Era hora de seguirmos a prova de Nélson Évora, com o coração aos pulos.
As notícias de ontem não eram animadoras: o pai do atleta teve de ser hospitalizado e um acontecimento desses, necessariamente tira a tranquilidade a qualquer um. E Nélson, que devia sentir-se com um peso enorme sobre os ombros: a esperança de toda uma Pátria, sabe-se que tem um carinho especial pelos pais.
Nélson nasceu na Costa do Marfim em 20 de Abril de 1982. Filho de pais cabo-verdianos, veio aos cinco anos para Portugal, onde logo conheceu aquele que viria a ser o que seria até hoje o seu treinador. Naturalizou-se português em 2002, logo que fez 18 anos, e cedo pôde cantar a "Portuguesa", como campeão mundial.
Ainda com a imagem, na nossa memória, do “desastre” que aconteceu a Naide, os olhos grudaram-se no ecrã do televisor.
Primeiro triplo salto: 17,32m, logo batido pelo inglês. Segundo salto: 17,56m ! Está na frente do inglês de cabelo encarnado e piercings nos beiços, que também foi ultrapassado pelo cubano. Terceiro salto… não mostraram o Nélson e o inglês passa novamente para a frente, seguido do saltador das Bahamas.
Vamos esperar a final… (que chatas, estas interrupções para estas corridas que não me interessam para nada!). São 14.39 horas. Voa, Nelson, voooooooooooa! 17,67m ! Nélson Évora volta ao comando! Já ganhaste.
O inglês atrapalhou-se e podes mesmo falhar também. És o campeão! És o maior! Vais trazer para Portugal a 4ª medalha de ouro de todos os tempos.
Essa medalha é também minha! Finalmente, vou ouvir o Hino, tocado em Pequim.
Obrigado Nélson. Compensaste este povo que, sem outras esperanças no seu triste quotidiano, confiou em ti! Juntei as minhas, às tuas lágrimas de emoção.
..
3 comentários:
Obrigado Nélson. És o meu ídolo. Traz o ouro, sim, mas não deixes o Sócrates vê-lo, senão gasta-o logo
Obrigada, rapaz. És bonito, és simpático, és um rapaz simples e... és o maior!
Querido Nélsinho!
Enviar um comentário