já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

UNICER FECHA EM LOULÉ

machadada no tecido produtivo do algarve

Como se sabe, a empresa Unicer anunciou o encerramento, no final deste mês, do Centro de Produção de Loulé, o que afectará 64 postos de trabalho, pelo menos 22 dos quais, de cidadãos de Quarteira.

Se é verdade que, como reagiram os comunistas algarvios, os trabalhadores foram tratados “como peças descartáveis na engrenagem da exploração e do lucro”, não é menos verdade que se trata de um rude golpe no tecido produtivo algarvio, que mais compromete o desenvolvimento regional.

A Unicer justifica a decisão com a necessidade de reforçar a competitividade da empresa, nomeadamente optimizando custos. Não estão em causa as razões da empresa que afirma que Loulé produzia apenas 7% da produção total de cerveja da Unicer, o que tornava a unidade industrial pouco rendível. É natural que as empresas sigam a sua lógica natural: a produção do lucro.

O que está em causa, efectivamente, é o avanço assustador – com a complacência do Governo - das políticas neoliberais que, como está à vista, põem em causa os interesses sociais e económicos das massas trabalhadoras.

É assim que Sócrates vai criar os prometidos 150 mil empregos? Se forem desempregos…
.

2 comentários:

Anónimo disse...

Embora este Post já tenha alguns dias, continua infelizmente na ordem do dia, em boa hora o governo "exigiu provas para confirmar se a fábrica precisa mesmo de ser fechada" e o PSD seja através de Mendes Bota ou da estrutura Concelhia do PSD Loulé vieram a publico manifestar-se contra este decisão. Embora para alguns possa parecer inconveniente, a verdade é que estranhamente quem combate estas atitudes próprias de um neo-liberalismo sôfrego, é a direita, se é que existe de facto diferenças entre o PSD e PS. Mais uma vez constato o silêncio arrepiante por parte do PS no concelho de Loulé, deixaram de ser de esquerda? Pode parecer má vontade, mas não, é mesmo desilusão.

Lourenço Anes disse...

P/ o Manuel Santos:

Faço minhas as suas palavras... Com efeito, o silêncio do PS/Loulé torna-se, cada vez mais... ensurdecedor!
Sobre este e outros temas de actualidade local e nacional.
Que saudades dos tempos em que imperava, por cá o "orgulho de ser louletano"!...