já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

ALGUÉM É CAPAZ DE ACREDITAR?

piscinas de Quarteira sem dimensões olímpicas
Alguém que me merece a maior confiança acabou de me confidencia, sem poder esconder a sua estupefacção: as futura piscinas de Quarteira vão ter apenas duas pistas de dimensão olímpica.
Com efeito, a futura piscina parece que terá 6 pistas de 25 metros e apenas duas pistas de 50.


Tal como acontece com as piscinas cobertas de Loulé, isso impedirá a realização de provas oficiais de natação e também a prática de pólo aquático.

Recuso-me a acreditar! Para que servirão duas piscinas de 50 metros? Para treinos individuais? É inadmissível!

Mas que “génios” habitam os gabinetes de arquitectura da câmara de Loulé? É uma questão de incompetência ou estupidez?!
.

12 comentários:

Camila disse...

Tenham calma!

A equipa de técnicos projectistas camarários devem ser provavelmente oriundos do interior concelhio e habituados como estão aos tanques de rega da horta, será natural que se enganem nas dimensões.

Quando aí um dia se realizarem provas de competição nacional ou "olimpicas", nadam dois a dois, de cada vez mas jamais esqueçam!

É em Quarteira que existe uma das maiores e melhores piscinas do mundo: O Oceano Atlântico!

João Carlos Santos disse...

Enfim... Desde que estejam aptas para complementar o treino de atletismo por mim tudo bem. Embora não seja amante dos desportos aquáticos considero que o calcadão até tem razão, podemos abordar a questão de outra maneira.

Mas pronto... Quem sabe desse modo, as piscinas possam prestar um melhor serviço à comunidade, não sendo grande parte dos horários entupidos por equipas de natação ou outro tipo de desporto aquático praticado nestes recintos. Não acham? Ou será que as pirscinas são construidas a pensar somente em equipas de natação ou pólo aquático?

Sabem uma coisa? Veremos no que vai dar.

Abraços.

Anónimo disse...

Eu não quero que me chamem desmancha prazeres mas tenho de dizer que as obras feitas por este executivo pecam todas por grandes defeitos. Olhem o jardim de Loulé, O Arquivo Municipal. Sóo Mercado ficou bom porque já era assim graças ao arquitecto que há cem anos o idealizou. Estes restauraram mas gabam-se de o ter construído o que é uma afronta contra a poopulação de Loulé. Somos parvos ? Fernando

Anónimo disse...

Já em tempos tinha alertado, no forum café da avizinha, para esta situação das 2 pistas das piscinas de Quarteira.
Quando poderiamos ter umas piscinas em condições, começamos logo limitados, denotando uma total falta de visão futura.
Esta falta de visão é notória numa série de obras realizadas em Quarteira. Do meu ponto de vista são exemplos disso a praça do mar, o novo jardim, a nova esquadra da GNR, a escola primaria da Abelheira e o mamarracho para habitação social e agora as piscinas.
Uma obra de dimensões aceitáveis foi a igreja São Pedro do Mar, mas felizmente esta obra não foi projectada pela CML senão teria saido uma qualquer pequena capela.
Não percebo a visão tacanha da CML, e muito menos a atitude "do deixa andar" dos quarteirenses!

Anónimo disse...

Nem um tanque para lavar roupa suja mereciam...

José Carlos disse...

P/ a Camila:

Minha amiga, é fácil dizer «tenham calma!», quando temos alguma distância dos factos. Acontece que é muito difícil manter a calma quando vemos erros sobre erros a martirizarem-nos a terra a que temos amor.
Repare, Camila, que, só no último ano, estas «luminárias» arrancaram centenas de árvores de uma das mais belas avenidas do Algarve… para conseguirem mais umas escassas dezenas (se tanto)de lugares de estacionamento; construíram uma amostra de jardim, num espaço que nunca será uma centralidade para o burgo; entregaram de mão beijada os planos de pormenor de um eventual (???!!) centro cultural a um mestre de obras que pretende construir à volta mais uns quantos blocos de apartamentos, numa zona já de si sobreocupada; e, se lhe disser que até conseguiram construir um monumento aos pescadores, erigindo duas esculturas aos grandes inimigos dos pescadores, os vendedores intermediários de peixe… está (quase) tudo dito, não é?
Não a vou incomodar com mais pormenores, porque já vi que houve outros comentadores que se encarregaram de dar mais alguns exemplos.
A verdade é esta: os autarcas louletanos que determinam o que deve ser feito em Quarteira, por vezes, deixam-nos a ideia de que fazem precisamente o contrário do que são as nossas necessidades.
Depois fingem-se ofendidos, como virgens pudicas, quando alguém, por idiotice, diz que têm feito de Quarteira uma aberração. Será de propósito, Camila?
Nem a sua ironia sobre as provas de natação «dois a dois», nestas condições me dão vontade de rir, minha amiga…


P/ o João Santos:

Meu caro, eu entendo-o muito bem. Dou-lhe até uma certa dose de razão quando lembra que, muitas vezes (a piscina de Loulé é exemplo disso) os treinos desportivos prejudicam a utilização dos que não integram os clubes.
Não é que as piscinas sejam «somente para equipas de natação ou pólo aquático». Mas o desporto pratica-se; e uma piscina é, essencialmente, um equipamento desportivo.
Mas, mesmo que admitamos que seja um «equipamento de lazer», por que razão acha que uma piscina com oito pistas de cem metros dá menos hipóteses de prática da natação e lazer do que outra com pistas de 25? Em meu entender trata-se de uma simples questão de organização. Repare: os alunos das escolas têm os seus horários de utilização; os grupos de terceira idade, também. O resto do tempo pode ser gerido pela prática de desporto federado ou de simples prazer…
Mas o que está em causa é que, tal como foi concebido este - (deixe-me lá dizer o termo que me vem à cabeça) este «aborto», vai ter duas consequências imediatas: a impossibilidade de realização de torneios ou campeonatos capazes de trazer prestígio à nossa cidade; e, por outro lado, não veio resolver o idêntico problema de Loulé, cujas equipas têm de disputar os jogos de pólo em Faro ou em Portimão e só podem realizar provas de natação em piscina aberta, durante o Verão.
É isto que queremos para a nossa terra, João? Isto posso eu garantir-lhe, meu amigo: não é preciso esperar pelos resultados quando se percebe antecipadamente que não serão… os melhores (e estes eram possíveis). Não está de acordo?


P/ o Anónimo Fernando:

Meu caro, infelizmente, para mim, você não é desmancha-prazeres. Quem nos desmancha os prazeres são os executivos autárquicos que actuam como se, tal como você diz, fossemos parvos.
Quando o ‘Calçadão’ se insurge contra o que está a ser feito, não é pelo simples prazer de «dizer mal» e, muito menos, por uma questão de «crítica partidária» como já nos disseram.
Somos uma equipa de três pessoas e, curiosamente, não alinhamos todos no mesmo ideal político-partidário. Nem sequer temos afinidade de gostos clubísticos. Alinhamos, sim, numa vontade de informar, com verdade e correcção, a nossa gente, sobre o que diz respeito ao nosso presente e ao nosso futuro e alinhamos, em uníssono, num desejo de progresso e desenvolvimento inteligente, sustentado e SUSTENTÁVEL para Quarteira.
Fazemos um trabalho que nos parece e tentamos que seja honesto. Mas não pactuamos com o desrespeito que nos tenham, nem com a estupidez, nem com os erros – deliberados ou não – que nos prejudiquem ou entravem o bem-estar social dos quarteirenses.


P/ o Carlos :

Infelizmente, andámos um bocado distraídos. Pensávamos nós que o «único defeito» das piscinas seriam os anos de atraso só porque parece que este executivo decidiu alterar ligeiramente a orientação do edifício, como tinha sido definido pelo executivo anterior… (Uma decisão nunca explicada – se calhar, acham que não merecemos explicações).
Sobre a «visão futura» que refere, meu caro Carlos, eu não sei se os responsáveis a têm ou não. Sinceramente, até acho que prefiro pensar que não a têm. É que se a têm, então os erros cometidos são erros deliberados, cometidos para prejudicar o progresso de Quarteira!
Estou consigo: se alguém teve uma visão prospectiva adequada foi o projectista da Igreja de S. Pedro o qual, com certeza, não teve nada a ver com o que projectou aquela coisinha minúscula e sem dignidade a que damos o nome de «capela da Nossa Senhora», no molhe do Porto de Pesca.
Quanto à atitude do «deixa andar dos quarteirenses»… pois meu caro, acho que já foi mais grave. Mas estamos ainda a tempo de, todos juntos, exigirmos que NOS TENHAM RESPEITO.
O ‘Calçadão’ será sempre, para os que o não tiverem, uma voz incómoda e, se necessário, agressiva!


P/ o Anónimo de 18 de Outubro:

Pois é, meu caro anónimo… diga-me uma coisa: é nesse tanque que está habituado a mergulhar, não é? Pela estupidez que revela o seu comentário, vê-se logo que o seu cérebro está muito sujo!

João Carlos Santos disse...

Amigo José Carlos, tem que perceber que estava a defender a minha modalidade desportiva, mas também sei reconhecer que as piscinas poderiam ter sido pensadas de outra forma.

Agora... Seria interessante saber; Porque razão foram elas construidas ali naquele local e não na abelheira?

Simples, Complexo Desportivo de Quarteira será uma realidade, é certo que aquele espaço que foi aproveitado para construir as piscinas não é o maior, mas de acordo com o mesmo tentaram contruir as piscinas na mesma. Ou será que iriamos afastar assim tanto as piscinas do principal núcleo vivo de Quarteira?

Existem várias hipoteses, já se pensou que o espaço não dava para mais? Tantas questoes que podem ser colocadas, mas na realidade aquele demonstrou e demonstra ser o melhor espaço para as piscinas. Isto não é uma questão das piscinas serem maiores ou menores simplesmente é o espaço que não existe em Quarteira e graças a Deus que aquele ainda lá estava. O espaço é o grande problema na nossa cidade, depois é claro que acontecem coisas destas. Não estou a defender a CML porque como Quarteirense e fazendo parte deste colectivo que é o povo de Quarteira, quero sempre mais e melhor para a minha terra, enfim... Neste caso não foi assim, mas pelo menos teremos piscinas. Eu sei que as vossas almas virtuosas não gostam da palavra "contentamento", mas oh meus amigos é o espaço...

Abraços.

Anónimo disse...

Informei-me.Sim, gosto de falar do que sei.E fiquei a saber que o grande problema é a falta de espaço, ali, junto ao campo da bola, para a construção de um complexo de piscinas maior e digno da nossa cidade.
Quando chegaram à Câmara em 2002 havia terreno e projectos para fazer as piscinas lá em cima junto à Fundação Aleixo.E o que aconteceu é que acharam mal a ideia dos outros que lá estavam e toca a mudar para a Vilamoura ao lado do Campo da Bola.Só depois é que viram o buraco em que se meteram.Já era tarde.
Quando tudo estiver feito é que vamos ver mais uma linda obra que o Dr.Sebastião mandou fazer aqui.O tanque é só para doentes em tratamento.Quem quiser competir vá nadar para Portimão ou Faro ou se preferir pode ir até à praia.Sempre é mais perto.

Anónimo disse...

para todos os que deixaram comentários, só tenho a dizer que numa obra que esta a ser feita de inicio, o motivo da obra não ter tudo a 100% é só um - Quem é que meteu o dinheiro ao bolso!!!???
tenho dito, este país está impestado por um grande baondo de coruptos...

Anónimo disse...

Que coisa tão gira: então quer dizer que tinham espaço para fazer as piscinas como deve de ser e foram fazê-las noutro sítio?
Então querem fazer um complexo desportivo num sítio onde nem cabe uma piscina?
Quarteira é uma terra onde cada maluco vem fazer o que quer.
Brincam com a gente é o que é.

José Carlos disse...

P/ o João Santos:

Meu caro amigo, eu entendo perfeitamente o seu interesse e mesmo o seu “sonho”. Sim, refiro-me a um sonho quando diz que o “Complexo Desportivo de Quarteira será uma realidade”.
Mas então, explique-me lá uma coisa que eu não sou capaz de perceber: se ali vai ser esse tal complexo, como irá ele ser? Se nem espaço tinham para construir uma piscina “decente”… os outros eventuais equipamentos também serão equipamentos “coxos”?
Não vê aqui uma contradição?
Eu também quero esse complexo. Quero-o tanto como você, com certeza, mas quero-o com a dignidade que uma cidade em progresso, como é a nossa, merece! E isso não vai ser com equipamentos “atamancados”, não é verdade?
De resto, vejo outra contradição no seu comentário, João:
Diz você que se a piscina fosse construída na Abelheira, “iriamos afastar assim tanto as piscinas do principal núcleo vivo de Quarteira”.
Vamos ver, João… você acha que o “principal núcleo vivo de Quarteira”, num futuro próximo vai ser a Rua Vasco da Gama e anexas? Nesse caso, o que significa a “Zona de Expansão Norte Nordeste” cujo plano está em desenvolvimento? Já reparou que isso vai afastar o “principal núcleo vivo de Quarteira” cada vez mais da cidade velha? Simplesmente porque, para Sul, não pode expandir-se porque o mar não sai dali e para Poente existe Vilamoura…
Quer dizer que, cada vez mais, o “principal núcleo vivo de Quarteira” se irá deslocando mais e mais para Norte e Nascente e, consequentemente, a Abelheira estará, cada vez mais… no centro urbano (que você e eu desejamos seja “vivo”, bonito, moderno.
É por isso, que nós, os mais jovens, temos de unir esforços, vontades e determinação, esquecendo o que nos divide, reunindo-nos à volta de ideais e não de doutrinas políticas e ideais menos nobres.

Ah, é verdade, não sei se tinha alguma intenção oculta ao referir-se a “vossas almas virtuosas não gostam da palavra ‘contentamento’”.
Aqui, no ‘Calçadão’ não somos “almas virtuososas” nem demasiado inteligentes para entender charadas… Une-nos a vontade de fazer tudo o que possamos por Quarteira, pelo concelho, pela Região. Se necessário, mandando às urtigas crenças e teorias políticas, ambições pessoais ou alheias.
Por isso, acho (ou prefiro achar) que você não quis magoar, melindrar ou ofender ninguém…
Como disse atrás, vamos unir esforços, João. Todos nunca seremos demais.
Um abraço


P/ o António Almeida:

Meu caro, as suas intervenções no ‘Calçadão’ são sempre úteis, interessantes e pertinentes.
Os quarteirenses que não conheciam a “história” ficaram, com certeza, suficientemente elucidadas.
O exemplo das piscinas é paradigmático do que se passa na política portuguesa: os que vêm depois acham sempre que o que os outros fizeram, estudaram ou projectaram, estava errado e, vai daí… tratam de desfazer.
Para dar… piscinas coxas com seis pistas de 25 metros e duas de 50!
Por isso, nem precisa chegar ao fim para “ver mais uma linda obra que o Dr.Sebastião mandou fazer aqui”.


P/ o Anónimo de 23/Out:

Pois, o país pode estar cheio de corruptos. Mas chamo-lhe a atenção para o seguinte: para fazer acusações desse tipo, tem de se ter provas.
Pela nossa parte, preferimos pensar que se trata de “estupidez natural” – dos técnicos e dos autarcas.


P/ o último Anónimo :

Quer dizer isso mesmo, meu caro! A sua segunda pergunta é também a resposta ao nosso comentados João Santos. Talvez ele tenha uma resposta lógica. Nós, não.
Mas aceitamos a teoria dos malucos…

Anónimo disse...

p/ sr josé carlos

as provas estão sempre muito bem escondidas...
concordo quando diz que deve é ser estupidez natural dos tecnicos e autarcas...
mas tudo em quarteira é feito com essa estupidez natural a 500%, como é possivel?...