já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sexta-feira, 24 de junho de 2011

As Marchas saíram na noite de São João

tudo desaparece, se o sorriso não sorri em ti
Foi noite de São João e, por isso, as Marchas Populares de Quarteira voltaram a sair ontem à rua, para se exibirem no Calçadão de Quarteira.

Quando me falam em «festas populares» penso logo em alegria, espontaneidade, animação.

E, no entanto, na generalidade, não foi isso que vi, ontem à noite, no segundo desfile das Marchas Populares de Quarteira 2011.

Esperar-se-ia ver, nos rostos dos marchantes uma alegria transbordante, uma animação saudável. Afinal, para tristezas bastariam os outros 364 dias do ano.

Em vez disso, os dançarinos do Calçadão de Quarteira apresentavam rostos fechados, evidenciando preocupação – talvez com o receio de falhar um passo, uma marcação -, olhares distantes – de quem está no cumprimento de uma obrigação -; rigidez de movimentos… Tudo isso perpassou na minha ideia quando o meu olhar se prendeu no rosto triste duma menina da Fundação, trazendo-me à memória a parte de um poeminha de autor desconhecido, que diz assim:

Nesse teu olhar triste
Me entristeço...

Porque não sorriste?
Não te mereço?

Nesse teu olhar que me entristece
Pergunto-me o que faço aqui …
Tudo desaparece,
Se o sorriso não sorri em ti.

É que sem sorriso, não há festa.

NOTA: Optámos, este ano, por não fazer especiais referências às «marchas», uma vez que, não tendo imagens de todas elas, não quisemos arriscar eventuais acusações de «favoritismo».

Aguardámos que os mídia regionais publicassem fotos ou que, como acontece com frequência, os leitores nos enviassem algumas.

Infelizmente, a imprensa regional tem ignorado em absoluto as marchas deste ano e nenhum leitor nos enviou imagens suas. As que tentei, desajeitadamente, captar com o meu telemóvel não oferecem, infelizmente, qualidade para publicação.
Imagens: da Marcha da Fundação António Aleixo.

8 comentários:

Anónimo disse...

As marchas cada vez mais estão a perder a sua qualidade,o que é muita pena,mas também temos de pensar o esforço e nisso todas são as melhores.
Mas mesmo assim ainda ouve umas marchas que conseguiram chamar a minha atenção: Vilamoura,Outeiro, Cabine. Dou os meus parabéns a estas tres marchas principalmente a da Outeiro que subio muito deste o ano passado. Mas é o que eu digo todas estão de parabéns pelo esforço, continuação de bom trabalho a todas e mostrem o que valem e soltem esse brilho que a dentro de voces!

Lanzudo disse...

De quem são estas ruas este calçadão este mar esta areia em que me deito e roço de quem é.
O Ezequiel tremendo trite e disse: de loulé meu senhor de loulé.
De quem são estas luses estas bancadas estes sons asnosos e roucos que ouço de quem é.
O Ezequiel rodou três vezes, três vezes rodou triste e disse:
De loulé meu senhoe de loulé.
Donde são essas pessoas nas varandas que reclamam e eu não conheço quem é.
Três vezes de mãos erguidas ao céu ele disse a tremer três vezes triste mas disse de loulé meu senhor de loulé.

J. João disse...

Pois é... voltou o Ezequiel há Apromar e as marchas afundaram-se logo!
O trabalho que foi feito nos ultimos 3 anos foi tôdo pelo cano a baixo!

C. Brito disse...

Eu quero dar os parabéns a todos pelo esforço e empenho que durante meses dedicaram às suas marchas.
Mas tenho de reconhecer que o J,J, tem razão: nos ultimos 2 ou 3 anos as marchas foram escctaculares e este ano parece que não tinham organização.
E que andava aquele fantoche do mecânico de umas marchas para as outras como se fosse amigo de toda a gente????
Com tanto dinheiro NOSSO que a câmara dá para as marchas elas mereciam mais um bocado de profissionalismo. Assim são uns a empenharem-se para tudo sair bem e depois aparece um idiota qualquer a estragar tudo.
Obrigado.

Anónimo disse...

As marchas foram lindas, contudo podiam ser melhores...
é pena que os marchantes teêm tão pouco tempo para preparaão, porque para ter trajes e coreografia perfeitos é preciso mais do que 2 meses..
Adorei os trajes da Vilamoura, tinham muitos pormenores técnicos na parte cima =) A Inessa e outra senhora estão de parabéns. E já agora alguém sabe dizer-me quem é essa Inessa? é que é pela 1ª vez que oiço falarem nela...

Anónimo disse...

A inessa é uma marchante da marcha de Vilamoura.

Anónimo disse...

Para criticar há muitos,para colaborar poucos,as marchas serão melhores com a ajuda de todos.

colaborador da cabine disse...

verdade se em vez de criticarem ajudasem a trabalhar nas marchas elas seriam certamente melhores, o pior é que as pessoas que fazem criticas destrutivas talvez não saibam o trabalho que dá a por uma marcha na avenida, se este ano houve marchas que desceram o seu nivel tambem ouve outras que subiram.isso é bastante normal as machas de quarteira já estão num nivel elevadissimo e á um ano que é impossivel superar o ano transacto.quero aqui felicitar todas as marchas parabens a todas as comissões das marchas.um colaborador da marcha da cabine