já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

ARTES MARCIAIS EM QUARTEIRA

para todos os praticantes com mais de seis anos

No pavilhão da escola secundária Drª. Laura Ayres vai realizar-se, em 5 e 6 de Outubro, o «15º Estágio Internacional de Artes Marciais do Algarve», uma organi-zação da Academia de Judo de Quarteira

O- estágio -destina- -se a todos os prati-cantes de qualquer das artes marciais, com idade superior a -6 anos, --“numa verdadeira feira multicultural relaciona-da com o corpo e com a defesa pessoal”-- – no dizer da própria organização.
m
Conta-se que estejam presentes no evento – que será dirigido por John Greenhalgh, 8.º DAN de ju-jitsu -, representantes de grande craveira, que poderão mostrar e transmitir, os seus conhecimentos.

Tratando-se de uma modalidade com fortes raízes em Quarteira, vaticina-se e deseja-se uma grande participação.
.

4 comentários:

Urb Gim Tam disse...

Gostaria de comentar que o 15º Estágio de Artes Marciais de Quarteira foi extremamente agradável, e apenas tenho pena de que a sua projecção mediática seja menor que a desejada.

Eu, pessoalmente, contei cerca de 150 a 200 participantes, de todas as idades, locais e artes marciais, em comunhão profunda uns com os outros. A vontade de partilhar conhecimentos e a humildade de todos para todos, tornou um bom conceito numa experiência única.

De saudar: os mestres escolhidos, que eu considero não poderem ter sido melhores. O Sir John Greenhalgh, provavelmente o melhor na europa em Jiu-Jutso (8º Dan) foi simplesmente fenomenal na sua demonstração (não confundir jiu-jutso com jiu-jitso brasileiro). Também o Mr. Terry Bayliss, em Aikido, foi de uma beleza de forma e movimento apenas alcançada com várias décadas de dedicação e treino. Finalmente, o Sr José Bonixe, que demonstrou com extrema mestria e óptima pedagogia um karaté muito elegante e eficiente, expressou o clima do evento com um simples gesto de ajuda a um desconhecido que se lesionou (muito obrigado, Sr Bonixe). Um verdadeiro mestre, dentro e fora do tatami.

Para o próximo ano, voltarei de certeza! Saudações desportivas a todos!

José Carlos disse...

P/ o urbgimtam:

Meu caro, apreciei (e certamente os nossos leitores também) o seu comentário. É uma forma correcta e precisa (válida, portanto) de colaboração.

Queria agora pedir-lhe um favor (que teria pedido por e-mail se conhecesse o seu endereço). Trata-se do seguinte:

A propósito de um outro post sobre «artes marciais» (‘Novo tatami em Quarteira’) o nosso leitor Mário enviou-nos um comentário sobre o qual gostaríamos que alguém se pronunciasse, uma vez que não nos sentimos capacitados de o fazer.

Será pedir-lhe muito que me dê a sua versão dos acontecimentos, uma vez que os destinatários do post do Mário o não fizeram?
Se preferir, pode dirigir-nos o seu comentário por e-mail.
Agradeço.

A seguir, transcrevo o comentário do Mário:

«Vamos lá ver se percebo...Eu não sei nada de artes marciais: de Karaté, de Shitoyu, de Judo, de Ji-Jutso ou que é, de Katas e isso tudo. Mas pelo que leio aqui no blog, chego à conclusão de que estava marcado para os dias 5 e 6, um estágio internacional no pavilhão da escola secundária Laura Ayres, promovido pela Academia de Judo de Quarteira. Entretanto, aparece esta notícia de uma festa de inauguração de um tatami (penso que seja um tapete ou colchão ou lá como lhe chamem) que se realizou no sábado dia 6, na escola E.B. 2 e 3 nº2 de Quarteira (que julgo que não é a Laura Ayres porque desde que as escolas se começaram a chamar 1+2 e 2+3 e secundárias, nunca mais percebi de que escola se está a falar – mas isso agora não interessa). O que a mim me espanta é que, havendo tantos fins-de-semana ao longo do ano (se ainda são os mesmos e o Sócrates não retirou nenhum, ainda são 54) por que carga de água é que os dois clubes escolheram precisamente o mesmo para as suas festas?! Não sabiam um do outro? Não acredito. Acredito, sim, que um quis retirar ao outro (não sei qual a quem, nem me interessa) o brilho da festa. É este o espírito quarteirense? “Suicidamo-nos” uns aos outros. Já nem é preciso vir Loulé destruir o que é nosso, Nós encarregamo-nos disso. Gostaria que o professor Daniel ou o responsável da Academia me dessem uma resposta. Posso ser eu que estou enganado, claro…Cumprimentos quarteirenses para todos. 8/Out/2007 23:03:00»

Anónimo disse...

Caro José Carlos, obrigado pelas suas palavras.

Para que o contexto fique claro, vivo no barlavento algarvio e treino em Portimão. Toda a associação da qual faço parte fez questão em estar presente neste evento tão agradável. Isto para dizer que não conheço a zona nem as pessoas envolvidas, e posso, por isso, cometer alguma gafe, pela qual peço já desculpa.

Sobre o que me pede, posso apenas dizer que no pavilhão onde o estágio decorreu, o tatami (que é exactamente o tapete amortecedor) não era uniforme, pois para um evento tão grande foi necessário (presumo) pedir a vários clubes ou associações os vários tatamis para os juntar num só.

Se alguma parcela desde tatami era novo, eu desconheço, mas na área que eu treinei não o era, garanto.

A ser verdade o que o Sr. Mário escreveu, presumo que seja de uma outra escola que não a Drªa Laura Ayres, onde deva existir uma escola de artes marciais.

No entanto, poderá ser que a Associação de Judo de Quarteira (a principal organizadora do evento) tenha aproveitado o evento para anunciar a renovação de novos tatamis, e o seu sitio habitual de treino é nesse mesmo pavilhão.

Espero ter iluminado um pouco mais o artigo anterior. Peço desculpa também por não saber mais do que estas suposições.

Saudações a todos.

Anónimo disse...

Peço desculpa por só comentar agora, mas só hoje tomei conhecimento deste post sobre o estágio e deste equivoco.
Faço parte da Academia de Judo de Quarteira (já agora de referir que somos os únicos organizadores do evento), assim como da Organização do Estágio. Tentarei, portanto, esclarecer a dúvida colocado pelo o Mário. O Estágio Internacional de Artes Marciais do Algarve tem em vista promover a união entre atletas e Mestres de diversas artes marciais, num ambiente de amizade. Como tal nunca iríamos disputar o "brilho da festa", além de que esse tipo de atitudes violam o lema do estágio. Não tínhamos conhecimento de que o tatami de Karaté, da escola E.B. 2 e 3 de Quarteira, iria ser inaugurado nesse fim-de-semana. Só tomamos conhecimento desse evento uma semana após o estágio, através do jornal. Já agora informamos que a data do estágio é sempre marcada com um ou dois anos de antecedência, o que é do conhecimento geral. Para que não hajam dúvidas informamos que o 17º Estágio Internacional de Artes Marciais do Algarve 2009 realizar-se-á nos dias 10 e 11 de Outubro e que o 18º Estágio, em principio, terá lugar nos dias 2 e 3 de Outubro de 2010.
Se não estou em erro o Mestre Daniel de karaté que inaugurou o tatami é de loulé. Ah! E a Academia de Judo de Quarteira não adquiriu quaisquer tapetes novos (com grande pena nossa). Os tapetes utilizados no estágio são nos emprestados por outras academias de artes marciais, entre as quais a academia de Aikido de Olhão e a Câmara de Loulé (os quais não nos cederam todos os tapetes, alegando que não podiam, desmanchar por um fim-de-semana a sala fixa de karaté, do pavilhão de loulé, que tem tapetes de judo, para o estágio. Porque o responsável pela sala, o qual é um Mestre de Karaté, não autorizou. Acho que os entendidos no assunto percebem o absurdo desta situação, visto que um tatami de Judo e um tatami de karaté são completamente diferentes. Agora pergunto: Para o que é que o Mestre de Karaté quer um tatami de judo, e porque é que precisa dele durante um fim-de-semana no qual não há aulas?
Espero ter esclarecido as dúvidas colocadas.

Saudações desportivas