 sai na próxima 5ª. Vão dar banho ao cão... que está cheio de pulgas!!!

Anónimo disse...

O polvo é seleno?.....

Pt.Tele.com disse...

Tal como se antevia, a montanha pariu um rato. Então a PT não pode comprar outras empresas?!!! É assim que a empresa tem crescido e se tem internacionalizado, comprando, vendendo, fazendo negócios...Hello!!!. Os processos de intenções que os jornalistas fazem é que são graves e, no meu entender, são já sinal de que estes senhores do SOL devem consultar um psiquiatra porque isto já configura um quadro psicótico.

P. - Lisboa disse...

Definitivamente Paulo Rangel tem razão! Não vivemos num estado de direito: O tribunal manda destruir as escutas e estas são entregues a um jornal. O tribunal ordena uma providencia cutelar e ninguém obedece. Não gosto deste governo, sou muito critico em relação ao funcionamento da justiça,mas sobrepor a imprensa aos tribunais faz-me "pele de galinha".

Anónimo disse...

Um braço do Polvo nega a evidência do que os outros braços e a cabeça do Polvo fizeram! Agora é tarde! A verdade é como o azeite... vem sempre à tona...

Mário disse...

Estou totalmente despreocupado porque não sou do PS nem contribuí para por lá estes senhores.Estou muito preocupado por estar sujeito ás suas trafulhices que estão a afundar o país.

Eu envergonho-me disse...

o zé povinho lá embarcou na canção do bandido (sol) e comprou toda aquela papela (espelunca) e dois dos objectivos foram atingidos: ensacaram dinheiro e enganaram o povo; tambem prestaram um grande favor a: be, pcp, pev, psd, cds, boneco da michelin (rangel); então se não houvesse liberdade de expressão essa espécie de jornal teria saído ou a Moura Guedes e exposo ainda piavam? ou o Rangel enxovalhava Portugal em Bruxelas ou o Louçã não teria de trabalhar ou ou ou ou.....

Anónimo disse...

B A S T A Senhores jornalistas ! Vocês não terão mais assunto nenhum ? que vazio de ideias .... puxem pela inteligencia e escrevam algo de util ao Vosso País Portugal

Sérgio, PS disse...

Tanto que o povo gostava de saber as escutas de conversas , entre Crespo/manela/moniz/dâmaso/saraiva/portas..... etc ... para falar dos ponta de lança desta estimável selecção, lá se encontravam ontem todos no livro do crespo , e aquele beijinho entre o crespo e a manela , foi digno de ver, devem ter falado , queremos derrubar o homem , mas depois existem esta chatice de eleições....mas havemos de conseguir, o poder já está nas nossas mãos , passou de 4º para 1º, depressa antes que o povo nos tope.

Perguntar não ofende disse...

O que é realmente triste nisto tudo é como toda a gente é “comprável” em Portugal , ou o Moniz saiu para a Ongoing- que está metida no esquema até ao pescoço – sem receber nada?

Anónimo disse...

Está claro que um des-governo composto por escumalha, e do pior que existe, não poderia ter qualquer receio do que quer que seja, pois toda esta gentinha, são pessoas sem qualquer morel, e carácter. Como me repudia, e até repugna saber que é também dos meus impostos que se paga a escroques desta natureza.

Carlitos disse...

Esta gente não tem um pingo de vergonha na cara!! Coitados dos nossos filhos, que vão pagar isto tudo muito caro!!

Boa memória disse...

A mais grave conspiração contra o estado de Direito a que assisti durante os governos constitucionais pós-25 de Abril foi perpetrado por S. Exa. o Sr. Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva. Em conjunto como o seu assessor e homem de mão – o Lima – engendrou um plano para fazer cair o governo ou pelo menos prejudicar gravemente o PS nas eleições legislativas em benefício da velha, sua protegida. O plano, como o célebre e-mail deu a conhecer em parte, consistia, com a colaboração do jornal o Público de JMF, em encomendar ao jornalista Tolentino (igualmente do Público) uma notícia escabrosa que denunciaria imaginadas escutas ao PR a mando do PM José Sócrates. Isso nunca foi desmentido (antes foi envergonhadamente assumido pelo PR)! Não me recordo que Pacheco, Capucho ou outros do PSD ou de outros partidos, tenham pedido a renúncia de Cavaco, que se investigasse o caso ou que pelo menos tenham exigido a demissão do Lima e/ou criticado toda esta podridão vinda de Belém. Conclusão: Ao que temos vindo a assistir é a um ataque sistemático e duradouro ao PS, agora na pessoa de Sócrates, como último recurso que o PSD vê para chegar de novo ao poder. Gente vil!

Gozão disse...

... para lançamento do livro do Mário Crespo funcionou. Vendeu imensos livros e estiveram presentes muitos dos "padrinhos"

Força Mário, comece a preparar mais um livro e ponha já alguém da sua confiança em vários restaurantes... pois se esta acção de lançamento resultou, pode ser que outra também resulte.

Olhe, se não quiser gastar dinheiro com os seus homens nos restaurantes, mande-os... eu depois digo-lhe para onde.

Anónimo disse...

Temos um PR que só está preocupado com as novas eleições, porque o Sampaio mandou o PSD de carrinho por menos. Um caso corioso o PM SOCRATES está em tudo o que é corrupção? Começou na Universidade e vai terminar onde? Vamos receber uma herança muito pesada deste governo.

Anónimo disse...

ehehehehehehehehe
Não há liberdade de expressão?
Então porque é que podemos fazer blogs????

Anónimo disse...

ehehehehehehehehe
Não há liberdade de expressão?
Então porque é que podemos fazer blogs????