já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Auchan pede para não ser discriminado

seruca responde: desde que não invalide «o outro»
No dia em que os responsáveis do IKEA decidiram dizer das suas razões junto dos grupos empresariais da região, foi quando o grupo Auchan parece ter decidido também «falar claro».

Pode ser que assim se comece a discorrer com mais clareza. O problema não está onde e porquê o IKEA pretende instalar-se; o problema real define-se entre os interesses financeiros desse grupo internacional e os do eventual consórcio dos grupos Auchan e Enolagest, da Garvetur.

Esta nova condição possibilita que, com palavras claras, o «Observatório do Algarve» noticie hoje: “no dia em que o IKEA se senta à mesa com associações locais e regionais, fique a saber que o Auchan quer igualdade de direitos e já pediu à Câmara para não ser discriminado”.

Podem, pois, os «enviados» da Garvetur/Auchan deixarem-se de argumentos falaciosos e podem os partidos políticos abandonarem a esgrima das suas «preocupações urbanísticas» ou dos seus «tormentos de protecção ambiental».

Entre as muitas mensagens e recados que, sobre o assunto nos vão chegando com regularidade (pró e contra), entrou hoje também, na nossa caixa de correio, cópia de um requerimento entregue na Assembleia Municipal do passado dia 24, em que um grupo municipal solicitava cópia do estudo e da análise efectuada pelos serviços municipais sobre o “estudo do Grupo IKEA”.

Fica-se assim a entender a «fuga de informação» que possibilitou ao jornal «barlavento» anunciar, com antecedência que o assunto IKEA iria “ser votado” nessa noite.

Com todas as cartas na mesa, podemos agora falar, em termos claros, de um assunto que o ‘Calçadão’ trouxe à luz, em primeiríssima mão, há bastantes meses atrás, muito antes de partidos políticos e comunicação social se terem interessado pelo caso.

E, agora sim, o ‘Calçadão‘ não pode deixar de concordar com o que o «consórcio» Enolagest/Garvetur/Auchan agora vem invocar: que receba, da parte da autarquia, “tratamento idêntico ao concedido para o grupo sueco IKEA”.

Como não pode deixar de entender também o que, segundo o «Observatório do Algarve», o presidente da Câmara respondeu, afirmando-se disponível para avaliar o processo: “Uma coisa é certa: se esse projecto invalidar o outro, nós não avançamos com ele”.

Voltaremos ao assunto.
::

18 comentários:

Anónimo disse...

Porque é que em todas as associações que se levantam contra o projecto da IKEA conseguimos ter uma ligação com o SR.Reinaldo Teixeira. Vejam o exemplo da Associação de Empresários de Quarteira e Vilamoura - Presidente da Assembleia Geral : Espanto dos Espantos : Reinaldo Teixeira GARVETUR. Não há almçoços grátis, neste caso nem posições....

Anónimo disse...

É acaso o facto das associações que se levantam contra um projecto terem alguma ligação com o proprietário do outro terreno. Vejamos a associação de empresários de quarteira e vilamoura, espanto dos espantos (ou não) o presidente da assembleia geral é Reinaldo Teixeira...Garvetur...Não há almoços grtátis e neste caso nem posições...

Anónimo disse...

Sabem eu á doze anos também tinha um projecto para um grupo económico no Concelho mas os meus interesses chocavam com os interesses da Garvetur da Quarteiratur dos Farias dos JJ dos Aleixos dos Teixeiras.Era olhado com desdém e então tive que ser silenciado. Tem todo o meu apoio e a minha concordância o Sr. Presidente da Camara. Basta de levar ao colo esta cambada de incompetentes e exploradores do trabalho.

Anónimo disse...

Fico trite com o que as pessoas escrevem neste blog. Eu sou uma pessoa sem interesse num ou noutro ikea ou aucham mas o teixeira desde os dezoito anos trabalha no concelho para o concelho o Dr Miguel Judice ja perdeu alguma hora de trabalho para o nosso concelho? todos sabemos que o negocio e grande, mas começando do presidente da C M Loulé e acabando no arq. paisagista manuel vieira todos falam que a ikea tras 3000 novos empregos de ordenado minimo e de quadros superiores quantos louletanos vão lá estar a camara salvaguardou estes postos de trabalho? nunca ouvi falar de tal portanto continu na mimha é tudo de mão aleijada á espera de esmola não enganem mais as pessoas. gostaria de me alongar com mais dois temas muito serios mas falarei mais tarde um dos ciganos do concelho outro da segurança que são a maior vergonha até à quarta feira a junta poe uma carrinha para ir levar os ciganos à escola.

A. Vieira Pinto disse...

Este assunto do IKEA já cheira mal.
Diz o Calçadão que é preciso falar claro. É isso mesmo. Então vamos falar claro:
O Grupo IKEA tem grandes interesses. É para isso que foi constituído: fazer negócios.
E faz bem. Para isso tem estratégia e planificação. Sabendo o que lhe interessa, escolheu os parceiros em Portugal que entendeu que lhe seriam convenientes e arrancou com aquisição de terrenos no lugar que mais lhe convinha.
Mexeu influências, encontrou apoios do governo e ofereceu-se a Loulé. Seruca Emídio percebeu e aceitou.
Entretanto, Reinaldo Teixeira e o seu grupo Garvetur farejava negócios e, tendo-lhe surgido a oportunidade de comprar por tuta e meia a fábrica da cerveja, achou que lhe saíra a sorte grande, buscando um consórcio que estivesse interessado nos seus serviços. Procurou o apoio do vice presidente da Câmara, seu patrício, e este, ingenuamente, decidiu apoiá-lo sem reservas.
Para ele, IKEA ou Auchan, tudo era bem-vindo. E continuou a comprar terrenos por ali à volta, enquanto farejava já outro negócio, chamado aeródromo municipal. Querem falar nisso também? Ou fica para outra altura?
Com o que não contava o Teixeirinha era com o tamanho da ambição do grupo IKEA que olhava para uma superfície enorme, ao tamanho dos seus planos, e não retalhos de terreno que Teixeira-Garvetur lhe podia apresentar. E o IKEA mandou o Reinaldo Teixeira dar uma volta.
Por sua vez, o presidente da câmara não achou piada nenhuma ao apoio do engenheiro Graça às ambições do Teixeira, tanto mais que, de fora, ali dos lados de Coimbra, lhe apontavam com outras promessas… Ele eram hotéis subterrâneos, estruturas, salvação do elefante branco…
É claro que a ganância do dono da Garvetur e dos seus sócios, com o Apolónia à cabeça não se podia conformar e começou a espingardear à sua volta, elegendo o Seruca como o inimigo. Por isso foi pendurar-se no PS e na Associação de Empresários onde entretanto ele e os lideres do PS também estavam empenhados. E pronto. É isto e pouco mais. O PS pegou na bandeira da Garvetur e atira-se ao Seruca, com todas as ganas, com o Sr. Vítor Faria a espiolhar papéis para descobrir ou a inventar falhas nas propostas do IKEA ou intenções ocultas ao presidente da câmara ou ao PSD.
É claro que era bom saber que contra-partidas terá, nesse caso, o PS de Loulé e Quarteira para armar esta guerra, Mas isso só o Dr. Hugo e o Dr. Faria podem dizer. A gente só pode desconfiar – porque não se trata de objectivos políticos. O que está em causa é, simplesmente interesse material da Garfvegtur/Teixeirinha/Apolónia. É simplesmente dinheiro, cacau, massa, pilim…
Querem responder? Não acredito. Sabem que tenho razão.

FJL disse...

O IKEA quer investir na loja em Loulé 200 milhões de euros e criará 3000 postos de trabalho.
A Garvetur investe quantos milhões?

DEIXEM PROGREDIR O PAÍS! PRECISAMOS DE INVESTIMENTO.
PRECISAMOS DE POSTOS DE TRABALHO.

Vocês só estão a atrazar o progresso!

Montem lá a vossa loja e deixem os outros montar a deles.

Gente burra como esse gajo da AHETA que foi para a reunião dizer que ali não, percebe o quê de quê?

Anónimo disse...

Os tipos que vivem nestas negociatas como a Garvetur só querem o seu interesse.

Anónimo disse...

Exmo A. Vieira Pinto,
Quero-lhe informar que estou por dentro da situação e os acontecimentos não sucederam conforme descreveu, mas sim ao contrário!! Mas sinceramente, com toda a informação que já foi disponibilizada ao publico, desconfio que já saiba disso, o que só me leva a concluir que há por aí muita dôr de cotovelo (e talvez de mais alguma coisa). Deixo-lhe um conselho, se quer meter o nariz onde não é chamado ao menos faça-o por alguém da sua terra e que investe os seus ganhos na região do Algarve e não de Coimbra, Lisboa ou Porto.

Vieira Pinto disse...

Ora bem, Exmº anónimo que está por dentro!!!
Deve estar por dentro, claro. Mas como não aceito conselhos de quem não conheço nem dá a cara, aqui vai uma resposta à medida:
Com que então, os acontecimentos não foram como eu descrevi, mas sim ao contrário??? Muito bem: diga lá o que é que foi ao contrário.
Fique sabendo que sei o que digo e sei ainda mais do que disse, e que são coisas que talvez não lhe convenha que eu revele,
Quanto à dor de cotovelo está do lado de quem promove reuniões, do lado de quem «compra» políticos, de quem se viu desprezado por um grande grupo económico.
Quanto à informação que já foi disponibilizada, deixe-me dar uma grande gargalhada. É que a informação disponibilizada foi toda a informação dada pelo «consórcio» que você defende. E que por sinal está muito mal defendido, se a defesa é feita como um documento que foi disponibilizado pelo PS, um verdadeiro chorrilho de mentiras, confusões e meias verdades. Ou como um documento que reflecte as posições de uma reunião encomendada à ANJE, aqui há uns tempos, no NERA, onde estive a perder umas horas a aprender muito, porque aprendi como se pode distorcer as coisas às conveniências do momento. Mas não aprendi mais nada.
Quanto a meter o nariz onde não sou chamado, está enganado, meu caro anónimo: o meu nariz é chamado a defender os interesses dos meus concidadãos. Mas de todos. Dos que precisam trabalhar e vêem na instalação do grupo uma oportunidade.
Repare que você tirou a máscara, apesar do anonimato, quando me diz para meter o nariz em favor de ALGUÉM que investe… etc.
Ou seja, enquanto eu defendo os interesses de toda a comunidade… você defende “alguém que investe ganhos”. Está tudo dito.
Curiosamente, esse alguém só agora se revela, segundo a imprensa, ao pedir igualdade de tratamento. Porque o que tem dito até agora é: ou o IKEA compra os meus terrenos e se associa a mim, ou não se instala no concelho.
Triste, não é? E, por favor, não me puxe pela língua!...
Ah.. e passe bem!

Anónimo disse...

O Teixdeirinha já não é afilhado do Seruca, que lhe permitiu montar aquele palco em frente do rdestaurante? Uma vergonha, parece que aquilo é dele.

Se todos se lembrarem de vedar um terreno no Calçadão, o Seruca autoriza?

Anónimo disse...

Agora percebem-se melhor as coizas. Em vez de quererem obrigar o IKEIA a vir para a Fábrica da Cerveja, era por aqui que deviam de ter comessado.
Um Centro Comercial entre Loulé e Quarteira também pode dar jeito aos Quarteirenses.
O pior é se 2 Centros Comerciais não são já de mais!

Abriu a caça aos cucos disse...

Ai o presidente da Associação das Empresas de Vilamoura e de Quarteira é o Reinaldo Teixeira????

Agora percebo !!!!!!!!!!!!!!!!!

E o presidente do PS de Quarteira é agora o Victor Faria......

TÁ TUDO LIGADO !!!!!

Obrigado pela informação.

Anónimo disse...

Quem já não está a gostar nada disto é os investidores IKEA/AUCHAN.
Não tarda nada dão ás de Vila Diogo e fica tudo a mamar no dedo.

Anónimo disse...

Que lindo debate que o calçadão originou .
Assim todos ficamos a saber que o Papo-Seco se chama afinal Vieira Pinto .Depois da mulher lhe meter os cornos mudou de nome ?
Curioso!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Sr. Abriu a caça aos cucos espere a coisa é assim, o secretário é o JJ da Quarteiratur que em plena assembleia municipal apanhou uma tamanha reprimenda do Dr. Seruca que se ele tivesse bom do uízo metia-se no buraco mais pequeno para ninguém o ver, este JJ defendeu e está ao lado do Teixeirinha porque é o secretário da aasociação de comerciantes de Quarteira/Vilamoura, o Farias faz parte da mesma direcção e o Teixeirinha é o Presidente da Mesa da Assembleia, os outros são os habituais.

Anónimo disse...

Pergunto:
Associação de Empresários de Quarteira e Vilamoura, não é um orgão constituído por "Empresários" que exercem a sua actividade em vilamoura ou quarteira?
O Reinaldo Teixeira não é empresário?
As sua empresas não estão sediadas em vilamoura e quarteira?
A actividade desta associação não deve ser a de zelar pelos interesses dos quarteirenses?
Não será a localização eixo Loulé/Quarteira mais interessante para os Quarteirenses e todos os empresários que desenvolvem a sua actividade nesta àrea?

Anónimo disse...

ah ah ah ah ... zelar pelos intreresses dos quarteirenses?????

brincalhão!

e o ps é empresa de quem?

Anónimo disse...

Ó bacano!!!!!!!!
A associação velar pelos interesses dos quarteirenses?????
Ou de alguns tipos de massa que têem empresas em Quarteira?

És um bacano, então defendes o s quarteirenses levando o IKEA para Loulé????????

E quando esse tal eixo Loulé Quarteira tiver acabado com os pequenos e médios comerciantes de Quarteira, estivestes a protegê-los???????

Ó bacano, vai dar banho ao cão e não enganes as pessoas. Cheiras-me a criado do Tdeixeirinha e se calhar andas nos coposs com o Farias e o JJ que já borrou a opa na Assembleia da Câmara e levou uma rabecada do Presidente.

Defender os interesses doa quarteirenses! Tás maluco?

Defender todos os empresários que desenvolvem a sua actividade nesta àrea? Acabandos-lhes com os negócios para os levares para a fabrica de cdervejas?

Hipocrita é o que és!