já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sexta-feira, 10 de junho de 2011

10 de Junho

dia de portugal, de camões e das comunidades portuguesas
“Jazendo [Luís de Camões] naquelle pobre leito de miserias e desaventuras, ferido da ingratidao da sua patria, e do desleixo dos homens, veio hum sujeito seu conhecido dar-lhe a triste noticia da jornada de Alcacerquivir, da morte do Senhor D. Sebastiao, e do fim funesto que ameaçava a Patria:

Ao menos, Camoes levantando-se exclama, ao menos morro com ellal Arrasam-se os olhos de lagrimas a hum dito táõ bello, táõ grande, taõ generoso.

Aquelle incomparavel homem, que tinha achado em si fortaleza e constancia para supportar tantos males, náo poude resistir a esta noticia, e cahio aterrado com a dor desta catastrophe infelicissima, succedida em 4 de agosto de i578.”

(José Maria de Souza Botelho – in «A vida de Camões, Os Lusíadas», ed. 1819)

A Pátria não morreu. Mas ainda hoje agoniza. É o nosso legado desde D. Sebastião até Sócrates - e que irá perdurar sabe-se lá até quando.

"Hoje, festejamos o que de mais precioso nos foi deixado pelos nossos antepassados: a Pátria. E é por essa herança que devemos unir vontades e esforços, de forma a garantirmos que, com este importante capítulo da História Portuguesa, possamos também proporcionar às gerações futuras o orgulho e o devido respeito por uma Nação feita com coragem e verdadeiro sentimento patriótico".
(nota de imprensa de Carlos Silva Gomes, governador civil de Faro, 2011)

3 comentários:

Amigo da Onça disse...

Carta aberta ao Sr, Cavaco da Silva

Senhor presidente:
Tenho uma cadelinha com o nome engraçado de Mafeleit. Ela é muito minha amiga e temos uma relação óptima. Eu faço-lhe as vontades todas e ela paga-me fazendo aquilo que eu lhe mando e não fazendo chichi na sala. Só não dá recados porque os canitos não aprenderam a falar.
Escrevo-lhe esta cartinha pelo seguinte: pelo que hoje vi na TV, o Sr. já tem tanta dificuldade em encontrar a quem distribuir medalhas que se viu obrigado a dar uma comenda à senhora Ferreira Leite cujos únicos méritos conhecidos são o facto de não gramar o Dr. Pedro Passos Ferreira e ser uma particular amiga do Sr. presidente.
Por isso eu ofereço desde já o meu apoio para se o Sr. presidente quiser dar uma medalhinha à minha Mafeleit.
Porque ela se pôs a ladrar quando passou uma caravana ou arruada ou lá como é na campanha, o que me leva a pensar que ela também não gosta de políticos. Mas em contra-partida é muito minha amiga.
Além disso, é bonita. E nisso leva grande vantagem à Srª Ferreira Leite.
Espero ter podido ajudar para a próxima distribuição das ordens honoríficas. E não se incomode Sr. presidente, não precisa de agradecer.
Com muito carinho e o meu voto seja lá para o que for, desde que dê a medalhinha à Mafeleit.

Amigo da Onça

Anónimo disse...

Toda a gente a abrir-lhe a sepultura.... Cavaco Silva, Guterres, Barroso, Lopes, Sócrates...

Como pode este pobre país sobreviver????

G. disse...

Este Dr. Cavaco como nunca se engana e raramente tem dúvidas, quando erra é porque quer errar. O que é um péssimo sinal. Parece que gosta de errar e o faz por maldade…

Ouvi-o hoje a discursar em Castelo Branco e li aquilo que escreveu no Expresso e fiquei admirado com o que ouvi e li.

O Dr. Cavaco, aqui há uns meses pôs-se a defender que o nosso destino e a nossa riqueza é o mar, pensando que a gente já se esqueceu que quando foi 1º Ministro permitiu que se destruíssem as nossas frotas pesqueira e marítima, gastando sabe-se lá como as verbas que vinham de Bruxelas para modernizar as frotas.

Agora defende que Portugal só se equilibra se os jovens forem trabalhar nos campos. Descobriu agora o Dr. Cavaco que a quase totalidade dos poucos agricultores que temos têm mais de 68 anos, são analfabetos e usam métodos arcaicos.
Esqueceu-se que foi ele quando era 1º Ministro que permitiu que fossem distribuídos por proprietários de terras amigos dos amigos ou do PSD as verbas que estes gastaram em jipes, vivendas de férias e construção de piscinas e que vieram de Bruxelas destinadas para a modernização da agricultura.

Como é ele que diz que nunca se engana… então deixou desbaratar estes meios financeiros porque sabia que assim provocaria a destruição da agricultura e das pescas!!! E caminharíamos, dessa forma para a miséria e para a bancarrota.

O DR. Cavaco é assim um legítimo representante de um povo que se não é mau e invejoso, é pelo menos ignorante e merece aqueles que elege!

G.