falta de médicos preocupa almancil
O Partido Comunista / Loulé enviou-nos um e-mail dando conta das suas preocupações relativamente à falta de médicos na extensão do Centro de Saúde de Almancil.
Se bem que os problemas de Almancil não sejam prioridades deste blogue, achámos que o assunto é preocupante, constituindo um problema sobre o qual vale a pena reflectir e, por isso, transcrevemos parcialmente o teor desse e-mail.
“Há já alguns dias que a extensão do Centro de Saúde de Almancil está a funcionar [apenas com] três dos cinco médicos da extensão, ou seja: os doentes de dois médicos não têm, há alguns dias, possibilidade de, em caso de necessidade, aceder a uma consulta.
Isto porque um dos médicos, que já estava previsto sair da extensão do Centro de Saúde há alguns meses, saiu em Setembro e não foi substituído; e o outro médico adoeceu, não havendo data previsível para o seu retorno.
O resultado é que, a uma grande parte da população, é recusada uma consulta médica, com a indicação de que se devem deslocar, em caso de “urgência”, às urgências.
Como sabemos, nas urgências há que pagar a respectiva taxa, pelo facto de a ela recorrermos e esperarmos, se o caso não for “grave”, horas intermináveis até sermos atendidos.”
Numa freguesia com cerca de 8 mil e oitocentos habitantes, é legítimo que nos questionemos como é possível que isto aconteça? Que medidas é que a ARS do Algarve já tomou, tendo em conta esta situação? E para quando?”
O problema afecta, de momento, os nossos vizinhos almancilenses mas – até porque por cá, no nosso Centro de Saúde, também temos problemas de natureza vária – é bom que se reflicta sobre a questão porque, um dia, podemos vir a ser nós que nos venhamos a queixar…
nn
Lembram-se que o Dr. Seruca Emídio, quando concorreu há seis anos para a CML, disse e escreveu que, num ano, poderia fazer mais pela saúde da população do concelho do que durante toda a sua vida como médico?
Afinal, depois de ter adquirido a “carrinha para medir a tensão”, que fez pela nossa saúde nestes seis anos? Ou está à espera que lhe recordemos as suas promessas concretas?
.
2 comentários:
O "carrinho de medir a tensão" é igual ao posto de socorros para os funcionários.
O homem tem de facto tratado da saúde dos seus concidadãos e aqui o "calçadão" apenas peca por andar é distraído...
Abraços e beijos para todos.
Camila:
Sabe? o 'Calçadão' não anda distraído. É ainda um bebé, com 3 mesinhos de vida, mas uma vontade enorme de acertar e informar.
Esta necessidade de informar advém do facto de não haver imprensa diária... nem imprensa isenta, cá na terra...
A prioridade da informação vai para as coisas de Quarteira e para aquelas que afectam de forma directa e indirecta os quarteirenses.
É claro que, por arrastamento, acabamos por ter de falar nos assuntos de política local, regional e nacional.
Felizmente, temos gandes companheiros à «nossa altura», e nestes, temos o prazer de contar com a 'Quiosque da Camila' para ajudar, quando, por uma ou outra razão, nos deixamos... distrair!
Grandes abraços amigos!
Enviar um comentário