já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

terça-feira, 23 de outubro de 2007

CHANTAGEM É CRIME

democracia tem competência para investigar
mmm
Segundo reza o blogue dos vereadores do Partido Socialista à Câmara Municipal de Loulé, na conferência de imprensa, que Hugo Nunes convocara para o passado dia 22, Vítor Faria, membro da Assembleia Municipal (citado no blogue como “deputado municipal” – onde terão ido colher os socialistas esta ‘nomencla-tura’?), denunciou, “a coacção moral ilegitimamente exercida sobre alguns membros da Assembleia Municipal eleitos pelo Partido Socialista, nomeadamente os presidentes de junta de freguesia, compelidos a votar favoravelmente as propostas da Câmara Municipal sob pena de discriminação das suas freguesias em futuras acções a prever no orçamento e plano de actividades”.
in blogue «Câmara Municipal de Loulé - Vereadores eleitos pelo PS»

Surpresa já não é para ninguém a forma como o executivo social-democrata da CML gere o município e trata a oposição.

Surpresa é que os citados presidentes de junta cedam à alegada chantagem. Porque tanto erra quem exerce a chantagem como quem a ela cede.

Se os socialistas têm provas do exercício ou tentativa de chantagem (e, com certeza que têm), por que razão não recorrem aos meios legais para procurar justiça? Não têm lá socialistas com formação jurídica? Ou os que têm licenciaram-se nas modernas universidades independentes?...
.

11 comentários:

Anónimo disse...

Então acham que o melhor era ficarem calados?

Anónimo disse...

meu amigo não devia vir para a blogosfera opinar sem se informar primeiro. ninguem tem culpa que não conheça as nomenclaturas dos orgaos autarquicos. aqui tem o exemplo de lisboa que é a melhor pagina de uma assembleia municipal. veja la se não encontra nenhum deputado municipal

http://www.am-lisboa.pt/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=15&Itemid=48

Lourenço Anes disse...

P/ o Anónimo de 24/Out (1:54:00)

Não, meu caro amigo. Calar é consentir. E não devem (não podem) consentir-se atropelos à Lei e à Democracia,
O que eu queria dizer é que essas coisas devem ser combatidas com firmeza e nos lugares próprios.

P/ o Anónimo de 24/Out (14:22:00)

Tem razão, meu caro…
Vir para a “blogosfera” dizer asneiras, sem previamente se informar… é muito mau!

Por isso, deveria ter-se informado, antes de asnear!

Sabe que quem faz as Leis não são os portais (que são feitos por cidadãos com capacidade e direito de errar)?
Quem escreveu disparates no site da AM de Lisboa estava no seu “direito” de errar. Você, meu caro, é que não tem o “direito” de dizer asneiras baseadas nos erros dos outros.

E, para que não repita, e venha “para a blogosfera opinar sem se informar primeiro”, aqui lhe deixo aquilo que é sua OBRIGAÇÃO conhecer: o texto da Constituição da República Portuguesa (após as 5 revisões) que – esta sim – faz lei, pois é a Lei Fundamental do País:

Artigo 251.º
(Assembleia municipal)
A assembleia municipal é o órgão deliberativo do município e é constituída por membros eleitos directamente em número superior ao dos presidentes de junta de freguesia, que a integram.

Como vê… são “membros” que constituem a Assembleia Municipal, ao invés do que acontece na Assembleia da República:

Artigo 148.º
(Composição)
A Assembleia da República tem o mínimo de cento e oitenta e o máximo de duzentos e trinta Deputados, nos termos da lei eleitoral.

Esta sim, composta por «deputados».

Percebeu? Ou precisa que lhe explique melhor?
Isto... porque ninguém tem culpa de "que não conheça as nomenclaturas dos orgaos autarquicos"!...

Para a próxima, faça favor de se informar CONVENIENTEMENTE em vez de ter veleidades de querer corrigir… o que está certo.

Anónimo disse...

não acredito que seja daquelas pessoas que pensam que só você está certo e todos os outros errados. uma assembleia municipal é constituida por membros, tal como qualquer orgao colegial, clube ou associação. no entanto tem membros eleitos e nao eleitos, presidentes de junta, vereaçao e deputados municipais.
ja que nao hesitou em insultar-me, e eu nao fiz em relaçao a sua pessoa, eu respondo às suas asneiras.
a constituiçao foi completada com a lei das autarquias, estatuto dos eleitos locais e regimentos de cada assembleia municipal. o q o senhor veio para aqui dizer, espero nao pessoalmente, é que os outros 9.999.999 portugueses dos mais de 300 concelhos do país estao errados, pois em todos esses concelhos existe a figura do deputado municipal. ja vi que tambem reage a criticas com agressividade e insultos, nao tarda vai para o gabinete do presidente da CM Loulé, ele certamente gosta de pessoas como você!

Anónimo disse...

Bem pensado.

Lourenço Anes disse...

P/ o Anónimo:

Primeiro, não o insultei. Aliás, só poderia insultar quem tenha rosto ou nome, o que não é o caso.
Respondi, apenas, a um anónimo, com os mesmos termos exactos que ele o tinha feito.

Quanto ao mais, faço-lhe um desafio:
Eu transcrevi o teor LEGAL do diploma fundamental do pais.

Faça favor de transcrever também o articulado legal dos "lei das autarquias, estatuto dos eleitos locais" que contrarie o que eu afirmei.
Quanto aos regimentos das assembleias, como sabe, não têm senão valor regimental e, aí, pode haver erros porque não são relevantes.

Assim, a sua tese valeria mais que a minha. Não o fazendo...

Lá nos encontraremos, um dia, como adjuntos no gabinete da presidência da Câmara de Loulé!

Anónimo disse...

Anónimo com anónimo se pega.

Anónimo disse...

Este Blog e uma miseria..atira em todas a direcções nao se percebe o que o seu autor defende e o que quer provar.

Noto sim uma grande incorrencia na linha de pensamento e uma falta de responsabilidade ao escrever sobre assuntos que não domina.

Anónimo disse...

Olha este! Queria que atirasse só numa direcção!
Ka ganda demokrata!

Lourenço Anes disse...

Em véspera de partir para umas curtas férias, deixando as tarefas do ‘Calçadão’ entregues (bem entregues, aliás) ao José Carlos e à Ana Maria, vou ainda responder aos últimos comentários deste post. Porque vale a pena aclarar ideias de quem se deu ao trabalho de comentar.

Não entendi o que quer pagar a nossa Alforreca. Mas, com o arrefecimento das ondas de Outubro, é natural que as alforrecas dêem à costa, sem ideias e sem dinheiro para pagar o que quer que seja. Aparecem e isso lhes basta. E quase sempre, morrem na praia, por falta de vontade de ir mais além.

Por isso, deixemos as tristezas das alforrecas mediterrânicas e vamos lá ao Anónimo que acha que este “blog e uma miséria”.
Tirando o seu lamentável défice de acentos, queremos dizer-lhe que apreciamos a sua opinião.
Só não percebemos que diabo faz você aqui... Sendo uma miséria, das duas uma, ou está aqui para, com a sua participação, ajudar o ‘Calçadão’ a ser uma miséria… ou é um “miserável”que aqui se sente bem acolhido e confortável.
Seja uma ou outra a razão, damos-lhe as boas vindas. Aqui, são todos bem-vindos, desde que respeitem as regras da boa educação. Por isso, deixe-se estar e, quando se sentir desconfortável… não faça cerimónia… Pode ir! Está dispensado.

Como parece que precisa explicações, sempre lhe digo o que o ‘Calçadão’ defende e o que quer provar. Aqui, tanto eu, que sou o responsável pela edição deste blogue, como os outros elementos da equipa defendemos o interesse colectivo, o futuro da nossa terra e o bem-estar das nossas gentes. Nada precisamos provar, para além de denunciar os erros, as omissões e as hipocrisias dos que se sentem no “direito” de querer pensar por nós.

Mas como o amigo Anónimo parece um bocado curto de entendimento, pois não gosta que o ‘Calçadão’ “atire em todas a direcções”, eu explico melhor: somos contra tudo o que consideramos que está mal, tudo o que concorre para o prejuízo colectivo ou para o prejuízo de Quarteira.

É claro que o nosso “estimável” Anónimo (veja como estou a ser tão correcto consigo! É bonito, não é?) gostaria que disparássemos só numa direcção. Depreendo que “disparássemos na direcção que mais lhe convém”… Mas não pode ser! Lamento.
Isso seria admitir que os erros vêm todos de um lado, sabe? E isso não é verdade.

De resto, estou quase a “adivinhar” que o nosso Anónimo é daqueles que protesta (e com razão) porque a imprensa local está acomodada e é subserviente relativamente ao poder local… Mas quando lhe tocam nos seus ícones… aí a casa vai abaixo como um projecto mal arquitectado e vá de se munir de toda a sua agressividade… contra os que são imparciais!
Que coerência a sua, homem / mulher (não estou a sugerir nada, deixe-se de más interpretações – com espíritos ancilosados como esse, tudo é expectável)!

Quanto a discorrer sobre assuntos que não dominamos… cala-te boca! (A net é tão indiscreta! É, não é? O George Orwell quando inventou o Big Brother já sabia o que nos esperava; só não sabia que esse big brother tinha um nome: net).

Bom, então, até daqui por uns dias, porque, para já, estarei dispensado dos seus interessantes julgamentos, rodeado de família e de ambientes diferentes.
Até à próxima!
Olhe, despeço-me com o comentário do Anónimo de 25/Out: Ka ganda demokrata que você me saiu!

Anónimo disse...

Caro Lourenço:
Compreendo que possa estar cansado de tanta luta mas, peço um pouco da sua atenção: eu disse que " anónimo com anónimo se pega " e não " anónimo com anónimo se paga ". Assim, por mais interessantes que sejam as suas dissertações biológico-marítimas sobre a alforreca, ... é " se pega ".
Ainda bem que vai de férias...pode ser que lhe passe a má-disposição. Melhores cumprimentos e boa estadia.