já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sábado, 18 de junho de 2011

O copianço: a culpa é do Sócrates!

o corporativismo subjugou o estado de direito?
A notícia de que candidatos a magistrados foram apanhados a copiar num teste do Centro de Estudos Judiciários, provocou reacções indignadas.

O bastonário dos advogados, o Ministério Público e o Conselho Superior de Magistratura emitiram logo notas de protesto e indignação.

É bom verificar que, mesmo no seio do "sistema judicial", há ainda quem tenha capacidade de indignação. É bom verificar que o corporativismo não subjugou completamente o Estado de Direito.

Os cidadãos têm de ter confiança na Justiça e esta só a si própria pode restabelecer o prestígio perdido. A imagem de que os magistrados serão capazes de avaliar-se uns aos outros com a mesma severidade com que es+éramos que eles julguem os erros dos outros, poderá ser um sinal de tranquilidade para a sociedade.

Por isso, a condenação quase unânime do copianço dos magistrados foi acolhida como uma espécie de suspiro de alívio.

Mas… (por que há-de haver, num país de treta, sempre lugar a um «mas»?) a reacção do sindicato dos magistrados veio deitar água na fervura: A nota da agremiação afirma que a "descredibilização do actual modelo de formação, muito conveniente a algumas entidades", que "injustificadamente, mancha a honra de todos” é nada mais nada menos que da responsabilidade do "governo [ainda] em funções"…

Incrível? Pois é: repete-se o conto infantil do lobo que buscava um pretexto para comer o cordeiro e, por tal, responsabilizava o anho de lhe conspurcar a água do ribeiro; mas que, provado que o cordeiro nunca ali estivera, concluiu: “Pois se não foste tu, foi o teu pai” e, com dentada raivosa, devorou o bichinho.

Acreditem: para os senhores magistrados, a culpa de serem batoteiros… é do Sócrates!

4 comentários:

Marracho disse...

Quanto a mim não é repetindo os exames que se resolve a situação,tratam-se de indivíduos cuja conduta deve ser um modelo para todos,portanto o castigo devia ser a EXPULSÃO imediata.

Anónimo disse...

Gaita! Com esse cenário até eu cabulava!

Anónimo disse...

São esses tipos que depois vão julgar os outros??????

Anónimo disse...

O Socrates deu o bom exemplo e estes (qual carneirada) seguir o exemplo!