já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

"BRONCA" NA CÂMARA - cap. 3: A REACÇÃO

uma nota de imprensa desastrada

N
Aí temos a reacção esperada do executivo autárquico de Loulé.
M
Com efeito, a partir do momento em que os vereadores socialistas abandonaram os trabalhos por não terem sido cumpridos os requisitos legais que precediam a reunião de câmara onde iam ser discutidos importantes medidas, cujo estudo prévio lhe não tinha sido possível, esperava-se a “justificação” do executivo social-democrata.

Ele aí está, sob a forma de "nota de imprensa".
n

Deste modo, os sociais-democratas, de uma forma arrogante que vai sendo hábito neste país (veja-se o comportamento do primeiro-ministro no Parlamento, relativamente aos seus adversários) vem declarar que os vereadores da oposição é que não sabem interpretar “o exercício de funções da ‘causa pública’”…
Afinal, em vez de uma justificação, o executivo apresenta um contra-ataque, num texto em que, num argumento infantilizado, acusam os vereadores da oposição de só terem assumido a atitude de rejeição à forma como são tratados e como não são cumpridos os procedimentos legais… para terem matéria para escrever no seu blogue… Valha-nos Deus!
Se reconhecia o executivo que os assuntos a debater mereciam uma atenção especial, é caso para perguntar por que razão não facultaram o seu estudo prévio e atempado aos seus pares…

Se a atitude de abandonar a reunião, por parte dos socialistas foi “uma atitude premeditada”, não haverá razões para suspeitar que, ao não facultar à oposição o estudo prévio dos assuntos foi, igualmente, “uma atitude premeditada”?!
n
Ao considerarem que os adversários se refugiam em normas processuais, quererão os sociais-democratas vincar o seu desprezo pelas leis e normas processuais com que a sociedade portuguesa é obrigada a reger-se?
n
Ou ao não facilitarem a “consulta dos documentos de trabalho”, apenas pretenderam acentuar os efeitos das "burocracias paralizantes"?
m
Com tais argumentações, mais valera ao executivo da CML ter ficado calado; até porque a imprensa ignorara, por completo, a atitude dos socialistas e, por isso, a «tempestade autárquica» provocada na última reunião tinha passado quase despercebida ao comum dos cidadãos.
Finalmente, uma decisão inteligente! Deu-se tempo aos vereadores eleitos pelo Partido Socialista para estudar os documentos em causa e impediu-se a mais quer provável impugnação de deliberações que seriam tomadas em situação ilegal se os vereadores do Partido Social Democrata persistissem na sua teimosia.

Parece que, desta vez, apesar da sua “canhestra desculpa / versão de factos”, pelo menos, alguém acabou por reconhecer o seu erro! Vá lá!...
.

3 comentários:

Anónimo disse...

Bela tradução, para Português corrente faz o Calçadão! Mas,amigos não pensemos que a vida na CML mudará; de crise em crise a arrogância crescerá e o verniz por inteiro desaparecerá. É visível o râncor, desprezo e ódio com que as figuras da maioria tratam aqueles que não sabem ser seus! Um feudal poder em pleno século 21, é algo imperdoável, inimaginável... mas bem real; por isso as crises vão repetir-se! Sim, porque há Blogs; esses "bodes espiatórios", "portos de abrigo" de quem não tem média à mão. Quanto menor for a liberdade de comunicação nos veículos tradicionais, mais crescerão os blogs.... O melhor é falarmos para nos entendermos, mas,no respeito pela Lei!

Lourenço Anes disse...

P/ o Antonio Almeida:

Obrigado pelo cumprimento. Mas não são cumprimentos nem sequer a condenação pública das atitudes arrogantes, prepotentes ou mesmo ilegais que fará mudar o procedimento da autarquia.
Com um presidente que já mostrou toda(s) a(s) sua(s) garra(s) e não se coibe de demonstrar a sua ira contra os que lhe são adversos, não admira que os seus pares correlegionários pareçam zombies...
É ver uma reunião de câmara: dois deles, nunca abrem o bico e o vice-presidente quando é instado pelo "patrão", tem sempre aquele ar de quem está a pedir desculpa por ... ter boca.
Depois, é ver o "estilo" dos assessores: o da alfarroba nunca perderá aquele ar de quem está por detrás do balcão a contabilizar os "chazinhos" que as meninas vão tomando; o outro, arvorou-se em "chefe da informação" e... é ver o teor das notas que caem nas redacções dos jornais (melhor seria escutar os comentários dos jornalistas - é que é bom ter alguém que sempre faz pior que nós). Aquelas notas de imprensa...

Felizmente há blogues! Mas escute, Almeida... pelo menos o 'Calçadão' não aceita esse papel de bode espiatório... Qual quê? A caravana passa mesmo com os latidos dos ... ãutarcas!

Não é também assim que você pensa e age?

Vamos rindo um pouco e esfregando as mãos, pensando na cara de raiva que uns e outros vão fazendo quando aqui lhes tiramos as máscaras...

Anónimo disse...

Caro Lourenço; repito a vénia!
Faz um retrato exactíssimo do executivo em sessão pública, essa do homem da alfarroba é uma pérola, a do Vice não fica atrás (o homem está sempre com medo de dizer asneira), pois tem medo de ser repreendido pelo chefe. Reafirmo a necessidade de haver Blogs e neles contar a verdade deste poder autoalimentado e desfazado das necessidades dos cidadãos, que se arrasta e só faz festa!