já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Sumário de um escrutínio especial

cumpriu-se a vontade do povo: sócrates foi «expulso»
O PSD ganhou as eleições legislativas no Algarve elegendo quatro deputados, o PS desce de três deputados eleitos em 2009 para apenas dois, apesar de o número de «vagas» disponíveis ter passado de oito para nove.

Os restantes escrínios disponíveis distribuíram-se pela CDU, CDS e BE com um deputado cada um.

O PSD atingiu 37,03 por cento da votação no Algarve, conseguindo 74.491 dos votos nas 84 freguesias. Os quatro deputados sociais-democratas que vão ter assento parlamentar são: Mendes Bota, Pedro Roque, Elsa Cordeiro e Cristóvão Norte.

Com este resultado, o PSD passa a ser a primeira força política da região, enquanto que o PS, que tinha obtido, em 2009, 31,86 por cento (64.271 votos), perdeu mais de 20 mil votos em relação a 2009 e desceu de três deputados para apenas dois, elegendo apenas João Soares e Miguel Freitas.

A terceira força política no Algarve nestas legislativas foi o CDS, que voltou a eleger um deputado à semelhança de 2009 (Artur Rêgo).

A CDU, que elegeu Paulo Sá, obteve hoje 8,57 por cento da votação (17.233 votos), enquanto que em 2009 tinha conseguido 7,75 - 15.638 votos.

O Bloco de Esquerda, que fora a terceira força política nas eleições de 2009, não perdeu o seu único deputado algarvio (Cecília Honório), mas passou a ser a quinta força política da região, sem ter beneficiado do ‘ideólogo’ do «não às portagens», que candidatou na segunda posição.

Globalmente, estas cinco forças políticas tiveram os seguintes resultados no distrito: Isto significa que, enquanto o PSD aumentou 21.721 votos e «cresceu» 10,87 pontos percentuais relativamnete aos resultados de 2009, o PS perdeu 18.097 votos e desceu 8,91 pontos percentuais.

Apesar de o PSD ter alcançado a vitória em todos os concelhos, o concelho em que este partido conseguiu o melhor resultado foi o de Loulé, onde teve mais 3.430 votos que em 2009 e subiu 11,61 pontos percentuais.

O contrário aconteceu ao Partido Socialista que, neste concelho perdeu 2.777 votos em relação a 2009 e baixou 9,51 pontos percentuais.

Imagem do cabeçalho: Festejos da vitória do PSD - foto retirada da Net, de autor desconhecido.

10 comentários:

Anónimo disse...

Sem a ajuda da comunada Passitos nunca teria sido eleito.
À comunada interessa haver um governo fraco para que a luta política saia do parlamento para as ruas, para o mundo do trabalho, e para os quartéis.
Para a comunada o poder não está no voto, está na ponta das espingardas

Anónimo disse...

+ de 40% não quiseram perceber e abdicaram de votar .
Quase metade dos eleitores não confiam nos políticos .

Anónimo disse...

Vivam os homens da luta. Viva o psd. .Os mochos piam e bebem o azeite e os vampiros do além que vêm sugar o sangue que as pessoas têm. Esses que perderam as eleições podem ser sugados também.

Anónimo disse...

De qualquer forma, com PS, com ou sem D no fim, seria a mesma coisa. Tantos anos de enterranço, culminados por estes últimos 6, que foram desastrosos na minha opinião, obrigaram-nos a capitular ao FMI; a partir daí a receita tornou-se certa. O programa do governo estava feito.
A única opção era entre o betinho, ex-J, ao ilusionista. Ambos curiosamente com passado na JSD.

Foi-se pelo betinho, e ainda bem. Consigo respeitar uma ideologia diferente da minha, mas não consigo aceitar a desonestidade.

Com dizia o outro, pior do que está não fica........

Anónimo disse...

Está vistio que em Loulé o PS trabalha muito bem
LOL LOL
Deus os conservemuitos anos assim para o PSD poder subir sem chatices LOL LOL

Anónimo disse...

E em Quarteira? não há números?????

Anónimo disse...

Obrigadinha ó camaradas socialistas de Loulé. Assim até dá gosto ganhar!

Anónimo disse...

Agora, que o Povo lhe retirou a imunidade, seria bom que a justiça actuasse, como actuou já no Egipto, em relação a Mubarack e sua família. Também aqui deveriam ser muito bem analisados todos os bens dele e da sua família, antes e depois de ser 1º. Ministro. Ainda bem que o Povo o mandou em alta velocidade, de que tanto gosta. Ficará conhecido como o "Indesejado".

Anónimo disse...

Batão a caminho duma Secretaria-Geral!

Marracho disse...

Quando Sócrates foi eleito foi o povo quem o elegeu e elegeu-o na expectativa da situação geral melhorar,não melhorou!Da mesma maneira votou nestes,na esperança de melhorar,portanto muito cuidadinho com as expectativas do povo,embora as condições sejam diferentes,desta vez são obrigados a fazer as coisas,cá estamos para ver o que fazem e para dar o voto.