já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

domingo, 5 de junho de 2011

Legislativas: Sociais democratas: vitória em toda a linha

resultados muito para além das previsões das sondagens
O PSD obteve 38,6 por cento dos votos nas eleições legislativas de hoje, alcançando 105 deputados. Cpmp os 11,7 por cento de votos do CDS significam 24 deputados, juntos, os dois partidos vão ter maioria parlamentar.

Os sociais-democratas conseguiram uma vantagem de mais de dez pontos sobre o PS, bem para lá da distância que as diversas sondagens indicavam.

Precisamos de muita coragem para vencer as enormes dificuldades, precisamos também de alguma paciência, porque nós sabemos que esses resultados não aparecerão em dois dias” - afirmou Passos Coelho no seu discurso de vitória.

O PS ficou-se pelos 28,1 por cento de votos (73 deputados). Trata-se do pior resultado socialista nos últimos 20 anos. As eleições de 1991 (quando Cavaco Silva foi eleito pela terceira vez) tinham sido as últimas em que o PS conseguira menos de 30 por cento.

O resultado de hoje levou José Sócrates a assumir a derrota e a demitir-se do cargo de secretário-geral.“Regresso à condição de militante de base. Deixarei a primeira linha da actividade política e não pretendo ocupar qualquer cargo político” – disse.

Já o CDS conseguiu nestas legislativas mais três deputados do que nas anteriores eleições. “Com menos cidadãos a votar, convencemos mais cidadãos a votar em nós” - salientou Paulo Portas.

O Bloco de Esquerda, numa estrondosa derrota, reduziu para metade o número de deputados na Assembleia da República (desce de 16 para oito deputados), tendo obtido pouco mais de cinco por cento dos votos.

O BE não atingiu os seus resultados, eu sou o primeiro dos responsáveis de não termos conseguido os resultados que queríamos” - disse Louçã.

A coligação PCP e Os Verdes manteve a votação de 2009 (7,9 por cento dos votos), mas elegeu mais um deputado (16 mandatos).

Jerónimo de Sousa prometeu "luta" contra a direita: “Não é preciso ser profeta para perceber que essa luta se desenvolverá” – disse.

A abstenção foi de 41,1 por cento, a mais elevada em legislativas desde 1976.

Falta conhecer s resultados obtidos pelos quatro deputados dos círculos da emigração.

18 comentários:

Anónimo disse...

foi um bom "empate técnico".

Marta disse...

Acho que a divulgaçao de sondagens pré acto eleitoral não deveria ser permitida como foi no passado

Paulo Ferreira disse...

O primeiro teste para PPC será o nome do Ministro das Finanças e a posição (com poder reforçadíssimo) deste na orgânica do Governo.

Anónimo disse...

O país entregou-se nos braços da direita. Sócrates saiu com dignidade. O PS terá que equilibrar responsabilidd e alternativa.

Soraia Melo disse...

És ENORME, Sócrates!

Compare-se o discurso de derrota e despedida de Sócrates com os de Cavaco na noite da vitória e na tomada de posse. Um sai sem um pingo de ressentimento, depois da maior campanha de assassinato de carácter e golpadas mediático-judiciais que este país regista na sua História, o outro pediu que se denunciassem os nomes daqueles que ousaram falar do seu enriquecimento através de um grupo financeiro criminoso criado por amigos seus e homens da sua confiança política.

Lê e medita! disse...

Antes de ir dormir, deixo aqui só esta. CDS - 652.194 votos (24 mandatos). CDU + BE = 728.926 votos (24 deputados).

olet oiram disse...

Pela primeira vez, teremos um governo democraticamente legitimado para nos massacrar. E, não há dúvida, vai fazê-lo, não porque essas soluções serão melhores para o país, mas porque são essas as medidas que os barões lhe exigiram. Já muitos esfregam as mãos de contente, pois, agora, o que era património vai ser considerado espólio.

O que aí vem, apesar dos constantes avisos, vai ser uma surpresa brutal, mas, desta vez, perdeu-se a legitimidade à indignação. O Eleitor escolheu e de todas as alternativas, escolheu mesmo a pior para a maioria da população. Agora, como diria o outro, embrulhe...

Anónimo disse...

As pessoas só se podem levantar depois de caírem, mas desta vez não vão conseguir levantar-se.

Anónimo disse...

Um povo que vota em negacao, so se pode queixar de si proprio. Noutras paragens isto seria impensavel, connosco eh normal. Mas quando eh que se f.... o nosso ADN...

Anónimo disse...

Não lhe dou um ano para ver rostos ainda muito pior. Foi assim com Margaret Thatcher em Inglaterra que fez a politica que Passos Coelho quer seguir. Os desempregados e pobres passaram para o dobro. O Estado regulador serviu para uns poucos engordarem e para a grande maioria emagrecer. Acredito que muita gente não tomou consciência do que estava a fazer.

Anónimo disse...

Infelizmente eu não acredito nem na abstenção, nem nos votos nulos, nem nos votos em branco.
Essas supostas "mensagens" cifradas de desagrado dos eleitores caiem em ouvidos moucos.
Há duas formas de mudar o sistema:
- pela força: coisa em que não acredito nem me passa pela cabeça que se repita em Portugal;
- por dentro: as pessoas que não se vêm representadas em nenhuma das forças políticas têm de tomar medidas e participar elas próprias na política; senão por elas mesmas, pelos nossos filhos.

"They always say time changes things, but you actually have to change them yourself. " - Andy Warhol

Cumprimentos

Anónimo disse...

Grande vitória!
Agora digam que foi por acaso...

Anónimo disse...

Tudo isto aconteceu porque temos um PS anarquista e um BE inútil, que levaram o povo a querer sair o mais rápido passível desta corrupção criminosa que nos incutiram.
O BE pagou bem caro a sua aproximação ao PS.

Anónimo disse...

Chegou o momento em que ninguém pode falhar. Qualquer erro do governo, ou nosso... significará o fim do país. É disso que se trata. É assegurar a viabilidade do país para estas gerações, e, principalmente para as próximas. Que não se fale mais em Sócrates e que se comece a trabalhar de forma séria e competente. Eu acredito no país, embora não acredite muito neste governo... Mas aguardarei pela equipa para fazer uma avaliação. Uma boa equipa com um treinador inexperiente, até pode dar frutos. Quem sabe!...

Anónimo disse...

esquerda e rejeitar imediatamente o programa da Troika para renegociar a divida.
Chegou a hora de toda a esquerda, PS - CDU – BE, mais os 42% de abstencionistas se unirem todos e, através de uma greve geral, paralisar o país até que esta politica do capitalismo selvagem acabe para sempre!
Todos juntos para a exterminar o capitalismo selvagem de uma vez por todas!
Vejam este quadro:
PS - 28,5% + CDU - 8% + BE - 5,5% + Abstenção - 42% = TOTAL 84%
O povo está aqui nestes 84% !!!
PSD e CDS juntos, somam 16% do eleitorado.
Estes indivíduos não têm legitimidade para formarem governo, só representam 16% dos portugueses!!!
16% não dá legitimidade a ninguém para governar!..

Anónimo disse...

Com ele vão embora todos os FASCISTAS do partido socialista...Ditadores que iam destruindo a democracia: Manuela Moura Guedes, Medina Carreira, Henrique Neto, Mário Crespo, obrigado...os fascistas já estão a fazer as malas...perseguiam que tinha uma opinião diferente. Bem se viu os apupos que deram aos Jornalistas nas perguntas formuladas ao ditador... apupos, assobios... achavam que o pais era deles os boys e little boys....Corja...RUAAAAAA

Pinheirinho disse...

Conclusão:28,1 % dos portugueses ainda acreditam no Pai Natal.

Anónimo disse...

A derrota já há muito que estava anunciada.Deixou-.nos a banca rota e o endividamento. Juros a pagar, recessão, desemprego, descredibilidade,. Isto não se podia prolongar por muito mais tempo.