já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

domingo, 25 de julho de 2010

Horários do comércio

para quando a liberdade total de funcionamento?
Uma colaboração hoje mesmo entrada na nossa caixa de correio e proveniente da leitora e «seguidora» habitual M.A.S.M. e que nos traz motivos para reflexão e análise:

"O conselho de ministros aprovou o alargamento do horário das grandes superfícies ao domingo, podendo estes estes estabelecimentos, a partir de agora, funcionar todos os dias das 06:00 às 24:00 horas.

O decreto-lei que modifica o regime dos horários de funciona-mento dos estabelecimentos comerciais mantém a possibilidade de as Câmaras municipais, “em casos devidamente justificados alargarem ou restringirem os limites dos horários fixados”.

Ora vamos ver como irão ser usadas estas restrições: por alega-das questões de segurança? Em defesa da qualidade de vida dos cidadãos? Na protecção a certas actividades profissionais?

Sendo regras que se aplicam a todos e vão servir melhor o interesse dos consumidores, vamos ver autarquias a alegar que o funcionamento dos hipermercados ao domingo poderá implicar o encerramento de lojas de comércio tradicional e aumento do desemprego, esquecendo que o actual sistema de distribuição é muito diferente do que existia há algumas décadas e que as próprias exigências e necessidades dos consumidores se alteraram profundamente de ano para ano.

Basta olhar para as «lojas dos chineses» para perceber que mesmo as limitações e horários do comércio tradicional deixaram de fazer sentido.

Quantos de nós não tivemos de interromper um trabalho por falta de um tinteiro para a impressora, ou irmos com fome para a cama porque descobrimos à meia noite, que não temos pão nem leite em casa?"
( M.A.S.M. - identificada)


17 comentários:

Anónimo disse...

A verdade é que ainda não chegou o periodo da luta dos comerciantes de próximidade quando isso acontecer vai ser o fim da macacada.

Anónimo disse...

quais comerciantes de proximidade? tás a afalar dos ciganos do antigo largo do mercado de Quarteira ou dos chineses, os unicos que fazem proximidade aos interesses dos cidadaos?????

Anónimo disse...

Eu gostava imenso de saber para quando uma superficie comercial em Quarteira, não conheço terra nenhuma que não tenha ou um Pingo Doce, Modelo, Lidl ETC ...
Esta cidade é uma tristeza!!
Para se ir ás compras temos que ir a Loulé!!Porquê???

Anónimo disse...

ACHO MUITO BEM ESTAREM ABERTOS ATÉ ÁS 23H.
O PEQUENO COMÉRCIO NÃO EXISTE!!

Anónimo disse...

O Governo deu uma grande machadada no comércio tradicional ao autorizar a abertura das grandes superfícies aos domingos e feriados.

Anónimo disse...

Nunca houve uma política integrada e a gente sabe que cada câmara, segundo os interesses locais que tem, foi aprovando grandes superfícies sem terem em conta o impacto negativo que isso iria trazer ao comércio local.
Porque não se liberaliza TYDO imediatamente? Cada um saberá quando e em que dias lhe convém abrir…

Anónimo disse...

Comerciantes, empresários, presidentes de clubes de futebol do psd, vices-presidentes de concelhias do ps e candidatos á anos a esta parte a alguma coisa, presidentes da junta, ex presidentes e agora adjuntos de presidente, são estas personagens que de á anos a esta parte vendem os destinos de Quarteira a Loulé em troca de lugares onde se consideram protagonistas e decidem por outros que não lhes reconhecem esse direito.Tanto é assim que formaram a Associação de empresários e comerciantes de Quarteira e Vilamoura, se a mesma Associação em Quarteira quando estava sozinha não fez nada, agora muito menos fazem.Os que são silenciados por não encarneirarem nessa fantochada, são os maus da fita para estes pelintras que por aqui vegetam, vão mas é trabalhar !!!!

Anónimo disse...

Associação de empresários de Quarteira-Vilamoura????
Vejam mas é os gajos que dirigem isso são sempre os mesmos mesmo quando de empresários tem muito pouco como o Victor Faria e o Zé João... metem-se em tudo como se valessem alguma coisa e onde se metem fazem como os eucalipetos: secam tudo.
Com gente assim, o que é que esperam?

Anónimo disse...

FORÇA!! ACHO MUITO BEM ESTAREM ABERTO AOS DOMINGOS, PORQUE AOS DOMINGOS O PEQUENO COMÉRCIO ESTÁ TODO FECHADO. fECHA SÁBADO ÁS 13 E VOLTA A ABRIR SÓ NA SEGUNDA FEIRA, POR ISSO ACHO MUITO BEM.
E JÁ AGORA CONCORDO COM UM COMENTADOR ANTERIOR, PARA QUANDO UMA SUPERFICIE EM QUARTEIRA?? ESTÁ MUITO DIFICIL. PORQUÊ?? TEMOS QUE IR A LOULÉ ÁS COMPRAS, PORQUE EM QUARTEIRA NÃO EXISTE NADA E O POUCO QUE EXISTE É MUITO CARO. PRECISA DE CONCORRÊNCIA FORTE.
UM MODELO, ERA MUITO BOM PARA QUARTEIRA.FICA AQUI UMA BOA SUJESTÃO PARA PONDERAR.ABRIR UMA SUPERFICIE COMERCIAL COMO DEVE DE SER EM QUARTEIRA.BOA??ESPERO QUE SEJA PARA BREVE.

Anónimo disse...

O Governo fez muito bem em autorizar a abertura das grandes superficies aos domingos e feriados, concordo, porque o pequeno comércio não abre aos domingos e também é tudo muito mais caro. Força grandes superficies!!

Anónimo disse...

Sou de Cascais e tenho casa de férias em Quarteira, pois esta triste terra só tem praias. Onde está em Quarteira um Modelo, um Lidl, um Pingo Doce?? NADA EXISTE!!
Aqui em Cascias temos tudo perto de casa.Será que Quarteira está assim tão esquecido do mapa??Para se ir ás compras em Quarteira temos que nos deslocar a Loulé.Até Albufeira que parecia ser mais atrasada, está bem á frente de Quarteira.É TRISTE!!!

Anónimo disse...

Tenho um comércio em Quarteira e concordo com a abertura das grandes superficies aos domingos.
Nós temos que descansar, e também gostamos de os ir visitar.
Por isso concordo.

Anónimo disse...

Ainda bem.Porque precisamos de fazer as nossas compras aos domingos, se trabalhamos a semana toda, e os pequenos além de caros como tudo estão fechados.Vai-me dar um jeitão.

Anónimo disse...

Sou comerciante em Setúbal e sempre achei que protegiam muito o comércio tradicional no Algarve.
Acho muito bem estarem abertos aos domingos.

Anónimo disse...

No novo espaço comercial em Quarteira no jardim em frente aos bombeiros a junta mandou colocar umas bancadas todas bonitas oferecem electricidade para se poder trabalhar, os homens divertem-se a jogar à carta com gritarias descontroladas, onde poderiam as crianças brincar e está aberto até às 24horas. Não vendem comida mas vendem produtos de qualidade roupa, sapatos e malas de senhora só de marcas TUDO CONTRAFACTADO. É uma vergonha venham ver só espero que não vendam nada e continuem no calçadao a ocupar os poucos bancos para vender os seus produtos....

Anónimo disse...

Quarteira só tem mesmo interesse para férias, só tem boas praias.Mas isso sempre teve, é natural.Agora obra feita pelo homem, nada, só existe pequeno comércio e é tudo muito caro.Temos que nos deslocar a Faro para se ir ao Jumbo.Este ano foi o primeiro a vir para cá de férias e vai ser o último.Não gostei, não tem comércio normal, só chinés, cafés e nada mais, é muito pobre!Pensei que estivesse mais desenvolvido, está próximo de Faro.

Anónimo disse...

Acho que todo o comercio deveria ser liberalizado. Cada qual abria quando bem entendesse.
Muitas vezes apetece-me comer qualquer coisa às 4h00 ou 5h00 da manhã e não há nada aberto, a não ser a padaria de Vilamoura (perto das fazendas de Vale Judeu.
Se as grandes superfícies estivessem abertas durante todos os dias da semana e 24 horas/dia, isso sim é que seria bom!