já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

PSD reclamou segurança para Quarteira

o estado a que isto chegou… em 2002
Um e-mail recebido esta semana no ‘Calçadão’ sobre o gravíssimo problema de falta de segurança de pessoas e bens, que deveria ser garantidos pelo Estado, merece-nos, a propósito do texto da mensagem recebida, a seguinte resposta:
.
Citando um Capitão de Abril, ‘...existem três tipos de Estado: o Estado velho, o Estado Novo e o Estado a que isto chegou’. É justamente sobre o “estado a que isto chegou” que quero convosco comungar alguns pensamentos.
Todos nós sabemos que temos culturalmente enraizado uma esperança ‘Sebastianista’ que, lá bem no fundo, nos diz: Não te preocupes que alguém nos vai resolver todos os nossos problemas. Mas a verdade é que nem D. Sebastião nos resolveu o problema da sucessão dinástica, nem ninguém aparentemente pretende resolver o problema que actualmente se nos depara em Quarteira.
O problema a que me refiro, e que é do conhecimento de todos os Quarteirenses, prende-se com a insegurança que se vivencia neste momento na cidade de Quarteira.
Assolada por constantes assaltos a residências, em pleno dia e com os proprietários dentro delas, a estabelecimentos comerciais, a escolas, aos alunos que as frequentam, de dia e de noite, actualmente estamos vivendo um pesadelo, ao qual não saberemos qual irá ser o seu desfecho.
[…] “O que será necessário acontecer para que os responsáveis pela segurança no concelho verifiquem que a situação está insustentável e que, a todo o momento, esta poderá conduzir a um sentimento de total descrédito pela autoridade que supostamente deveria zelar pela segurança do cidadão”.
[…] Por isso, mais uma vez, veementemente solicito a todas as autoridades competentes nesta matéria que revejam o problema da segurança na cidade de Quarteira
”.

O que aqui ficou transcrito foi afirmado, em 17 de Abril de 2002, por Mário Botelho, o responsável pelo PSD/Quarteira.

Daí para cá, Mário Botelho calou-se. E não se percebe porquê.

Será que não sabe quem são os responsáveis pela segurança no concelho? Damos uma ajudinha: são os autarcas e as forças policiais.

Será que Mário Botelho se esqueceu que poderia reclamar o direito à segurança dos Quarteirenses junto da Assembleia de Freguesia e da Assembleia Municipal? Por que é que o não fez? Ou, a coberto das afinidades político-partidárias, tê-lo-á feito à mesa do café, em conversa de amigos?

Há dias, o ‘Calçadão’ soube que o presidente da Junta foi recebido pela representante do Governo, no Algarve: a Governadora Civil.

Pelo que as fontes noticiosas puderam revelar, o presidente da Junta pediu a entrevista ao sentir-se pressionado na Assembleia de Freguesia de Quarteira por não ter ainda reclamado sobre a ineficácia das forças policiais da cidade.

Soube Mário Botelho qual foi o resultado dessa entrevista? Ou essas coisas não se discutem no seio da Comissão Política do PSD?

Ou aquilo que lhe era tão caro há sete anos atrás, depois da designação de um guarda nocturno para Quarteira, no ano passado, agora já não é importante?
..

32 comentários:

Anónimo disse...

Parece que nas eleições para o núcleo do PSD Quarteira este rapaz arranjou uma série de "votantes encomendados" para que pudesse ganhar. Terá sido mesmo assim ou é só má lingua?

Anónimo disse...

MAs alguém pode explicar ao Sr.Botelho o que é ser político e o que é estar na política? Qual é o seu historial na cidadania activa da freguesia???? Presidente do PSD Quarteira... Muito bem... e mais???

Anónimo disse...

O Mário? Mas ele disse no jornal que fez uma lista com empresários para ganhar o núcleo de Quarteira, não disse?
É com os empresários que vai defender os interesses de Quarteira? Ou os interesses dos empresários?
Foi só para meter a ridículo o Zé Mendes.

Anónimo disse...

Votantes encomendados? Mas o MB já dera o presidente do núcleo... Era mas é razão para perguntar porque foi que o José Mendes foi apresentar uma lista também, se já sabia que o MB era o anterior presidente e é vice-presidente do Bota.
Ou o JM quere-se demarcar do Bota?
Explique lá isso melhor, seu anónimo.

Anónimo disse...

Então e não é caso para perguntar porque é que o José Mendes teve de andar à cata de alguém que quisesse integrar a sua lista, pois levou tampa de elementos da actual assembleia de freguesia?

Anónimo disse...

Graças a Deus que a política local começa a parecer alguma coisa. Depois de o PS ter apresentado duas listas para o núcleo PS Quarteira, agora foi o PSD que apresentou. Será agora que aqui deixamos de ser comandados pelos palermas de Loulé?
Já repararam que até agora, com os aparelhos dos partidos a comandarem o que os "coitadinhos" de Quarteira que não sabem o que querem, são os tipos de Loulé que têm dito quem devem ser os eleitos para os núcleos e os autarcas de Quarteira?
É tempo de serem os Quarteirenses a mandarem nos seus destinos.

Anónimo disse...

Olha lá o terceira palmeira, então ser político e estar na política é o quê? o que tem feito o Ezequiel no PS? E vamos ver se a Hortense sozinha vai saber o que isso é.
Presidentes do PS Quarteira... Muito bem... e mais???

Anónimo disse...

Uns arranjam "votantes encomendados" outros catam elementos para a lista.
Assim, sim! Isto está a animar.
Até daqui a 1 ano muita coisa vai rolar.

Anónimo disse...

Parece que o Mário quiz passar uma rasteira ao Mendes. Ou passou mesmo?

Anónimo disse...

Parece que alguém enfiou o barrete... e até lhe serviu, mas vejamos quem serão os protagonistas... Se calhar o PSD apresenta o Cristovão Norte para presidente da Junta e o PS apresenta o Joaquim Vairinhos...
Cara 4ª Palmeira do Calcadão, ainda não tive o prazer de a conhecer, de que lado do calcadão está plantada... A Nascente ou a Poente?

Anónimo disse...

As eleições para o Núcleo de Quarteira do PSD foram muito "nebulosas". Ninguém da AF de Quarteira "deu tampa" ao Zé Mendes. Mas ele também não teve que se mexer muito para encabeçar uma lista que parece que já estava formada há algum tempo. O Catarino parece condenado a ser o eterno nº2 infelizmente. Aliás: o Américo Coelho e o João Lopes fazem parte da AF. O João Santos está à frente da JSD Quareira. E se na Junta eles se dão todos bem, parece lógico que se apresentem em Lista: Felizardo Pinto, Brígida Cavaco e Carlos Catarino. O Zé Mendes só se meteu à frente e levou com todos os PSD anti Zé Mendes e ainda com o apoio do Mendes Bota, que se desfez em alguns telefonemas a militantes de Quarteira anti Zé para apoiar o Mário. Os votos do Mário foram "encomendados" e sim, foram quase todos de empresários associados a outra pessoa da lista do Mário a quem se pagaram as quotas à pressa. O Mário então sentiu-se obrigado a responder aos amigos e deu aquela entrevista vergonhosa. O Mário quer ser deputado e os amigos empresários dele querem ter voz activa nos destinos da Câmara para condicionar leis locais à medida dos bares e restaurantes que dirigem. Estão-se borrifando para o resto. E os outros militantes do PSD de Quarteira? Estão a fazer o quê?

Anónimo disse...

Podem perguntar ao Mário sequer se sabe onde fica o novo posto da GNR de Quarteira... Acham que ele sabe? E se conhece o comandante, se sabe quantos habitantes tem QTR, se sabe quantos agentes tem o posto, ou se foi feito apenas para acompanhar os deputados que nos visitam com perguntas se têm lá um gabinete para ele na AR a arrasto do Bota. Já agora quem se lembra de ver o Mário na Assembleia de Freguesia? Eu nunca o vi por lá.

Anónimo disse...

Dos telefonemas do Bota já eu sabia, porque fui dos que recebi.

Agora que o Mário tem veleidades de se instalar em S. Bento... aí está outra belíssima gargalhada para o Calçadão comentar, para gáudio de todas as Palmeiras por lá plantadas.

Que o Mário costuma ir à Assembleia de Freguesia é o que ele diz: que sim, que vai. O Bota diz que ele é um tipo muito interessado pelas coisas da sua terra. Mas como eu não devo ser desse grupo dos muito interessados que o Bota fala e não vou à Assembleia que é feita a horas que não interessam a ninguém e só para não estragar os fins de semana aos senhores deputados, também não posso dizer se vai ou não.

Há aí um comentário interessante que é o que fala dos interesses dos empresários de bares. A gente sabe, a gente sabe...

Quanto à lista do Zé, parece que já não está tudo dito. O Catarino está talhado para ser nº. 1 e não nº. 2. De resto, dos nomes falados para o PSD ir às próximas eleições, é ele que é o único que ganha, com certeza se for o Ezequiel e tem possibilidades de vencer se for a Hortense Morgado.

O Zé, já se sabe que lhe foi prometido o lugar do Possolo que já está farto (ou estão fartos dele) e, tal como o Possolo vai para lá só para dizerem que metem alguém de Quarteira. Não vai fazer nada, como nada tem feito por Quarteira.

Agora a lista dele até nem estava má e até tinha alguém da JSD (nem sabia que havia JSD cá) mas se é aquele moço que escreve num blog meio apatetado, também não vai longe. Mas como o Mário pelos vistos tem os empresários e pelo menos dois dos que foram votar não passam de patetas chapados para não dizer outra coisa, as listas estão bem uma para a outra.

Agora o Zé fazia bem em deitar cá para fora o que ameaçou no jornal, Venham de lá os anti-Zé para a gente saber com o que é que conta.

Abrações sociais-democratas.
Da
Última Palmeira LOL LOL

Anónimo disse...

Afinal aquilo que se ouve no calçadão sobre as tais eleições p'ró núcleo PSD parece ser verdade.

Lourenço Anes disse...

Uma vez mais, para além dos comentários completamente descabidos ou vazios de conteúdo, fui obrigado a retirar comentários por conterem referências injuriosas a pessoas determinadas.
Por favor, poupem-se e poupem-nos de trabalhos inúteis.

Há formas de discutir os assuntos sem invadirmos a privacidade das pessoas e sem recorrermos à baixeza da provocação e ofensa anónimas.

Já agora: repare-se que o que estava em causa era o problema da insegurança. Afinal, parece que a vida interna do PSD importa mais que a segurança das pessoas...

Cumprimentos.

Lourenço

Anónimo disse...

Eu fui autor de um comentário não publicado. Só disse verdades, mas se isso pode ofender quem praticou acções pouco recomendáveis, pronto, eu já não digo quem foram os "habilidosos" que os fizeram, nem digo que eles são fdp. Desculpe lá óh Lourenço.

Anónimo disse...

Caros Amigos... :) se os ditos empresários que estão à volta do Sr. Mário, são aqueles que estou pensando, e mais, entre eles está o que estou a pensar que tem "n" restaurante e um tal bar que comprou como bar, mas como não dava como bar, passou aquilo para bar e companhia, quer dizer bebe aqui e depois como ali, não sei se me percebem...enfim... o Sr. Mário parece que tem aspirações futuras muito altas e será que temos Bota com esta pedra no sapato? Será esta pedra um objecto assim tão incomodativo? Afinal esse Sr. Mário é contra o Sr. Batão, contra o Sr. José ou contra o Sr. Possolo.
Cara Amiga 4.ª Palmeira, temos que nos encontrar para bebermos umas águas e comermos uns adubos, pois a coisa está seca... No lado Poente ou Nascente?

Anónimo disse...

Que pena não ser também palmeira! Assim, sempre sabia umas coisas divertidas! Isso de “alternar” bebidas aqui e comidas além… Parece divertido, não é, 3ª palmeira?. E a “comida” é de que tipo? Regional algarvia, tradicional portuguesa? Cachupa? Moamba? Feijoada brasileira? Ao menos, o menu está pendurado à porta?
Andei sabendo dos empresários das “listras” mas parece que eu mesmo assim estava pouco informado.
Mas também procurei informes do cabeça de lista, esse tal de Mário, e ao que parece, poucos sabem quem é o moço. Dizem que aparece por cá de vez em quando… não sei, não.
Ao certo sei que o rapaz não tem sangue quarteirense. Acho que é lá dos lados de Tavira, mas lá também ninguém o conhece e sobre um tal doutoramento, depois duma licenciatura mixuruca de marqueting, nada consta.
Mais um que vem de fora a querer arrotar postas de pescada em Quarteira. Não acham que já chega de forasteiros a quererem governar esta terra? E o tal Sr. José? Porque é que não quis “abrir o livro”, como diz o jornal? Afinal foi empurrado ou não?
Cumprimentos ao palmeiral e mandem mais novidades. Eu cá não dou tâmaras, mas sou um cusco.

Anónimo disse...

O Mário terminou o Doutoramento em Espanha? Tinha ficado a meio porque entretanto está a frequentar outra coisa qualquer para as bandas de Loulé. O Mário é a favor dele próprio e de quem lhe paga as cotas dos militantes, como só fala em nome dos restaurantes conseguiu que a autarquia o pusesse de parte. Colou-se ao Bota para subir rapidamente sem grande esforço e contornar o problema Loulé. Agora faz as contas ao Partido no Algarve e aparece em Quarteira para dormir ou escrever nos jornais e acompanhar deputados de visita à terra. O tipo dos restaurantes faz-lhe o trabalho de casa e financia as campanhas e aparece nas ocasiões mais relevantes quando ele está ocupado a beijar o real traseiro do Bota. para ver se os amigos dos restaurantes ficam nos sítios políticos certos.

Anónimo disse...

Bota 1, Mendes 0. Vai bonito, vai...

Anónimo disse...

Queres dizer Tavira 1 - Quarteira 0?

Anónimo disse...

Parece que o homem não vem só dormir em Quarteira. Muitas vezes ainda toma o pequeno almoço na Valenciana.
É essa a cidadania activa, percebeu senhora palmeira do calçadão? Ou cidadania activa ´de isso de estar só no Calçadão e nem dar sombra que se veja?

Anónimo disse...

Algumas lebres levantadas por alguns comentadores deixam-me intrigada. Mas quem cometeu o "crime" de não nascer em Quarteira não pode assumir qualquer papel de intervenção comunitária? Até que geração é necessário provar a sua linhagem para se ser considerado quarteirense? E quem se instalou por cá? Quantos anos precisa de estar por cá para ser considerado quarteirense? Então o Nélson Évora não é motivo de orgulho? Para alguém que nasceu na Costa do Marfim de pais Cabo Verdianos não é português? Ou tem que se esforçar mais por isso para se poder ser considerado igual?
Outra coisa, o que é necessário construir em Quarteira? Era preciso um estádio. Já está. Quem o usa? Piscinas. Dentro em pouco estarão ás moscas. Um aeroporto internqcional? Ou basta ser só o que Loulé tem? Querem o centro cultural mas depois os espectáculos não estarão à altura dos quarteirenses e fica tudo em casa a roer mais na casaca dos outros e a reclamar mais qualquer coisa. Mesmo a universidade que quiseram trazer para cá não chegou pois foram mais os quarteirenses contra a universidade e a torcer para que desse errado do que os que queriam senão tinham vindo para a rua reclamar. Parece que só estão bem a dizer mal e a desejar o que os louletanos têm. E desde que não seja alguém da terra a fazer, toca a rebentar ou deixa arder para continuarmos coitadinhos. Queixam-se mas levantam problemas quando as coisas se tentam. Não compreendo quem está constantemente a queixar-se mas fica sempre calado no seu canto ou a criticar por fora em vez de se colocar em campo e contribuir às claras.

Anónimo disse...

Olha-me esta Camilinha!!!!
É loira, e por isso percebe-se que tenha ficado intrigada com o “crime” de não nascer em Quarteira. Diz-me lá uma coisa, ó loirinha: quantos presidentes de câmara houve em Loulé que não fossem nascidos e criados nessa parvalheira? Até o presidente da assembleia, quando se candidatou, teve de jurar e trejurar a sua “louletanice” (se calhar, em Braga descobriu que a avó era bracarense!). Vocês aí é que são “racistas” que pensam que só louletanos é que servem para ocupar cargos.
Ah, e antes que a sua loirice lhe oblitere compretamente o raciocínio, sempre lhe digo: aqui elegemos um presidente da Junta que não é de Quarteira, sabia?
O problema não é não nascer em Quarteira. O problema é não se ter interessado NUNCA pelos problemas de Quarteira, como acontece com o senhor em causa, percebeu, loirinha?
Se não percebeu é porque não quer, porque tem relações previlegiadas com esse senhor ou com os "emperesários" seus amigos. Ou então... alterna também nas suas relações...

Quanto ao resto, sim senhor, temos um estádio e jogam lá as equipas de Quarteira, sabe? Não é como na Parvalheira-mor louletana, em que uma equipa (muito) subsidiada pelo dinheiro de todos nós mas que não é melhor que as nossas, se dá ao luxo de jogar no estádio do Algarve, como se o estádio municipal de Loulé fosse mau demais para disputar jogos da 2ª ou da 3ª divisão ou envergonham os seus pergaminhos(e depois admiram-se que o estádio do Algarve dê quase um milhão de euros de prejuízo/ano).

Quanto às nossas piscinas… pois não funcionam, não senhora. E sabe porquê, sua loira? Porque os crâneos lá da sua terra de inteligentes acham que são eles que sabem como é que se deve dirigir aquilo, em vez de entregar à Junta a gestão do equipamento. Resultado? Está à vista! Experimente você a ir lá usá-la e vai ver o resultado.

Aeroporto, não precisamos. Tínhamos uma pista em Vilamoura, mas Loulé “trocou-a” não se sabe por quê e vai construí-la, "em grande", fora desta freguesia. Percebe? Ou não lê jornais?

Quanto à universidade, não seja cínica menina! Sabe muito bem que aquilo era uma vigarice. Aqui ninguém estava a favor nem contra, nem tinha de estar. Mas se calhar Loulé estaria contra se fosse um assunto sério (por acaso lembra-se de quem são os “donos” do INUAF??? Ou a loirice não a deixa recordar-se?) Por isso, é melhor não falarmos em universidades e outras coisas assim. Tá bem?

Quem é que você viu aqui a desejar o que aí a sua parvalheira tem e depois não faz nada ou fica de fora? E já agora, quem é que sem ser cá da terra faz alguma coisa que a gente deixa arder ou toca a rebentar? Quem é que fez o quê? Por acaso agora deu em defensora do seu patrãozinho Batão, que diz que faz, que faz, mas ninguém dá por isso (em sete anos, uma escola, uma piscina e três rotundas é muito pouco, não é? Ou a sua loirice acha que foi demais?

Ou você é daquelas que acreditam que a estrada que liga Loulé à rotunda das Pereiras foi obra do câmara de Loulé, como diz o presidente doutor? Se acredita, você é ainda mais loira do que parece.

Trate da sua casa e não se preocupe com a nossa. Aqui a nossa freguesia “só” dá o dinheirinho com que vocês aí fazem essas obras todas e ainda lhes sobra para fazerem festas, festinhas e festarolas.

E quem é você para “saber” que aqui ficamos “caladinhos no nosso canto ou a criticar por fora em vez de se colocar em campo e contribuir às claras”? Você parece querer saber muito mas as suas gracinhas não passam do que são: loirices. Se calhar loirices de que os louletanos gostam. Ou pelo menos, os seus amiguinhos aí da câmara.


Quando quiser fazer juízos sobre os Quarteirenses, ao menos, faça favor de se calçar e se pôr DE PÉ !
Passe bem.

Anónimo disse...

O Mário pode tomar o pequeno almoço na Valenciana, mas quantas pessoas é que ele conhece lá?
Se se está a bater para impedir o Zé ou o Catarino de se candidatarem à Junta, sempre digo que se julga que vai fazer melhor resultado que qualquer deles, então os socialistas vão-se rir porque a Hortensia vai dar-lhe um banho que ele nunca mais se vai esquecer.

Anónimo disse...

Aí no Algarve vocês também vão ter eleições agora? Aqui nos Açores as coisas são capazes de não estarem muito bem para o César.

Anónimo disse...

Eu mandei um comentário ao que disser a Camilinha mas não apareceu aí. Não foi autorizado porquê? Não dizia mal de ninguém e usava palavras correctas. Por isso não percebo porque não foi autorizado.
Eu só dizia à Camilinha porque quer ser ela a dar dicas para quem deve ou não deve integrar as listas e chamava-lhe a atenção porque no mandato anterior do Dr, Seruca ter sido eleito haver uma vereadora de Almancil.
Por isso as coisas que diz não tem razão.
Quero mesmo dizer: não tem razão em nada do que diz porque aqui que eu saiba ninguem queimou nada do que foi feito pela cidade. Só que foi muito pouco. O Cavaco fez alguma coisa, o Vairinhos também. Os outros não fizeram nada que se veja e se fazem é porque são forçados a fazer por causa do crescimento natural da cidade. Vão atrás, a compora as coisas de precisávamos era que fossem há frente a romper caminhos.
Obrigado

Camila disse...

Olá.

Apenas para informar que Camilas há muitas, louras, ruivas e morenas.

Façam então o favor de não ficarem confusos.

Cumprimentos

Camila

Anónimo disse...

Olhem quem ele é... o mário! Doutor Mário! Senhor Doutor Mário... o "tal"!

Anónimo disse...

A fazer fé no que dá a entender o jornal do Carteia desta semana, nas próximas eleições para a Junta vamos ter frente-a-frente o Mário Botelho e a Hortense Morgado.
Pelo menos ambos disseram coisas acertadas sobre Quarteira e a bandidagem que por aí anda àvontade. Vê-se que tem ideias.
Eu cá não é por ser mulher, mas acho que vou votar nela, mesmo sendo vezinha do Mário. É que eu a ela conheço-a desde que era menina.

Anónimo disse...

O Mário para concorrer à JFQ tinha que abandonar a empresa de gelados da tia onde é administrador ou coisa que o valha. Acham que ele troca o salário da empresa por 1500 euros na junta a tempo inteiro???

Anónimo disse...

infelizmente a politica na minha terra encontra se neste estado,sou apenas um jovem estudante universitario mas parece que ja tenho muito para ensinar sobre moral e valores a muita boa gente,e se a minha terra chegou ao estado lastimavel a que chegou é certamente por culpa deste leque de individuos tanto á esquerda como á direita que por aí andam sem ideias,sem projectos e sem moral (que ainda é o mais grave de tudo)parece me a mim que a arte de governar pelo consentimento e persuasão (a politica) anda desencontrada da honestidade,humildade e verdade.para mim é uma decepçao saber destas novelas que pelos vistos ocorrem com frequencia,é por isso q nao tenho partido politico,e é por isso que o Sr josé Mendes deveria concorrer como independente (certamente ganharia visto ter desenvolvido um trabalho positivo que qualquer cidadao reconhece independentemente da sua filiaçao partidaria) para demonstrar á imbecil partidocracia que existe nas pseudos democracias que nem sempre é possivel condicionar as escolhas dos eleitores, pois ja me tinha calhado a fava de ter nascido num país com mentalidades tao limitadas ainda tenho que levar com a actuaçoes vergonhosa que ocorrem na sua governaçao e principalmente dentro dos partidos desde as bases ao topo,é só falsidades,intrigas,vigariçes e taxos.apartir de novembro ja vou poder fazer umas analises politicas com credibilidade visto fazer parte da minha formaçao e pelos vistos vou ter muito "lixo para varrer",vou usar todos os meios que existem possiveis de divulgar as actuaçoes politicas dentro desta freguesia que nao necessita de pessoas como vos para nada(atençao sem olhar a partidos politicos)espero com isto iniciar um movimento que se estenda a todo o país. cordeais cumprimentos