já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

terça-feira, 28 de junho de 2011

Lá vão as marchas d’arquinho e balão…

na noite de são pedro, quarteira volta ao calçadão

Marcha da Fundação António Aleixo, com o tema «A Fundação pintou uma flor»

As marchas de 2011 desfilarão, pela última vez, no Calçadão, esta noite.
Esta saída deveria assinalar o encerramento das Festas Populares, as «festas juninas» que, em boa verdade, parecem perdidas para sempre, na sua autenticidade, no seu voluntarismo, na sua alegria de estar na rua. Marcha das Florinhas de Quarteira desfilará sob o mote «Os 25 anos das Florinhas»

A minha opinião será discutível, mas estou convicto de uma das grandes responsabilidades por essa extinção se deve à boa vontade das autarquias, que implementaram – permitiram e estimularam – o regime de «subsídio-dependência».

As antigas «festas populares» eram festas do povo e para o povo; festas de vizinhos e amigos; festas que se faziam com o apoio e colaboração desses vizinhos, desses amigos. Hoje espera-se pelos subsídios para «comprar» o material todo prontinho. Não vem já o amigo do vizinho que toca harmónio e anima o bailarico com o vira e o corridinho; «aluga-se» um brasileiro que traz consigo uns CD e «vende» o seu baile de sambas ou de kuduro com a «animação» de duas mulatas de perna bem torneada mas que mal sabem mexer a anca.

Não se gastam umas horas a fazer uns festões para dar cor ao mastro; compra-se tudo no chinês, de plástico, construído com a exploração da mão-de-obra infantil.

Não se vai ao campo colher braçadas de loendros e rosmaninho para perfumar o ar e facilitar a dança; aluga-se um estrado que é coisa asseada e direitinha.

Não se acendem os fogareiros para a família e os amigos assarem as sardinhas à porta da rua; vai-se ao restaurante, já que o cheiro dos grelhados até chateia… Marcha da Rua Vasco da Gama, com “As maravilhas de Portugal»
Marcha da Rua Gago Coutinho, com “O amor da varina e do pescador»
Marcha da Rua do Outeiro, com o tema «A sardinhada algarvia

Parece que agora temos aí uma crise de todo o tamanho. Se as autarquias continuarem a distribuir punhados de notas para festas, isso será uma ofensa à miséria que se adivinha. Não deve (não pode) sobrar dinheiro para o que não é essencial.

Vamos abrir a cova: seremos obrigados a fazer o funeral definitivo às Festas Populares. Marcha de Vilamoura, desta vez com «As pérolas do Algarve»

PS: Só agora, e graças à gentileza de alguns leitores, reunimos fotos de todas as marchas. Iremos publicá-las, pela ordem de saída. Essa será a nossa homenagem ao esforço e dedicação dos «carolas» que, até agora, conseguiram manter as Marchas de Quarteira como um cartaz turístico e um marco de recordação. Marcha Rua da Cabine, que nos traz o tema “Marcha portuguesa»

Os nossos agradecimentos aos leitores António Costa, Clara, G., Marco Filipe Correia, Maria Alice Varela e dois anónimos que fizeram a gentileza de nos enviar fotos das Marchas de 2011. Marcha da Rua do Pinheiro encerrará, com “Cais dos marinheiros»

Como disse um comentarista: todas estiveram bem – umas melhores que as outras, com certeza – mas o mais importante não é saber quais as mais bonitas, as mais bem vestidas, as mais bem ensaiadas. Importante foi o seu esforço. Bem hajam.

26 comentários:

Anónimo disse...

É pena é termos palhaços agarrados ao microfone porque estragou o brilho das marchas.
O palhaço na segunda estação dava opiniões quando devia manter-se isento.
E depois armado em historiador como se tivesse habilitação para isso.
Já chega de palhaços!
Para o ano, corte total e absoluto aos subsídios às marchas. Passem a arranjar patrocínios. O meu dinheiro não vai para isto. Os sócios da associação que suportem a sua actividade. Chega de andar de mão estendida.

A.M. disse...

Marcha da Cabine: 5 estrelas!
Marcha de Vilanoura: 4 estrelas.
Todas as restantes, 3 estrelas, tirando a última com aquela ideia estúpida das espingardas ainda por cima apontadas às pessoas, com un tipo à frente que a gente já se habituou a ver fazer papeis de parvo. Mas este ano é que nostrou porquê, pois veio mascarado de Hitler!

Anónimo disse...

Muito gostam vocês de criticar só sabem falar mal , não gosta ? paciência vá-se embora ótario

Carlos Pereira de Alfeião disse...

Quero feicitar as primeiras sete marchas que desfilaram no vosso lindo calçadão.
De uma forma geral as sete levaram temas e coreografias muito interessantes. Destaque especial para as marchas da Cabine, Vilamoura e Outeiro.
As crianças da Fundação Aleixo estavam uma gracinha.
De uma forma geral, as sete marchas, estão de parabéns.
Mas não posso deixar de dar nota negativa aos organizadores da Rua do Pinheiro.
Devemos condenar a guerra e apelar à paz. A mensagem que certamente quereriam passar, não teve efeito. Parecia que estavam a querer "matar" todos os presentes. Foi de péssimo gosto.
No entanto, aos marchantes dou os meus parabens pelo esforço e alegria de alguns.

Anónimo disse...

Tadinha de ti "AM" Tens dor de cotovelo? Entao vai meter geloo. Pq nao foste tu que tives.te la pra te cansar. E caso nao saibas, nao fomos nos que escolhemos as roupas- tmbm se n gostas.te pq é que olhavas?

Anónimo disse...

Só se pode gostar das marchas de Quarteira quem tem a alma grande e Quarteira no coração.

Anónimo disse...

Anita.....disse
Estive na segunda estação e é lá que aprendo alguma coisa sobre as marchas e seu historial, enquanto nas outras não se houve falar em nada. Não sei onde está o mal. alem disso é o local onde há mais alegria e vida, agora o senhor é que não deve gostar nada do comentador.
Mas como se mostra muito incomodado com o futuro das marchas é bom que pense em ajudar e não criticar, como que as mesmas lhes pretencesse. Se não tem compre um espelho e veja-se vai ver que não é quem pensa ser.

Anónimo disse...

aposto que o carlos pereira e A.M são a mesma pessoa, e pertencem a marcha da vilamoura, porque se nao, nao dizia as mesmas coisas por palavras diferentes, e nao punha a marcha da vilamoura sempre entre as melhores, pois é das piores, sempre com aquelas pedras na roupa. ha e so nao diz que a vilamoura é a melhor porque todas as pessoas sabem que a cabine é a melhor. Se querem criticar as marchas vão criticar para a vossa terra!

Anónimo disse...

COMO E TRISTE FAZEM AS COISAS E DEPOIS VEM SE GABAR QUE SAO AS MELHORES SIM PORQUE QUEM COMENTA SAO AS QUE PENSAM QUE ESTAO BONITAS SO POR AI JA SAO MUITO FEIAS TENHAM VERGONHA E NAO SE ANDEM A GABAR PORQUE TAO TODAS BONITAS MENOS OS QUE VAO BUSCAR AS MARCHAS DE LISBOA LETRA E MUZICA DE UM AMIGO MEU E NAO SO E PENA MAS NAO MAIS NAO DIGO

Célia Carrasquinho disse...

Posso dar uma opinião?
A melhor marcha foi sem sombra de dúvida a da Rua da Cabine.
Depois punha a de Vila Moura e também a dos pequeninos (a 1ª).
As mais fracas sairam a do Gago Coutinho (muito pobrezinha) e a última de todas, com aquela triste ideia das espingardas.
As outras todas estiveram com bom nível.
Obrigada.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Eh pah!
Aqueles gajos do chapéu branco já estão prontos para irem para o Afagnistão????
Deixem-se disso o Obama já mandou matar o Bim Ladem!
Lol Lol

Anónimo disse...

A Marcha da Rua da Cabine é de outro escalão.
Não vale meter os profissionais do Porto a jogarem contra is infantis do Quarteirense!

Anónimo disse...

Um comentador deu no alvo: a rua da Gago Coutinho tinha o mesmo dinheiro que as outras?
Gostei da Vasco da Gama, Vilamoura e Cabine,
E viva as Narchas populares!

Anónimo disse...

Em primeiro lugar kero felicitar todas as marchas pelo excelente trabalho ke fizeram estao todas mto bonitas cada uma a sua maneira.as pessoas deviam reconhecer o trabalho e nao criticar o ke nao sabem,ate prk e a unica coisa realmente de valor ke fazem nesta terra.ke continuem durante mts mts anos.Parabens

Anónimo disse...

O tema é cultura e recreio: Os comentários ficam muito para além disso. O prazer é falar mal e não saber fazer uma boa critica baseada no acontecimento.
Mas se têm coragem de falar de frente para com os responsáveis do evento aproveitem que hoje há reunião de Assembleia de Freguesia e a maioria está lá. Depois pederão terem uma resposta correta e sem ofensas públicas.
Um alerta

Anónimo disse...

VIVA AS MARCHAS
A BAIXO A GUERRA !!!!

Carla disse...

Cabine, Cabine, Cabine!

Orgulho-me dessa marcha!"

Anónimo disse...

Quem era o palhaço do microfome? Não passei na 2ª !

Anónimo disse...

Anita disse...
O porco que vem de novo ofender o comentador, fala no anonimato e não vai ao espelho. Mas continua a gozar á conta da Junta de Freguesia, e é natural de Loulé.

M.V. disse...

a marcha gago coutinho recebeu o mesmo que as outras marchas?
Se a marcha da cabine pôde fazer aqueles trajos ou não meteu nenhum ao bolso ou andou a assaltar caixas multibanco porque concerteza gastou 5t ou 6 vezes mais que a gago coutinho.
ou alguém se abotuou na gago coutinho ou as outras marchas pertencem a algum gang!
para que é que serve a apromar? se calhar também para alguem se governar senão tinham lá deixado a direção que estava porque endireitou o que o ezequiel tomás e o partido socialista tinham estragado.......
ezequiel dá o lugar a outro ou ainda não percebestes que os quarteirenses não te querem para nada?
quanto as marchas gostei muito da da fundação, da da cabine e da de vilamoura.
as que gostei menos foi as florinhas e o pinheiro.
boa noite.

Anónimo disse...

Marchas de gravador ás costas. Chamam a isto marchas?
vão a Portimão ver o q são marchas.
pena que a CML gaste balúrdios numa coisa daquelas.
Marchas em Quarteira só houve uma no ano em que levou cavalinho.
Lembram-se da rua da Alegria.
Louletano irritado

Anónimo disse...

Santos Populares as marchas esse mar esse sol o brilho das luzes as musicas, meu Deus que saudade. Obrigaram-me vós a recordar coisas muito boas do meu tempo.
Mas pelo que vejo nos comentários que li já não existe amizade companheirismo bairrismo muito pouca vontade e raríssimos sorrisos. É verdade que tudo acaba nesta vida mas meus meninos e meninas a realidade virtual que por ai capeia dando lugar a outras coisas como a intriga inveja arrogância são modernidades deste tempo e eu que sou velho de mais para o saber digo que não sei onde é que isto tudo irá chegar. Aconselho-vos a não irem por esse caminho.

Anónimo disse...

porque será que muitos dos marchantes de algumas marchas querem que as suas marchas sejam melhores que a cabine e pedem para o ano seguinte ir na cabine. não somos melhores que nimguem apenas damos o nosso melhor para apresentar um espectaculo digno aos quarteirenses e ás pessoas que nesta terra passam ferias. quero aqui deixar os meus parabens a todas as marchas por todo o empenho.um colaborador da rua da cabine

Anónimo disse...

MEU DEUS que comentarios é estas querras de opinioes que tiram o brilho todo as marchas, sim houve marchas que brilharam mais do que outras, mas isso acontece todos os anos, e todas as marchas existentes tem boas ideias e más ideias todos os anos,as marchas deviam ser algo para divertir para conviver e nao uma competiçao sem fundamento, e como antiga e talvez futura marchante digo-vos uma coisa nao interessa se a ideia é má se os vestidos são bonitos on que faz realmente uma marcha brilhar é na altura de ir pa rua dançar estarem todos com um sorriso na cara felizes a cantar e a dançar porque isso é a verdadeira beleza das marchas......

Anónimo disse...

Isso e porque tens o mar

daniel marques disse...

A melhor foi a fundaçao , a musica dos putos falhou e eles mesmo assim nem pararam continuaram a cantar e adançar a coreografia ate ao fim , e eu e os meus colegas de marcha ( vilamoura) e mais marchantes da cabine fartamonos de bater palmas aos putos , 5 estrelas mesmo
Ass : Daniel Marques