já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

“Péssima imagem para a cidade”

“aglomerado desordenado e caótico de tendas”
Imagem: Os «comerciantes» do antigo mercado da roupa de Quarteira, impedem o estacionamento, dificultam trânsito de veículos e peões, cravam estacas na calçada, e chagam ao desplante de vedar, com correntes, o «seu» espaço.
A Câmara de Faro anunciou hoje, em comunicado, ter removido e relocalizado a área de venda que funcionava no Largo de S. Luís, na capital algarvia.

Segundo a autarquia, esta zona era constituída “por um aglomerado desordenado e caótico de tendas, que não cumpriam requisitos mínimos de apresentação, higiene e salubridade para estarem patentes ao público. Era uma péssima imagem para a cidade”.
(dos jornais algarvios)

Em Quarteira, a Junta e a Câmara Municipal decidiram, há vários meses, que o chamado «mercado da roupa» deveria ser transferido para um local mais apropriado porque se tratava, igualmente, de “um aglomerado desordenado e caótico de tendas, que não cumpriam requisitos mínimos de apresentação, higiene e salubridade para estarem patentes ao público. Era uma péssima imagem para a cidade”.

Assim o fez e em boa hora, no entender de alguns, e muito mal, no entender daqueles que, habitualmente, estão contra tudo e contra todos.

O pior é que um grupo de «resistentes» persistiram em permanecer no seu local «habitual» que, pelos vistos, e da forma como o ocupam, entendem ser «seu» por direito consuetudinário.

Durante o verão, então. é «um ver se te avias» a forma como tendeiros, ciganos, marroquinos, indianos, argelinos e quejandos, invadem o Calçadão, ocupando os bancos como se foram tendas expositoras, ou armando tenda onde lhes dá na gana.

Cremos que, por entenderem que aquele “aglomerado desordenado e caótico de tendas, que não cumpriam requisitos mínimos de apresentação, higiene e salubridade para estarem patentes ao público. Era uma péssima imagem para a cidade”, a Câmara providenciou, em frente dos Bombeiros de Quarteira, a colocação de algumas bancas «decentes». Imagem: As bancas montadas em frente dos Bombeiros de Quarteira tiveram fraco aproveitamento
Nada feito. Numa só noite contámos 24 «tendas» selvagens, rulotes e outros «pontos de venda» no Calçadão o que, somado às dezenas de tendas que ocupam os estacionamentos do Largo Filipe Jones com «bancas fixas» continua a prestar uma «excelente» imagem terceiro-mundista à cidade.

Há que acrescentar ainda o mercado da fruta, autêntico «souk» marroquino, selvagem e sem quaisquer condições de funcionamento, onde, só um tendeiro ocupa com camiões, durante todo o ano, uma área de cerca de 200 m2, como se aquilo se tratasse de «loja» sua.

Do «mercado clandestino de peixe» nem vale a pena falar – apenas a ASAE e a GNR de Olhão fazem por lá umas incursões esporádicas e, logo a seguir, tudo volta à mesma. E ninguém parece preocupar-se com esta multiplicidade de mercados ilegais. As autarquias fingem que ignoram, as autoridades policiais passam por todos esses caos como se eles fossem transparentes, a ASAE tem mais com que se preocupar.

E a Câmara de Loulé promove «noites brancas» para proteger o comércio tradicional, permitindo esta concorrência desleal por quem não paga impostos e vende mercadoria a todos os títulos suspeita.

É a sua forma bizarra de proteger o comércio tradicional de Quarteira.
::

7 comentários:

Anónimo disse...

Tirando os políticos, estes são os que vivem bem, sem mexer uma palha,
quando não lhe fazem as vontades eles ameaçam, e os outros têm CÚ.

Nicolas Sarkozy,

A.M. disse...

Os nossos políticos dão tudo aos ciganos e parece que tem medo deles.
Eu trabalhei uma vida inteira e vivo numa casa alugada que me leva mais de metade do ordenado
O Dr. Emídio Seruca deu boaas casas aos ciganos que só pagam a renda se quiserem, que só pagam a renda se quiserem.
Isto é justo?
Vejam os carros que eles tem estacionados juno ao prédio e comparem com o meu Corsa em 4ª mão e 16 anos de idade em que tenho de me deslocar todos os dias para o trabalho nos Olhos de Água,´
Tenho nojo desta gente, dos políticos curruptos e dos ciganos que vivem á custa do Rendimento de incerção.

Anónimo disse...

Quem manda em Quarteira são os ciganos, os tendeiros, os chineses e o Bica!
Terra de m.

Serrador disse...

Quarteira merece os ciganos que tem, os tendeiros que tem, os políticos paus mandados que tem, os comerciantes que tem e os que cá veem, os empresários que tem os daqui e d´lém, os sanguesugas de loulé que cá veem, dizer mal de nós os filhos da mãe.
Quarteira tem o que merece e eu também.
"Serrador"

Serrador disse...

Quarteira tu tens o que escolheste, tu que votas-te neles, tu que geras tanto dinheiro para lhes dar, tu que permites que esta gente que nos governa e te humilha a toda a hora, tu que podias ter resolvido tudo isto, hoje não chores porque só daqui por tres anos é que podes modificar as coisas.
"Serrador"

Anónimo disse...

Os ciganos fazem o que querem em Quarteira. Os da Junta e os da GNR parecem qaue teem medo!

Anónimo disse...

Mais a Junta poe às quartas dia de mercado uma carrinha junto ao mercado para trazer os filhos dos bons comerciantes ambulantes à escola. Só em Quarteira