já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

terça-feira, 14 de junho de 2011

Amanhã vai haver eclipse da Lua

dê uma olhadela, porque este ano não verá mais nenhum
Amanhã, quarta-feira, registar-se-á um eclipse total da Lua, o único visível em Portugal, dos seis previstos para este ano, pois os restantes não serão visíveis nesta região do planeta.

O nascimento da Lua em Lisboa será às 20:58 horas (um ou dois minutos antes, em Quarteira) mas, na capital, a Lua entra na zona de penumbra às 18:23 horas e na zona de sombra às 19:23 horas.

Como o por do Sol se registará (em Lisboa) às 21:03 horas, isso significa que quando nascer a Lua, o eclipse estará quase a meio – o que se verificará às 21:13 horas.

O eclipse total terminará às 22h03m e a Lua sairá da zona de sombra, continuando na de penumbra até às 00:02 horas de quinta-feira, quando o fenómeno astronómico chegará ao fim.

Em Quarteira, quando a Lua nascer já vai estar totalmente eclipsada, por isso não vai ser vista. Assim, com o sol a desaparecer no horizonte oposto, veremos um céu azul claro ainda e o brilho da lua vai ser tão fraco que ficará quase indistinto pelo céu azul. Com o passar das horas, teremos um céu azulado a perder brilho, a ficar cada vez mais escuro, a lua progride pelo céu, começa a sair do cone de sombra e começa a ver-se cada vez melhor.

Sem comentários: