já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sábado, 8 de maio de 2010

Apreensão de pescado em Quarteira

candonga persiste, apesar de tudo
A venda de peixe «na candonga» será sempre um problema, em Quarteira, como noutro porto qualquer.

É certo que os vendedores infringem a lei, fogem aos impostos e ao controlo sanitário. Mas não é memos verdade que o dinheiro do «povo» é cada vez mais curto e que o «peixe legal» está pelos olhos da cara: é a Docapesca, são os lucros desmedidos dos comerciantes e intermediários…

De que lado nos pomos? Do lado da lei ou do lado da poupança? Um dilema de difícil decisão, sobretudo no dia em que temos de pagar ao senhorio e vemos, na praça do peixe, a simples pescada a preço de caviar.

E foi hoje mesmo, no Sábado, dia 8, que se verificou uma acção de fiscalização - realizada por oito homens da Unidade de Controlo Costeiro da GNR - à venda de pescado em local "não habilitado”, perto do porto de Pesca de Quarteira.

452 quilos de pescado foram apreendidos a três vendedores; 116 quilos foram considerados impróprios para consumo e consequentemente destruídos – segundo afirmou à Lusa o coordenador da Unidade de Controlo Costeiro de Olhão.

Os outros «comerciantes» escaparam a tempo; mas, nos últimos meses, segundo esse mesmo agente, foram identificados 19 vendedores e efectuadas 23 apreensões de pescado nesse mesmo local, totalizando 1200 quilos de pescado diverso, dos quais, 236 impróprios para o consumo.
.

Sem comentários: