já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sexta-feira, 10 de junho de 2011

E não se pode (deve) eliminá-los?!

freitas não tem condições políticas para liderar o ps/algarve
Dezenas de e-mails e de chamadas telefónicas têm-me trazido opiniões de amigos ou de leitores do ‘Calçadão’ que, ou criticam ou condenam a opinião que publicamente assumi, ao chamar a atenção para a posição de «fragilidade» de Miguel Freitas à frente da Federação do Algarve, ou que, ao contrário, apoiam os meus argumentos.

Tamanha «tempestade» surpreendeu-me sobremaneira, tanto mais que, apesar das minhas convicções pessoais, não aderi ao Partido Socialista, porque sempre fui crítico a aspectos - não da sua doutrina mas dos procedimentos - que, amiúde, o partido tem assumido.

Não tencionava voltar à questão porque penso que esse é um problema das estruturas locais do PS e dos próprios militantes.

A verdade é que o grande derrotado nas eleições de 5 de Junho, no Algarve e no país, foi o Partido Socialista.

No Algarve, perdeu em todos os concelhos, mesmo naqueles que sempre foram considerados redutos socialistas. Perdeu cerca de 18.000 votos e, apesar de ter sido ampliado o número de deputados da região, o PS conseguiu, assim mesmo, baixar de 3 para 2 os seus deputados eleitos.

Acresce que o PS/Algarve sempre obteve melhores resultados que o PS a nível nacional e, desta vez, teve resultados inferiores aos do «país socialista».

Considerando ainda que o PS/Algarve sob a liderança de Miguel Freitas tem, sistematicamente, vindo a piorar os seus scores: nas «europeias», nas «legislativas» e nas «autárquicas» e até nas «presidenciais», é por demais evidente que Miguel Freitas não tem cumprido.

Perante isto, não seria nada estranho que os críticos da liderança de Miguel Freitas exigissem a sua demissão. Só ele, alegremente, - pelo que se testemunhou nas imagens da televisão na noite do descalabro - parecia não entender.

Ao contrário, deu o lamentável espectáculo de se «reposicionar» de imediato – e em directo -, junto dum eventual sucessor de Sócrates.

Dito isto, veja-se então o que Hélder Nunes, director do «barlavento» - tido como um tradicional «apoiante» do PS e do líder do PS/Algarve – escreveu sob o título “Miguel Freitas não tem condições políticas para liderar o PS Algarve”:

“O PS, em 2009, ganhou em 15 concelhos, enquanto nas eleições de domingo perdeu nos 16, por uma margem significativa, reflexo não só da política nacional, como do anúncio das portagens na Via do Infante, das promessas adiadas, do aumento do desemprego.

Relativamente a 2009, houve uma mudança de votos, cerca de 33 mil, que passaram da esquerda para a direita, com os comunistas a arrecadarem mais dois mil votos, o que faz com que passem a ocupar o quarto lugar a nível regional, o que lhes conferiu o direito de elegerem um deputado, coisa que já não alcançavam há 24 anos.

Com todos estes dados, também a liderança do PS/Algarve está posta em causa, já que Miguel Freitas começou a sua presidência alcançando uma vitória no Algarve que lhe permitiu eleger seis deputados, em 2009 desceu para três e, agora, em 2011, desce para dois.

O líder da Federação do PS não tem condições políticas para continuar a liderar o partido a nível regional, mas não colocou para já o seu lugar à disposição”.

De estranhar era que o tivesse feito. Freitas é dos que se agarram a uma bóia qualquer. Sem ela, não flutuam.

PS: E posto o que atrás se disse sobre a liderança do presidente da Federação, que dizer, então, dos «méritos» do líder concelhio onde o PS teve os piores resultados do pior distrito – Loulé?

E do líder da secção onde o Partido Socialista mais votos perdeu – Quarteira?

15 comentários:

Pedro J. Martins disse...

Nunca concordei que Faro tivesse figuras que não algarvias a encabeçar as listas. Fosse de que partido fosse, teriam de ser Algarvios na liderança da região.
O PSD percebeu isso a tempo e melhorou significativamente os resultados. O PS não pensou nisso, ou não quis ou nem sequer aceitou discutir o assunto.
Os resultados não tardaram em aparecer. Da pior forma que alguém quereria, quer os próprios militantes quer os simpatizantes.
O PS poderia ter representado o Algarve, com uma algarvia: Jamila Madeira. Uma mulher que esteve na UE e na AR. Pelos vistos o PS nacional, achou que não chegava ter esse currículo. E a Federação que fez? Nada! Aceitou caladinho, porque tinha lá os seus motivos ou os seus interesses políticos.
Em Loulé o PS também não foi feliz. Vejamos que perdeu em toda as freguesias. Inacreditável, perdeu até nas freguesias onde reinava (Ameixial, Almancil, S. Clemente e Boliqueime).
Não gostava de falar em nomes, mas esse rapaz aí da foto (foto secundária) queria dar a esta freguesia (Quarteira) um novo rumo. Mas desde quando um LOULELANO (como é o caso desse rapaz), vem dar um novo rumo a Quarteira? Só se for para estragar, como é o caso com os resultados alcançados.
Enfim, estou certo que o PS irá levantar-se. Haja esperança no futuro, nem que esse futuro seja longínquo. Só espero que seja ainda no meu tempo...

Continua no proximo post disse...

O PS Loulé ultimamente tem andado sempre ao contrário não foi nada feliz na escolha do lider porque nestas andanças da política não há certezas e se calhar até é melhor durante algum tempo fazer-se uma cura ou aprendizagem mas como burro velho pouco ou nada aprende seria melhor nesta altura ir em busca doutro até podia ser no mundo rural do concelho descubrir um indivíduo genuino para candidato á câmara em 2013.
Várias circunstâcias irão contribuir para que em 2013 os socialistas ganhassem é certo que Seruca já não pode ser o candidato e o conflito pode surgir no seio dos sociais-democratas o homem de salir quer ser o de querença também e o eleitorado pode até com dois anos decorridos destas eleições ter pensado melhor ou a imagem do partido agora governo ter entrado em desgaste.

Anónimo disse...

Não o percebo, senhor Lourenço!!!!

Toda a gente sabe que os seus amigos eram o Victor Aleixo, o Hugo Nunes, o Victor Farias, o Carrapa e o Fernando Zarolho, o Geraldo, o Rui da Esmeralda, o Messias, o Eduardo Café, enfim, essa xuxalada toda… Então agora zangou-se com eles? Mudou de campo, senhor arquitecto?
Até fala deles como senão os conhecê-se!!!
Vá, homem, decida lá para que lado é que pende. Se calhar pende para o lado que a bejeca quizer….

Anónimo disse...

DEMITAM-SE INCOMPETENTES!!!!!

SIGAM O EXEMPLO DO LIDER SOCRATES.

NAS SE CALHAR VOCÊS NAO TEM CULUNA VERTEBRAL E JÁ ESTÃO TODOS A AGARRAR-SE AO QUE PENSAM QUE GANHARÁ!!!!!!

VERGONHA!

Anónimo disse...

Ai Miguel, miguel.....
Então já escolhestes o teu lado???
Achas que vai ser o Seguro que te vai segurar no lugarinho????
Que palhaçada moço!

Sengo C. disse...

Obrigadinho, Zé Carlos. Dissestes o que muitos queriam dizer mas não teem coragem!

Anónimo disse...

Oh Zé Carlos mas quem é esse cego que está a dar um cartão vermelho ao homem do novo rumo?

Anónimo disse...

Ai credo!!! Esses dois de Quarteira aí debaixo tanbém já se manifestaram que vão a apoiar o Seguro. Porque será que as nódoas se untam sempre as outras nodoas?
LOL LOL LOL

Anónimo disse...

A dois anos das autárquicas isto vai lindo.

André Coelho disse...

Alguém sabe dizer o que aconteceu à JS Loulé? Será que não existe JS Loulé? O blog está parado há quase um ano. Afinal a JS acabou? Quem é o actual presidente? Quem são os elementos que compõem a JS?

Rui disse...

Há aí um comentário muito engraçado. Então não sabe que “em terra de cego, quem tem olho é rei?”
È o que tem acontecido com esse Farias no PS Loulé que, ou é cego ou taralhoco (o PS). Em 2013 o Sr. Farias será o candidato à Câmara. Já agora se me permite um conselho: convide o Vairinhos para seu director de campanha. É que “amor com amor se paga”.

Anónimo disse...

Ainda vamos ver o PS como o “lanterna vermelha” do Algarve. A continuar assim. Estes marmanjos até já estão de bicos de pés (para não caírem) agarrados a qualquer coisa que os segure. Sempre é mais seguro e eles próprios , assim, sentem-se mais “seguros”. Tudo bons rapazes.

Anónimo disse...

Por favor, deixem os socialistas em Paz!!!!
Querem que eles se organizem? Para quê?
Assim, levam atráz das orelhas sem dificuldade e lá vamos continuando a governar a CML!

Anónimo disse...

Nessas fotos só vemos «pulhada xuxalista»!
Ou lixo xuxalista, que é o mesmo!!!

Joaquim Manuel disse...

Até na foto não enganam ninguém. Reparem : esse Sr Freitas assobia para o lado, como se não tivesse nada a ver com os MAUS resultados eleitorais no Algarve. Por outro lado Sr Farias (SEM COMENTÁRIOS quanto à sua actuação política: ZERO) dá o cartão vermelho ao “pastor “do Novo Rumo que, de tão contentinho, aparenta estar MUITO satisfeito com os resultados de Quarteira. BIBÓ PS!!!!!