500 postos de trabalho em grande risco
Um novo e-mail, de um leitor identificado, hoje mesmo chegado à nossa caixa de correio, mereceu a nossa particular atenção. Com autorização do autor, aqui o transcrevemos:
"Anteontem, o deputado Mendes Bota, do PSD, apelava ao bom senso dos responsáveis da CGD para que estes não fizessem a «malfeitoria» de não salvar os postos de trabalho da Alicoop/Alisuper.
Ontem, quase 350 trabalhadores da Cooperativa de Produtos Alimentares – Alicoop manifestaram-se junto à sede da Caixa Geral de Depósitos, exigindo que aquele banco invertesse a posição de recusar o empréstimo que eles crêem que iria salvar a empresa.
Ontem, também, o deputado socialista Miguel Freitas afirmou que acredita que a situação da Alicoop será resolvida, pois, até agora, "ninguém manifestou interesse no encerramento da empresa".
Vamos lá ver se conseguimos «pôr ordem na casa» (a expressão usada por Macário volta a ter aqui aplicabilidade).
- Uma renomada empresa de consultadoria, a Deloitte, fez um estudo para salvar a empresa e considerou que, para tal seria necessário proceder reconversão dos supermercados numa marca internacional, sendo necessário 5,3 milhões de euros para o efeito. Doutro modo, a empresa estará irremediavelmente perdida.
. - Os trabalhadores e os presentes gestores desta situação de desespero, «exigem» à Caixa Geral de Depósitos um crédito de 1,2 milhões de euros.
. - Se são necessários 5,5 milhões para viabilizar a empresa, ninguém explica para que servem, afinal apenas 1,2 milhões. Para acudir às necessidades dos trabalhadores? Cremos que sim. Mas, nesse caso, será a Caixa quem deverá resolver este problema social grave?
Para um leigo como eu, 1,2 milhões seria um empréstimo «a fundo perdido». É o que se espera da Ciaxa Geral de Depósitos?
Afinal qual é o papel do responsável pela gestão calamitosa da empresa e de sua irmã, a edil de Silves? Assobiam para o ar e vivem felizes e tranquilos?"
J.A. (jorge.reallink@sapo.pt)
O dramático é que, no meio de toda esta trama, há mais de 500 pessoas na situação aflitiva de perder o ganha-pão!
4 comentários:
Não podia concordar mais. Quem responsabiliza os autores desta calamidade? Isto é caricato. E estes srs. andam lado a lado com os sindicalistas a botar discurso como se nada fosse com eles.
Aos funcionários dos Alisuper´s do concelho não tenham problemas o nosso amigo Batão tem 4000 novos postos de trabalho no novo IKEA. Os directores é que estão pior mas de certeza que ainda devem estar a receber os seus ordenados.
Parece que 380 já foram há vida!
Faltam outros tantos!!!
E não prendem o «fabriqueiro» que é o unico culpado dessa m.... toda.
Desculpem, mas tou muito desgostoza!
Os trabalhadores da Alicoop – Cooperativa de Produtos Alimentares do Algarve, após uma reunião com a administração e o sindicato, aceitaram ontem suspender os seus salários, assim como o encerramento de grande parte das lojas Alisuper.
Enviar um comentário