já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

domingo, 12 de junho de 2011

Hoje é dia de Marchas Populares

mas a imprensa não deu por isso
Hoje as notícias dos jornais e telejornais abriam com «Quarteira». Por más razões, como de costume. Porque um tresloucado fez distúrbios num bar, “disparou um tiro de caçadeira na cabeça de um GNR”.

No mesmo dia, houve distúrbios num bairro de Lisboa, com tiroteio entre a polícia e um grupo de negros; mas isso foi relegado para segundo plano porque o «importante», para os noticiários, era o jovem transviado «de» Quarteira.

Por que será que os jornais têm uma especial apetência para dar relevo ao que negativo se passa em Quarteira?

Desde que aqui há uns anos uns «cérebros» - esses sim, de Quarteira – se lembraram de promover uma chamada «marcha branca» para protestarem contra o número de tóxico-dependentes existentes por aí (como se nas outras terras algarvias o fenómeno não fosse idêntico), que os jornalistas tomaram Quarteira como um mau exemplo de tudo: mau urbanismo, falta de limpeza, muita insegurança, más estradas…

O que cá sempre houve de bom, deixou de ser notícia importante.

Hoje é dia da Marchas populares; mas nenhum dos jornais e telejornais que se preocuparam com os distúrbios do jovem negro deu por isso. É que as Marchas costumam ser uma boa notícia – não lhes interessou.
Imagem: Marchas Populares de Quarteira de 2010 - foto de arquivo Reuters.

17 comentários:

Anónimo disse...

Só teem aquilo que merecem !!!!

Atrazado-mental disse...

Exmo Senhor Lourenço
Gostaria de como leitor diário que sou do seu Clçadão de o fazer lembrar o seginte: não era um pequeno numero de tóxico-dependentes e traficantes mas sim centenas que aqui nas ruas Vasco da Gama e adjacentes se instalaram a traficar e a consumir drogas a céu aberto, cerca de 1000 digo mil doses diárias fazia destas ruas o maior super-mercado da droga no Algarve. Essa dita manifestação que o senhor aplida de "marcha branca" foi no dia 28 de Fevereiro de 1996 já nessa altura foi em resposta á comunicação-social
"SIC" CM etc. e se o Senhor fizer uma pequena busca nos jornais de 1995/96 encontra muitas notícias diárias referentes a Quarteira tais como "TRAFICO DE DROGA IMPUNE EM QUARTEIRA" jornal do Avanta de 8.2.96-- PERSEGUIÇÃO POLICIAL DETÉM CADASTRADO EM QUARTEIRA-
31-01-96 Correio da Manhã-- TRAFICANTE BALIADO em Quarteira
14-10-95 C.M. ASSALTO AOS CTT em Quarteira-CORREIO DA MANHÃ de
03-10-95.
ABASTECIAM-SE DE DROGA EM QUARTERA C.M. - 23-11-95.
ERA UMA LOUCURA DIÁRIA a denegrir a imagem da nossa terra SEM QUE NENHUM RESPONSÁVEL TOME MEDIDAS E O QUE FIZRAM MILHARES DE "CÉREBROS" QUARTEIRENSES QUE JÁ ESTAVAM QUASE A FICAR LOUCOS DE TANTO DESLEIXO NESSES IDOS DE 1995/96 REVOLTARAM-SE DEMOCRATICAMENTE.
Concordo plenamente as coisas boas que Quarteira fáz não conta para eles é assim o consumismo bacoco que temos.

Anónimo disse...

É uma tristeza ver o nome da Terra associada a episódios desta natureza. E triste também ver os jornalistas passarem uma manha em frente a um prédio para saberem mais e mais novidades de um tema que acho que não era motivo de abertura de jornal televisivo. Tempo também houve para a mesma jornalista ir para perto das portagens, relatar que havia algum fluxo de transito no sentido norte por fim de um fim de semana prolongado, pena que tempo não houve para mostrarem ao pais que a festa saiu a rua, para alegrar uma cidade e colorir a sua marginal

Anónimo disse...

Só é pena é ke na 1ª exebição só algumas é ke tenham direito a musica decente e LUZ... é spe a mesma coisa uns são filhos outros enteados bastardos

Lourenço Anes disse...

Meu caro «atrasado mental»:

Não sei onde você foi desencantar essa do «pequeno número», mas eu não escrevi isso. Nem penso que era um pequeno número porque eu também tinha olhos na cara e também os topava – e me enojavam - a cada esquina.
O que lhe posso dizer (e garantir) é que esse número era bem inferior (ou menos evidente) do que os números de Faro, Olhão, Albufeira…
E, no entanto, como você lembra (e bem), os jornais referiam Quarteira e não Faro ou Olhão…

Outro facto curioso – e que deve pôr as pessoas a pensar – é que as notícias que refere são títulos de um só jornal: Correio da Manhã. Já reparou? Pense nisso.

Quanto aos efeitos da «marcha branca» (não fui eu quem inventou a designação, mas é a forma como as pessoas a recordam) seria um bom motivo para um trabalho de investigação para perceber que efeitos teve na imagem (externa) da cidade. Como essa investigação não foi feita, cada um pode ter a sua opinião.

Mas lembro-lhe uma coisa: não é varrendo para debaixo do tapete que a casa fica mais asseada…

Cumprimentos.
L.A.

Anónimo disse...

Desculpem a intromissão, mas na minha opinão estamos a discutir o menos importante, quando esse bandido poderia ter morto um GNR ou mesmo outra qualquer pessoa e possivelmente daqui a uns tempos esta ca fora novamente para ver se agora sim consegue matar alguem, a policia devia era ter morto logo esse delinquente.

Anónimo disse...

Foi uma situação infeliz. Eu nem me apercebi da situação. Estava noutro local, como o Festival da Piscina para crianças e graudos, que pareçe que ninguem se lembrou que existia, pelo menos aqui no calçadao, se deveriam falar de tudo o que acontece na santa terrinha, não são só tristezas... triste é as pessoas se deslocarem para lá para verem as desgraças dos outros a espera de " levarem" com uma bala perdida... Quarteira tb tem coisas boas,mas aqui focam mais as más que as boas... é triste

Anónimo disse...

Esse atrazado mental sabe até a quantidade que era traficada, deve ter os bolsos cheios assim como alguns dos Srs importantes de qQuarteira e Loulé que pactuavam com essa realidade, por outro lado esses policias que andam ai em Quarteira são autenticos cowboys, é vê-los a acelerar em altas bombas enquanto que trabalhadores honestos andam no dia a dia a trabalhar para eles. O Paulo Portas é que devia ir para a Adm Interna que iriam ver como era.

Anónimo disse...

desculpem a minha intromisão meus senhores mas cuidado com o que dizem,sim porque estão a falar em cidadões de primeira,notesse que um tóxico-dependente de 20 ou 25 anos que numca trabalhou na vida recebe uma pensão, e nos os trabalhadores deste pais só a vamos receber quando nos reformarmos ou seja quando já estamos com os pés para a cova.vejam um trabalhador que adoese vai a um centro de saude e leva 3,4 e 5 horas para ser atendido,um tóxico-dependente vai a um centro de saude para tomar a metadona que não é mais nem menos que uma dose diária que lhes oferesem e são atendidos logo que chegam.quanto á marginalidade que existe em quarteira á muito boa jente que enchem os bolsos á custa dos marginais comprando por meia duzia de euros objectos furtados.

Anónimo disse...

Este ano, não há votação???
Nem um comentário as marchas que desfilaram na avenida dia 12.
Quiseram comentar uma acontecimento trágico para Quarteira do que alegria que os Santos Populares trazem a população.
venham deixar a vossa opinião, que os marchantes de todas as marchas vão gostar de ver críticas positivas acerca da sua marcha.


Eu deixo cá o meu...

Gostei dos santos populares de Quarteira 2011 mais que o ano passado.
As marchas populares desde ano trouxeram cor, brilho e alegria a cidade.
As marchas em si estavam muito lindas. Tive várias preferidas como a Rua Vasco da Gama, a Rua do Pinheiro, a Marcha de Vilamoura e por fim as Florinhas de Quarteira.
Dia 23 e 28 estarei lá para ver novamente e aprecia-las. Sei que vai ser melhor que no primeiro dia sem dúvida.
E aqui deixo o minha opinião... e desejo os melhores santos populares 2011 a todos que gostam desta época de festa.

:)

Lourenço Anes disse...

Ao anónimo que pergunta se não há votação:
Não, não haverá. Para quê, se as pessoas usam batota, como no ano passado, para meterem centenas de votos?

Quanto ao facto de não termos ainda metido qualquer post sobre as marchas, também tem uma justificação:
Não queremos dar tratamentos diferenciados às diversas marchas. Acontece que, de momento temos apenas fotos de quatro marchas. Assim, não faria sentido metermos estas, deixando outras tantas «de fora». As pessoas não iriam perceber…

Mas já agora, chamo-lhe a atenção para uma situação muito…«intrigante»: já reparou que NENHUM órgão de imprensa regional fez qualquer menção às Marchas de Quarteira?!!!

Sabe? Isso também tem uma explicação: os jornais regionais «vivem» reproduzindo as notas de imprensa emitidas pelas autarquias (é-lhes mais fácil reproduzir as opiniões das autarquias do que redigirem as mesmas notícias.
Acontece que, até ao momento a Câmara de Loulé não divulgou qualquer nota sobre as marchas de Quarteira, privando os algarvios de notícias e de fotos…

Intrigante, não? Pois que cada um faça os seus próprios juízos…

Cumprimentos
L.A.

Marta disse...

Pois é Lourenço, a CML só tem tempo psara falar do MED....

Quarteira é looooooooooooooonge!

Anónimo disse...

Mas para cá vir catar o graveto sabem eles!!!

Anónimo disse...

apoiado sr.laurenço uma votação com falta de verdade de alguns gaiatos de algumas marchas.mas vou deixar aqui os meus parabens a todas as marchas por mais um ano de muito trabalho e empenho para estarem bem na avenida mas a minha opinião pessoal é que a rua da cabine é de outro campeonato superior.

Anónimo disse...

Pff diéb olhem-se ao espelho e depois falem! vêm pra qui afiar a linguar regateiros

Tiago disse...

Marchas de Quarteira um bom espetaculo local, pena tenho que nos outros anos tenha-mos tido bancadas com maior capacidade e SEMPRE CHEIAS e este ano em vez de se manter ou ate aumentar, diminuíram-se os lugares. Será uma contenção de gastos??? Pois realmente a iluminação foi reduzida na marginal existindo apenas no calçadão (bem visto), por outro lado a iluminação no calçadão, ta bonita mas se o objectivo era gastar menos dinheiro, poupava-se em iluminação e apostava-se nas bancadas.
Aposta certeira que agradaria aos quarteirenses e aos visitantes também, porque espectáculo como este de cor e alegria a beira mar creio que não haverá em mais local nenhum.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Vamos deixar de despesismo.
Se querem marchas que as paguem.
A Associação é constituída por sócios. Que paguem a sua existência com quotas como todas as outras.
Na coutada onde caço ninguém pede nada às autarquia. Pagamos todos mais de 1500 euros para o nosso prazer, como associação.
Assim quem quiser ter esse prazer de partilhar e de dançar que pague do seu bolso ou que cobre entradas para amortizar.
Isto de fazer festas com dinheiro dos outros tem que acabar!