já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Uma sondagem já muito significativa

com uma amostra numerosa e em todo o país

1. A realização da sondagem

O Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica Portuguesa realizou nova sondagem para a Antena 1, a RTP, o Jornal de Notícias e o Diário de Notícias entre os dias 28 e 29 de Maio.

Finalmente, temos uma sondagem com significativas conclusões, já que foram realizadas mais de quatro mil entrevistas a indivíduos com 18 ou mais anos recenseados e residentes no continente, de que resultaram 3963 respostas válidas, das quais 57% do sexo feminino.

Foram seleccionadas aleatoriamente cinquenta freguesias, ponderado o peso eleitoral dos seus distritos de pertença. A taxa de resposta foi de 67,3%, sendo a margem de erro máximo de 1,6%, com um nível de confiança de 95%.

2. Vamos, então, aos resultados

Nesta sondagem, o PSD mantém os mesmos 36% do anterior barómetro, o que lhe pode valer entre 95 e 106 deputados, mas o PS, que estava empatado, desce agora para 31%, podendo eleger apenas entre 78 e 88 deputados.

O CDS sobe de 10% para 11% (20 a 24 deputados), desfazendo o anterior empate técnico com o PCP/PEV (a margem de erro é agora de apenas 1,6%), que cai de 9% para 8% (14 a 16 deputados) e vê aproximar-se o BE, que sobe de 6% para 7% (10 a 14 deputados).

Assim, o PSD e o CDS elegeriam, em conjunto, entre 115 e 130 deputados, garantindo assim a maioria absoluta ou, na pior das hipóteses, um empate parlamentar (115-115).

3. E no Algarve, como seria a distribuição de deputados?

Mercê de um deficiente recenseamento eleitoral, o Algarve passará de 8 para 9 deputados e, segundo os números conseguidos nesta sondagem, o PSD subirá de 3 para 4 deputados, podendo mesmo atingir os 5; o PS deverá manter os mesmos 3 deputados que tem actualmente; o CDS e o BE deverão manter um deputado cada um; mas a CDU estará a um passo de eleger também um deputado.

Tudo depende do número de votos que o PS venha a perder.

16 comentários:

Anónimo disse...

Com esse vaidoso inútil que é o lider do PS do Algarve o que é que esperam? Já repararam que desde que esse senhor é Presidente da Federação os resultados eleitorais são sempre a descer?
Se calhar dois deputados até são mais do que o PS do Algarve merece...

Carlos Ramos disse...

todo o mundo devia votar em branco, o centrão são os guardiões da mafia da finança, as medidas neoliberais faz parte dos planos da mafia mundial, leiam o artigo que está no die welt sobre o livro da "Finanzmafia" , é revelador do que esta gente é capaz!!! a direita faz o trabalhinho para esta gentalha, será que sabem para quem estão a trabalhar?

Desiludida disse...

Espero que a necessária GRANDE VASSOURADA dentro do Partido Socialista venha aí,um simples TIRAR O PÓ É INSUFICIENTE.Um partido que se deixou dominar pelos INTERESSES,pelos OPORTUNISTAS,pelos INCOMPETENTES precisa de se PURIFICAR para OLHAR O FUTURO OLHOS NOS OLHOS.Espero que isto continue em queda até 27% ou 28%.Mas depois não me venham com João TIAGO SILVEIRA,MARCOS PERESTRELO(o tal que foi ver pinguins à Patagónia à custa do erario público...) ou FERNANDO MEDINA,esses não pega.Peçam a Soares e Medina Carreira que voltem à política activa mas como referências e para fazer de facto o trabalho político o António José Seguro parece-me um bom princípio,e ele que vá às melhores universidades e empresas tentar atrair os melhores para a política

Anónimo disse...

Eles, PSD/CDS, estão á rasca. Eles sabem que os resultados das sondagens não corresponde ao que têm encontrado nas ruas durante a campanha. Eles vão perder estas eleições. Como estão aflitos, já nem sequer arranjam argumentos. Partem logo para a injúria e para a falta de respeito pelos outros. É por isso que vão perder. A maioria dos Portugueses sabem que eles não merecem ganhar as eleições. - Portugueses~!... Não vos deixeis engodar por gente desta. Não presta. Votai Sócrates, como eu. A mim não me enganam eles.

Anónimo disse...

A direita,PSD/CDS,só chega ao poder se o PSD tiver uma percentagem de votos superior ao PS. Assim, a esquerda seria maioritária. - Para que a direita seja sustida é preciso que a esquerda concentre votos no PS. Se o não fizer estaremos todos fritos.-Passará a haver uma escola pública para pobres e uma particular para os ricos; Passará a haver um SNS para pobres e outro para ricos; passará a haver uma segurança social para a qual os ricos não vão ser obrigados a contribuir; teremos a CGD. as Águas de Portugal privatizadas, etc, etc.-Há que unir o povo da esquerda e utilizar o voto útil a favor do PS para deter a direita, Álvaro Cunhal indicou ao PC o voto no Soares mesmo que tivessem de tapar a figura para pôr a cruz.Este um tempo idêntico

Passinhas disse...

Quem tem dinheiro é que brilha. Foi por isso que o PS e o PSD, enquanto houve dinheiro cá dentro, sempre ganharam. Agora que se acabou a mama quem vai ganhar as eleições é o FMI. Não adianta chorarem, deviam ter pensado nisso antes. Gude Naite a todos. Amanhã há mais.

Olhanense à rasca disse...

O Freitas levou o PS no Algarve abaixo de cão.
Espero que tenha vergonha na cara e se demita depois deste desastre eleitoral.
Nem devia tomar posse se fosse eleito deputado.

Marcel Knopfli disse...

ANTÓNIO PERES METELO, ESCREVEU EM 27 DE MAIO...... Foi esse o caso com o rebentamento da bolha dos créditos hipotecários nos EUA em Agosto de 2007, tiro de partida para a Grande Recessão de 2008-2009, que se estendeu a todo o globo. Como já acontecera no rescaldo da Grande Depressão, iniciada no Outono de 1929,.... ..... O QUE QUER DIZER, QUE A CRISE É INTERNACIONAL. ESTA CRISE APANHOU O JOSÉ SÓCRATES, COMO PODIA TER APANHADO OUTRO QUALQUER. O QUE INTERESSA REALMENTE, É O QUE ESTE 1º MINISTRO FEZ, PELO DESENVOLVIMENTO DO PAÍS, E, NISSO, NÃO HÁ DÚVIDAS, FOI O ÚNICO A FAZER REFORMAS IMPORTANTES E NECESSÁRIAS. EM 2008, TUDO ESTAVA CONTROLADO, DÉFICE, CRESCIMENTO, DESEMPREGO, ETC, DEPOIS VEIO A CRISE, DE QUEM É A CULPA?

Anónimo disse...

O Algarve tem mais de 58 mil eleitores fantasma, ou seja, cidadãos que já não deveriam constar dos cadernos eleitorais e que estão a contribuir para empolgar os dados relativos à abstenção.
Esses eleitores fasntasmas estão erradamente a conferir mais um deputado à região e engrossam os números da abstenção.

Leitor anónimo

Anónimo disse...

Quere dizer que mesmo com mais um deputado para eleger o PS vai perder tanto que pode ficar até com menos do que o que tem agora???
Pôxa! Que grande trabalho que fez o Sócras e os Pê-esses dp Algarve!

Anónimo disse...

O PS nem teve no Algarve ninguém para cabeça da lista!!!!

Anónimo disse...

Viva o PSD! Está no papo! O Pinócrates vai dar banho ao cão!

Anónimo disse...

O meu palpite: PSD 5, PS 2, CDS 1 e BE 1 !!!!!!!!!!!!!!
Tá feito!

Anónimo disse...

Vai ser GIRO os RATOS a abandonar o barco...

Anónimo disse...

Sócrates a nível nacional e Freitas a nível da região conduziram os resultados a esta miséria...

Anónimo disse...

Os Xuxas são os maiores!
Já estava no papo?!
Grande surpresa não é?

É como o ovo Kinder! no fim sai a surpresa!

Tiveram uma derrota que vai abanar muita gente no PS, isso vai, vai!!!