já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

A anedota do dia

josé mendes putativo vereador da cml
De vez em quando, recebemos alguns e-mails interessantes, outras vezes, alguns completamente descabidos. Alguns já nos têm dado azo a que, a partir deles, construamos os posts do Calçadão.

Outros, apenas nos dão oportunidade para soltarmos umas sonoras gargalhadas. É o caso de um extensíssimo e-mail que recebemos há dois ou três dias e do qual passamos a transcrever alguns extractos.

“[…] surpreende-me que o ‘Calçadão de Quarteira’ faça tão poucas referências aos acontecimentos que giram à volta dos Partidos em Quarteira, quando se aproximam eleições a dar por um pau: para a Europa, para a Assembleia da República, para a Câmara e Assembleia Municipal e, sobretudo, para a Junta de Freguesia de Quarteira.
[…] Ora a verdade é que os dois principais partidos, o PS e o PSD, tiveram aqui eleições internas e o blog do ‘Calçadão de Quarteira’ nem lhes dedicou uma linha.
[…] mas o jornal ‘Carteia’ deu notícias desses acontecimentos [eleições] por isso não pode dizer que os ignorava.
Há dias, foi o PSD que reelegeu o Mário Botelho para presidente, juntamente com o João Guerreiro, o Cláudio Lima, o Gustavo Guer-reiro, a Andreia Grázea, o Carlos Cardoso e o Viriato Teixeira, derro-tando a lista afecta à actual Junta, encabeçada por José Mendes e que contava ainda com o Carlos Catarino, a Brígida Cavaco, o Felizardo Pinto, o Américo Rosa e o João Lopes. Parece que o ‘Calçadão de Quarteira’ não achou que isso fosse importante. […]
Também não deve ter achado que era importante falar nas eleições do PS, onde a lista encabeçada por uma mulher, Hortense Morgado e composta ainda por Michel Viegas, Fernando Ramos, Esmeralda Brito, Ana Paulino, António Floriano, Orlando Silva, Zenóbio Luís e Mário Guerreiro, arrumou o anterior presidente, Victor Faria, e a candidatura de Ezequiel Tomáz, que nem sequer conseguiu cativar militantes para compor uma lista,
[…] Ora o Sr. Lourenço, que andou metido nessa história de fazer uma lista social democrata que se opusesse à da actual Junta, sabe muito bem porque é que o Mário Botelho meteu o José Mendes no caixote do lixo, pois a convicção do Partido é que a candidata do PS, a Hortense Morgado, se for às eleições contra o José Mendes, arruma-o limpinho, como arrumou as pretensões do Ezequiel Socia-lista e por isso, quiseram preparar as coisas de modo a que seja escolhido outro candidato que não venha dos elementos da actual Junta. […]
[…] a verdade é que, como sabe, o alheamento de José Mendes por estas eleições internas prende-se apenas com uma razão de peso: ele vai ser o Vereador de Quarteira que vai integrar a próxima lista PSD concorrente à Câmara Municipal […] "
J.A.M.V.
(leitor identificado)

Independentemente das palavras amáveis que fez o favor de nos dedicar – e que me cumpre agradecer -, devo esclarecer, em primei-ro lugar, que, mesmo com o maior esforço que façamos, é-nos impossível noticiar no ‘Calçadão’ tudo o que se passa na freguesia.

Fala-nos JAMV das eleições dos partidos políticos; poderia referir, igualmente, as eleições para os clubes desportivos e recreativos, para as diversas associações quarteirenses: humanitárias, empresariais, etc.

É verdade que o ‘Calçadão’ dá uma importância particular à vida política da freguesia; e isso tem uma razão específica: da acção dos políticos dependem, em muito, o bem-estar e o progresso da nossa terra.

A prova de que as políticas locais são importantes para mim e para os meus companheiros de aventura bloguística, está na transcrição parcial do seu e-mail e esta resposta que lhe estou a dar.

Mas essas “eleições a dar por um pau” que refere, ainda vêm um bocadinho longe e não queremos ser acusados, para já, de estarmos a promover o partido A ou o partido B, o candidato X ou o candidato Y (se é que já há candidatos). Vamos dar tempo ao tempo.

Quero ainda esclarecer JAMV que, ao contrário do que diz, não tive rigorosamente nada a ver com a formação de uma lista alternativa à de José Mendes. Aliás, ninguém me pediu para entrar nesse molho de bróculos, que talvez se fique a dever, sim, aos métodos “xico-espertistas” do actual líder distrital do PSD. Pela minha parte, enquanto ele se mantiver à frente do PSD Algarve… “eu não estou cá”, como já deve ter percebido.

Finalmente, quero agradecer-lhe pela gargalhada que me proporcionou com essa ideia bizarra de que José Mendes, não servindo para estar à frente da Junta, sendo facilmente derrotado por Hortense Morgado numa pugna eleitoral e sendo necessário substituí-lo por essa mesma razão… pode, no entanto, servir para vereador municipal.

Com franqueza, amigo JAMV! Essa não cabe na cabeça de ninguém. O vereador que representará os interesses de Quarteira terá de ser alguém com conhecimentos e com a competência… que José Mendes, infelizmente não tem.

Que grande gargalhada, amigo!..
..

18 comentários:

Anónimo disse...

O josé Mendes não tem paciência nem conhecimentos suficientes para estar à frente de uma autarquia como esta. Por isso se vê os que lá estão e os erros que cometem. Não se esqueçam de passar pelo Quiosque da Camila para verem toda a nossa Câmara a bailar que é o que eles sabem fazer. Muito bonito de se ver. Gomes

Anónimo disse...

Os Quarteirenses que tiverem oportunidade de ler as entrevistas do jornal Carteia vão ficar esclarecidos.
Aquela casa PSD está numa confusão tremenda, com o Zé Mendes a sentir-se tramado e com vontade de pôr a boca no trombone.
Põe lá, pá! Põe lá!

Anónimo disse...

Quarteira, felizmente parece estar a entrar no bom caminho, em vez de os militantes dos partidos ficarem pacificamente a obedecer "atentos e veneradores" aos aparelhos, estão a reagir.

No PS, uma lista atirou com os aparelhistas Faria e Esequiel para as urtigas, alegando que esses aparelhistas não fizeram nada.

No PPD/PSD, o José Mendes também quis atirar com os aparelhistas às malvas, com os mesmos argumentos: o Partido está parado.

Agora, sente-se traído e, pelos vistos, alguém o convenceu que, se entregar as suas aspirações aos homens do aparelho, pode vir a ser Vereador. Se assim é, estou solidário com ele porque alguém o quis tramar e não foi por apresentar uma lista concorrente, porque isso é saudável.

Agora daquela lista toda que apresentou... com licença, mas aquilo não é nada. O Catarino... bem, ainda se compreende. O João Lopes também. Mas o resto? O que esperava daquilo?
Se calhar se "foi empurrado" como diz o Carteia, quem lhe deu o maior empurrão foram outros...

Devo dizer que o que eu acho é que se o Mário Botelho vai fazer nesta comissão política o que fez no mandato anterior... se calhar o melhor é enrolar as botas... É que, se o argumento do Zé Mendes é de que não fizeram nada, tem mais que razão.

M. Guerreiro

Anónimo disse...

O José Mendes diz que não teve tempo para dialogar com os militantes?
Então, tem tempo para quê? As coisas preparam-se em meia dúzia de dias? E se não tem tempo é caso para admiração porque nunca está na Junta, anda só no passeio no carrinho da Junta, de cá para lá. Podia falar com os militantes.
E se essa lista estava mal preparada, ainda admira mais, porque, estando todos na Junta há quase oito anos, já tinham tido tempo para se articularem.
Diz o Jorsé Mendes que foi mais um teste para ver a posição de uns e de outros.
Pois já viu. Não o querem.

Anónimo disse...

Não me digam que o PS não vai propor o amigo Ezequiel fadista. Assim é que era um descanso para todos: fosse o Mário ou o José Mendes os cabeças de listas e a Junta estava no papo outra vez. Mas o José Mendes na Câmara não acredito também. Como diz o Lourenço, não tem categoria para isso.

Anónimo disse...

O senhor J.A.M.V. tem razão: o Calçadão fala pouco dos partidos e devia debrussar-se mais sobre essas questões porque está em jogo o futuro próximo de Quarteira.
Eu gostava de dar a minha opinião modesta:
Os Socialistas, desde que dezistiram do Felipe Viegas e ao fim de uma data de anos a darem tiros nos pés a escolherem candidatos como o Hélder Moreira, o Vítor Coelho ou o Ezequiel Tomáz, pessoas que têm pouca aceitação, acertaram, finalmente num candidato que tem grande aceitação pública: a D. Hortense é uma pessoa que gosta de ajudar quem a procura para tratar das coisas da Segurança Social, que todos conhecem e respeitam a sua determinação em estudar, tirar um curso e isso.
Os Sociais-Democratas parece que vão dezistir do José Mendes e vão apostar no Professor Catarino e isso seria uma boa escolha, porque também tem aceitação entre os alunos e entre os pais e é conhecido por ser uma pessoa muito sençata.
Se esta re-eleição do Mário Botelho quer dizer que já dezistiram do Professor Carlos Catarino e vão propor o Mário… Imagino que as coisas vão correr mal. O que é que ele já fez por Quarteira? Quem o conhece? Só meia dúzia de pessoas e por aquilo que diz na entrevista ao Carteia parece que só consegue fazer listas sendo na maioria empresários. Acho que disse tudo nessa frase: defender os interesses dos empresários não é o mesmo que defender os interesses de Quarteira.
Espero que entre juízo naquelas cabeças e façam como os Socialistas que escolheram uma Quarteirense conhecida e respeitada e que parece saber o que quer.
Os Sociais Democratas também temos cá pessoas capazes de darem uma boa luta e ganhar a Junta outra vez.

Anónimo disse...

A Hortense Morgado na Junta e o José Mendes na Vereação da Câmara? A ideia podia ser engraçada mas a candidata socialista não tem hipóteses nenhumas nem contra o Catarino nem contra o José Mendes. E o Mário Botelho o que é que faz neste filme? Essa é que era a anedota, ser ele candidato à Junta.

Anónimo disse...

Isso são as manobras do Mendes Bota que está a manobrar os cordelinhos para o Batão ajudar o Mário.

Anónimo disse...

A mim soou-me que o PS de Loulé não quer de maneira nenhuma que seja a Dona Hortense a candidata e que têm-lhe tentado tirar isso da cabeça para desistir para o Ezequiel. Quer dizer que o PSD de Faro e Quarteira não querem o José Mendes. Quando é que os tipos de Loulé deixam de querer impor a sua vontade aquilo que os Quarteirenses querem?

Lourenço Anes disse...

PARA TODOS OS AUTORES DE COMENTÁRIOS QUE NÃO PUBLICÁMOS

Custa estar sempre a dizer a mesma coisa. Mas, infelizmente, tenho de repetir:

Façam-me um favor, que é também um favor a vós mesmos, já que poupam o trabalho - a mim, de ler patetices e a vós de as escrever:

Lembrem-se que não publicaremos quaisquer mensagens cujo conteúdo tenha referências injuriosas ou que não respeitem exclusivamente à vida pública de cidadãos.

OBRIGADO

Anónimo disse...

Parece que o ppl da minha santa terrinha já anda de candeias ás avessas. E foi só por causa de uma noticiazinha de cárácácá... Bom, vejamos, o Zé Mendes... vaí para a CML/LC ai que isto vai de mal a pior... sai o Possolo (lá isso é nome de vereador, quanto mais de gente) e entre o Zé... ai minha nossa... na Junta saí o Zé (até que enfim) e entra quem o tal Botelho? Quem é esse, donde veio? Eu sei o que ele quer... e rápa o tacho... Entra o Catarino... para meter mais uma assinatura para outra Univ. Virtual Inexistente? Vem a Hortense? Ai que coisa... Que percebe ela da política, lá que é bem mandada pelo homem das barbas isso sim, mas de resto só porque trabalha na Seg Social, oha essa, se eu trabalhasse no Tribunal podia ser Ministro(a) da Justiça, ai ai... O Ezequiel Cantigas... já não chega... Bom. coloquemos ordem no calcadão... Apostem no futuro... O Passado já lá foi... Quarteira é das cidades mais jovens do algarve... por isso não querem ser governadas por "cotas"... (to be continued)

Anónimo disse...

Coitado do Zé dos parafusos... está mesmo em boa medida como o Ezequiel Cantigas. Entre um e outro, venha o diabo e escolha.
Eu ainda preferia escolher entre o Catarino e a Hortense.
Ao menos a ver se alguém tinha bom senso naquela casa.

Anónimo disse...

Tá mais que visto que os candidatos à junta (pelos varios partidos e não só) serão sempre os mesmos. Será que alguem acha que haverá algum quarteirense competente que queira ser candidato à Junta? Claro que não! Portanto candidatos só os incompetentes do costume.

Anónimo disse...

O Parafusos vereador? Realmente, só por anedota! O homem que vá mas é tratar da loja, porque já orientou o filho nos negócios da câmara, e que se deixe de políticas pois tem tamto geito para isso como eu tenho pa padre!

E o Ezequiel do Lixo tem cara para ainda querer ser candidato outra vez? Aparece cada um.

Camila disse...

Olá.

Gostei da mais recente abordagem do "calçadão" ao "fenómeno" politico de Quarteira e não poderia deixar de aqui expressar alguma tristeza por esta cidade e freguesia tão promissoras continuarem a insistir nas personagens do costume, tão ridículas como incapazes como se a praia por um acaso geográfico tivesse acoplada uma qualquer aldeola.

Assistir ao longo dos anos à indicação das mesmas pessoas, dos mesmo nomes, tipo disputa de bairro "marchante" em noite de Santos Populares, causa-me alguma impressão confesso, seja ela para a Junta de Freguesia como para a câmara municipal.

Quarteira há muito que atingiu a "maioridade" e por isso entendo que é chegado o momento de apostarem em gente bem formada, capaz e que ombreie à freguesia como se de um candidato a presidente de câmara municipal se tratasse - não carece ter curso porque o que há mais no Concelho são "burros" com canudo ou candidatos ao "estatuto".

Quarteira continuar a se fazer representar no executivo municipal com a qualidade actual, embora reconheça a boa vontade e só isso, apenas interessa a quem domine o poder porque dadas as suas "limitações" verá sempre condicionada a sua acção.

Faz-me lembrar o "repescar" à 2ª divisão, traduzido em linguagem futebolística.


Neste contexto não deveremos ainda desprezar a freguesia de Almancil dado o destaque que nos últimos anos tem vindo a ter no âmbito concelhio e que entendo já justificar por mérito próprio uma designação na principal composição do executivo municipal.

E calo-me já porque não estou na "corrida".

Cumprimentos,

Camila.

Anónimo disse...

Depois do Possolo, o Mendes? Realmente, é mais uma anedota

Anónimo disse...

Estive a ler, há bocado o que disse José Mendes ao Carteia. É uma tristeza.
Tristeza que se repete na entrevista que deu sobre a Feira do Livro.

Erra duas vezes José Mendes:
1ª - em deixar transparecer que o trairam, e não diz como nem quem. Armar-se em coitadinho já não pega.

2ª - Ao falar sobre a feira do livro, demonstra que não tem ideias nem preparação para o cargo.
Mais lhe valia estar calado.

Assim, só dá razão aos que acham que é o homem errado no lugar errado.

Anónimo disse...

Ai Camila, camila...

Então agora achas que deves dar sugestões para as listas?

E olha, informa-te lá, porque, antes da lista do Dr. Seruca ter sido eleita, o PSD tinha uma vereadora de Almancil.

Em boca fechada não entra mosca.