já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sábado, 21 de agosto de 2010

Questão do IKEA está de volta

mas os socialistas de loulé não concordam
Segundo relata o jornal «Região Sul» online, “o PS acusou a Câmara de Loulé (PSD) de 'submissão' ao poder económico, ao querer permitir a instalação do IKEA num terreno rural, cedendo ao argumento ‘chantagista’ da cadeia sueca de que iria deslocar o investimento para Huelva, Espanha”.
.
O jornal adianta que a autarquia aprovou, com os votos contra dos vereadores socialistas, a decisão de “iniciar os procedimentos de elaboração do Plano de Urbanização Caliços/Esteval, local previsto para a implantação da área comercial”.

Acrescenta o jornal que o PS de Loulé considerava mais apropriadas, “outras localizações, como a zona empresarial da cidade”.

Ora, o centro comercial Inter Ikea pretende abrir, em Loulé, até 2015 e, pelo menos, desde 10 de Março de 2009 que manifestou a decisão clara de se instalar na zona dos Caliços e não em qualquer outra localização. Para tal, começou, de imediato, a adquirir os respectivos terrenos, mantendo, na altura, uma cláusula de sigilo.

No entanto, o PS/Loulé, na opinião do respectivo presidente, segundo relata ainda o Região Sul, “diz que aquela localização implica a reconversão de espaços urbanos actualmente previstos Plano Director Municipal (PDM) em rurais.”

Acrescenta ainda a mesma fonte que a CCDR/Algarve afirma “que a elaboração do Plano de Urbanização (Caliços-Esteval) terá que ser feito num quadro de revisão do PDM no qual terão que ser reponderadas áreas já previstas naquele plano para usos empresariais”. Revisão que, como se sabe, está em curso.

Por isso, o presidente da secção louletana do Partido Socialista entende que “por contrapartida da aprovação do plano a autarquia terá que renaturalizar alguns espaços urbanos e conter a expansão de perímetros urbanos da cidade e de outras localidades”.

É uma afirmação no mínimo, conjecturada de que se entende como consonante com a posição do grupo que pretende estabelecer um centro comercial do Grupo Auchan, nos terrenos da antiga fábrica da cerveja – o que faz com que a afirmação de que a autarquia manifesta submissão ao poder económico se possa reflectir nas próprias posições do Partido Socialista de Loulé: é que o poder económico do Grupo IKEA deve estar equilibrado com o poder económico do Grupo Auchan.

O ‘Calçadão’ terá sido, possivelmente, quem, antes de mais alguém o referir, estranhou todo este imbróglio relacionado com a instalação do IKEA em terras de Loulé e, se por um lado, classificou como «bizarro» o procedimento de Miguel Júdice na aquisição dos terrenos, por outro, não pode deixar de considerar suspeita a forma como a «outra parte» tem «movido influências» no sentido aparente de partidarizar todo o processo.

Destas declarações do PS/Loulé parece inferir-se que, ao contrário do que afirma o respectivo presidente, este partido não está assim tanto empenhado na fixação do Inter Ikea no concelho.

O ‘Calçadão’, sim. Com a autoridade moral de quem foi dos que primeiro «levantou a lebre», nunca contribuirá para criar dificuldades à implantação de uma grande empresa no concelho – que não é o mesmo que pactuar com jogadas pouco limpas vindas de onde vierem, e mesmo da Câmara Municipal - e, por isso, continuará criticamente atento aos desenvolvimentos futuros.
..

15 comentários:

Anónimo disse...

Não autorizaram em tempos a instalação de uma grande superfice comercial em Quarteira e agora autorizam esta num terreno rural.
Os quarteirenses são mesmo uns panhonhas.
Continuem no beija mão e ainda vão ver onde vão parar.

G. Lopes disse...

Fiquei de facto surpreendido com a noticia que li no Barlavento. E acho muita graça. Este Faria que era contra o Vairinhos e esta Fátima que era contra o Faria, e este outro que se dizia amigo do Ezequiel e que só queria o lugar dele, estão novamente juntos para destruírem definitivamente o PS?
Essa moça da foto, nem podia ver o Faria porque o Vairinhos tinha-lhe um pó (mútuo, segundo dizem por cá), o Vairinhos baldou-se e ela depressa se “abraçou” a este à espera de taxinho? Sim, taxinho. Ela no Turismo perdeu o “galho”. Agora com procedimentos e inverdades destas, o PS não se levanta mais cá no concelho.
Agora o novo rumo, meteu uns patins no Ezequiel e ninguém deu por isso. Mas deixa-los. Se eles na rabiassem, também não nos divertíamos....
G. Lopes ( nome verdadeiro)

Anónimo disse...

Ui.... o PS não quer o IKEA, quer o Auchan!
Ui..... o Faria não quer o IKEA, quer o Aucan do seu amigo Reinaldo!
Ui... o Faria queria ser vereador e o Vairinhos não o quis de ficou zangado e agora é ele que manda?
Ui.... Quarteira está mal, entregue a gente desta!
Só uma pergunta: os terrenos do Reinaldo & Cª não são terrenos rurais????
Tá tudo parvo ou quê?
O que vale é que a nossa maioria dá para estarmos a c... para as opiniões do PS seja do Vairinhos seja do Faria.
Força Dr. Seruca, vá em frente que o Concelho agradece.

Anónimo disse...

Olha, ainda há PS!!!!!! LOL LOL LOL
Nao deve ser por muito tempo. LOL LOL LOL

Anónimo disse...

Telefona-me o Rui muito zangado mas prontes.... eu esclareço: a notícia e a fotografia eram do Carteia!!!!!
Tá bem assim?
Claro que também sabes o que ela dizia do Faria mas isso agora já não importa se calhar o Faria vai ocupar o mesmo lugar que teve o Vairinhos,
Um abração para ti e para a Aline.

G. Lopes

Anónimo disse...

Quem é o outro gajo da fotografia, Lopes?

Marta disse...

Venha o IKEA e monte-se onde puder. Era só o que faltava uma empresa ter de sde instalar onde outros lhe queriam vender o terreno!

Anónimo disse...

Ai já não é o Hugo o chefe dos sucias de Loulé?????
O PS se estava mal... conseguiu a proeza de piorar.
Ou me engano muito ou nas próximas eleições vão para os dois vereadores ou mesmo só um se o BE crescer!

Anónimo disse...

PS de Loulé... é passado!
Com essa gente, então, nem se fala!

P. Raul disse...

Realmente, a Marta, na sua simplicidade, tem razão: então uma empresa em vez de ter preferência por um lugar era obrigada a instalar-se num sítio que não lhe convêm?
Isso não lembrava nem ao diabo!
Mesmo eu parece-me que o Ikeia não obriga ninguém. Se a deixarem instalar nos Caliços muito bem senão vão a procura doutro sítio. Isso é chantagem?
Deve estar tudo parvo.
Olhem, para perceberem bem o que quer o PS basta passar no Lendário do Teixeirinha de vez enquando. Não é raro que não esteja lá esse Vitor- Isso é que é a transparência que disse aos jornais??????
Abram os olhos louletanos e quarteirenses!

Anónimo disse...

Quando é que o Seruca autoriça uma grande superfície em Quarteira????
Quer obrigar-nos a ir fazer compras a Loulé?

Anónimo disse...

Seruka é bom rpaz yé
met o ikea nos calixos yé
Reinaldinho a ver navios yé
pra na ser graganeiro yé

A. Baeta disse...

Fui ver a foto no carteia. A cocó, o ralheta e o facada!

Será que alguém acredita nos três? Só se os Deuses estiverem loucos!!!
Ai PS, PS, cada vez te afundas mais e ninguém vê ...ou finge que não vê.
Cada conferência de imprensa...cada cavadela...

Anónimo disse...

Mas o PS quer mesmo dar a machadada no IKEA????
Estamos num país de malucos.

Anónimo disse...

Ai este Farias era o mesmo que era chefe da campanha do JV e o largou da mão porque o JV não o meteu na lista de vereadores?
O JV lá sabia o que fazia....
eh eh eh eh eh