já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

terça-feira, 18 de maio de 2010

Jerónimo quer o fim da Democracia?

a irresponsabilidade de uma moção de censura
Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, entregou hoje ao Presidente da Assembleia da República uma moção de censura ao Governo, em consequência das conclusões da reunião extraordinária do Comité Central, realizada ontem.

A moção deverá ser discutida e votada na sexta-feira, em vez do debate quinzenal da Assembleia.

Francisco Louçã, líder do Bloco de Esquerda, já anunciou que a sua bancada vai votar favoravelmente a moção, porque o desemprego, o aumento dos impostos e a redução dos salários "fundamentam" tal decisão.

Lê-se e não se acredita.

Lançar uma moção de censura, oito dias depois do fim-de-semana negro em que, só por um triz Portugal não entrou em bancarrota, só pode significar uma irresponsabildiade absoluta, já que a imagem que isto deixa transparecer é a de que alguém se está «a borrifar» para a opinião daqueles que nos estão a segurar in terminis.

E que esperam os comunistas (e bloquistas) com esta estúpida «brin-cadeira infantilizada»?

«Obrigar» o Partido Social Democrata a revelar-se «coligado» com o Partido Socialista?

Fazer cair este Governo? Para quê? Para que novas eleições venham repor um governo minoritário, seja ele socialista ou social democrata, que só poderá manter – se não agravar – as duras medidas a que os portugueses vão estar sujeitos?

É este o sentido de responsabilidade dos comunistas? Ou estará Jerónimo convencido de que os portugueses iriam entregar à extrema-esquerda os destinos do país?

O mais certo é, apenas, que com um governo mais fragilizado ninguém possa evitar a bancarrota e, com isso, o fim da Democracia em Portugal.
.

10 comentários:

Anónimo disse...

Caro Lourenço,

Qualquer governo que viesse a sair de eleições teriam mais legitimidade popular do quer este. Este é que já ninguém aguenta nem acredita. E esse é verdadeiramente o problema.

Cumprimentos
João Martins

Anónimo disse...

Hó Srº.Lourenço, fique descansadadinho que a moção não passa.
Com todas estas ricas medidas, vai ver que vai andar tu............do
de vento em popa com este governo BICÉFALO de grandes crâneos.
Moção de censura? então mas que mal agradecidos!...o zé povinho é que a deveria votar sabe? sabe que decerto ela passaria.
E, eu não sou do pcp, sr. Lourenço.

Lourenço Anes disse...

Caríssimo João Martins:

O problema não é de legitimidade. É de eficácia, competência, capacidade e determinação.

Eu, que nem sou socialista e muito menos «socratista», entendo (sei) que este Governo tem legitimidade. Foi eleito pelo povo! Outro que venha terá a mesma legitimidade popular. Porque não há legitimidades de 1ª e de 2ª.

O problema, caro João Martins é que, se não sabe, no anterior fim de semana, enquanto todos festejavam o Benfica-campeão, chegou a estar «decretada» a bancarrota de Portugal, salva in extremis.

Foi isso que «obrigou» ao acordo Passos Coelho-Sócrates e ao sequente Conselho de Ministros.

Pode ter a certeza, meu caro João que o mais ligeiro estremeção não vai ser aguentado, nem por milagre papal, nem por intervenção de São Sarkosy nem Santa Merkl.

E o João sabe bem quais serão as consequências de uma eventual bancarrota...

Abraço, com a maior consideração

L.A.

Emídio Pindo, Calheta, Madeira disse...

Acho muito bem essas críticas a SÓCRATES. Sem dúvida, desde Cavaco Silva, o PIOR PM de SEMPRE.

Os RECORDES de SÓCRATES são todos "negativos": maior desemprego de sempre, mais PMES fechadas na história, maior gasto público de sempre, défice etc.

Mas fica uma pergunta: SE TODOS CRITICAM COM VEEMÊNCIA SÓCRATES e ESSE GOVERNO, por que só o PCP fala em moção de censura? Não que eu seja a favor de tal medida agora, mas é estranho que todos sejam fortes críticos do Governo mas ao mesmo tempo ficam a carregá-lo ao colo!

Anónimo disse...

Estes mesmos que, "oh da guarda uma moção de censura", são os mesmos que gozaram de iguais direitos havendo uma maioria absoluta sabendo de antemão que a mesma não passava. Acho muito bem que haja tal moção, sempre dá para esclarecer parte das mentiras com que somos confrontados todos os dias. A quem se deve toda esta situação?... que eu me tenha dado conta, não foi ao PCP, nem ao BE. Jogam-nos à cara a maldita crise, e quem a provocou?... foram os trabalhadores, os reformados, os doentes? Pobre povo que continua nas garras de meia dúzia de abutres.

A. Almeida Soares disse...

Oh anónimo burro!
Que se lixe se fazem uma moção de censura ao Sócrates! Façam-nas todas que até são poucas!!!!!
;as a ALTURAS, A OPORTUNIDADE é que é má, moço!
Oh julgas que se formos esmagados por o Capitalismo internacional os os trabalhadores, os reformados, os doentes não vão ser os mais prejudicados????
Quem se lixa é o mexilhão e quem se safa são os ricos e os politicos, com o Louçã com os seus 30 mil PPR e o Jerónimo que quer ficar bem visto por os trabalhadores, os reformados, os doentes !!!!!!!!!

Anónimo disse...

Caro Lourenço,

Sim, tem legitimidade para governar em maioria relativa. Mas como não sabe, nem nunca soube governar sem maioria absoluta, a legitimidade é fraquinha. E sem legitimidade não há eficácia, competitividade e crédito que resista. Eis o problema caro Lourenço. Nisto penso que cordialmente discordamos.

Um abraço!
João Martins

Lourenço Anes disse...

Caro João:

Se você quer ver divergências nesse ponto... não sei como, mas está no seu direito. Só que NESSE PONTO (como em todos os aspectos que foca) eu não estou em divergência.

A minha convicção é que este momento foi mal escolhido porque pode ter muito más consequências (bem piores do que termos de aguentar o Sócrates por mais uns meses). Mas é a minha opinião...

Cumprimentos

L.A.

Anónimo disse...

E não haveria hipótese de um governo maioritário de direita?
Aproveitava-se e resolvia-se também com o veto presidencial ao casamento gay! E um referendo a essa aberração.
Uma espécie de tudo-em-um, aproveitando as sondagens que dão maioria absoluta a uma coligação de direita.

Anónimo disse...

Ora, foi uma oprtunidade do PCP de dizer que ainda não está enterrado! Foi inútil e estúpido, como TODA a esquerda!